segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Embaixador russo assassinado em Ancara


"Nós morremos em Alepo, tu morres aqui", gritou o atirador, que foi abatido pela polícia.

O embaixador da Rússia na Turquia foi baleado em Ancara, esta segunda-feira. Andrey Karlov, não resistiu aos ferimentos sofridos e acabou por morrer, informou a diplomacia russa. Outras três pessoas ficaram feridas no ataque.

"Hoje, em Ancara, na sequência de um ataque, o embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, morreu devido aos ferimentos que sofreu", disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, em declarações transmitidas na televisão estatal Rossia 24

A porta-voz da diplomacia russa acrescentou que Moscovo qualificou o ataque como "um ato terrorista".

O jornal turco 'Hurriyet' relata que o atirador estava entre o grupo de pessoas que visitava um galeria de arte, onde o embaixador ia discursar. O homem puxou de uma arma e disparou "quatro a cinco tiros" que atingiram Andrey Karlov. 

No momento em que disparou, o homem gritou "Nós morremos em Alepo, tu morres aqui". 

Um jornal local anunciou, entretanto, que o atirador foi abatido pela polícia. 

Embaixador na Turquia desde julho de 2013, Andrey Karlov, de 62 anos, é casado e tem um filho. Antes, foi embaixador da Rússia na Coreia do Norte em diferene períodos, ainda nos tempos da URSS e depois da criação da Federação Russa. No total fez quatro missões diplomáticas na Coreia do Norte.


O ataque acontece após vários protestos na Turquia para contestar o papel da Rússia na Síria. Acontece, igualmente, na véspera de uma reunião em Moscovo entre os chefes da diplomacia da Rússia, Irão e Turquia para discutir um cessar-fogo na cidade de Alepo, norte da Síria.

EUA condenam o ataque 

Os Estados Unidos condenaram o ataque: "Condenamos este ato de violência, qualquer que seja a sua origem", declarou o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, John Kirby.

A embaixada dos Estados Unidos em Ancara, que fica a cerca de 4km do local onde aconteceu o ataque ao embaixador russo, foi fechada, como medida de segurança. O Departamento de Estado de viagens recomenda aos cidadãos americanos que se mantenham afastados da zona. 

Fonte: CM

(Em Atualização)




Nenhum comentário:

Postar um comentário