segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Casal de São Tomé: Festas, alegria e… muita fé!

Entre esta terca-feira, 20 de Dezembro e o dia de Natal, acontecerão as Festas em honra de São Tomé, no Casal. 
Para sabermos um pouco mais deste acontecimento, a reportagem do Jornal Mira Online conversou com duas das onze mulheres (sim, elas são onze!) que asseguram a Organização desta tradicional Festa.
Rita Almeida e Celina Rico são as porta-vozes de um grupo feminino que tomou as rédeas de uma organização que muito trabalho dá a quem se habilita fazê-lo. Confessaram-se algo surpreendidas por terem sido escolhidas pela comissão de festas do ano passado, mas assumem que "já que cá estamos, daremos todas o máximo possível para que as Festas corram pelo melhor".
A serem preparadas desde Janeiro e, superados todos os obstáculos da enfadonha burocracia, tudo aponta para que realmente o povo do Casal de São Tomé tenha, uma vez mais, um enorme orgulho nas mulheres da sua terra. É que, após algum tempo de interregno, no ano passado elas (as mulheres do Casal) juntaram-se para fazer renascer das cinzas, o evento! Foi um sucesso e as que lá estão agora também querem fazer por isso...
Foram necessárias seis atividades, durante o ano, para que grande parte das despesas pudessem estar garantidas mesmo antes do início das Festas. "A população" - dizem elas - "tem contribuído em tudo o que pode, desde a primeira hora". Certamente que este é o único benefício que estas mulheres tirarão de tudo isto: a certeza de terem ajudado a que a tradição continue...
E por falar em tradição, a Procissão das Velas, no dia 20 e a Procissão pelas ruas do Casal, no dia 21, são pontos altos de uma fé que nunca acaba nem se abala. São momentos que merecem ser presenciados por todos! Com arcos em todas as entradas da aldeia e uma bela iluminação da capela e das ruas, para além de um som ambiente que acontecerá desde as 09:00 horas, em todos os dias, as senhoras da terra querem dar outra prova cabal da forma organizada e bela com que podem todos contar durante estes dias.
Organização, música, alegria, fé... tudo com um toque feminino que é capaz de transformar em algo ainda mais sublime aquilo que já é, por si só, um momento de compartilhar com todos a profundidade da quadra natalícia!
Que comecem as Festas, então...
Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário