quinta-feira, 20 de abril de 2017

360º - Sarampo: os mitos e as verdades sobre as vacinas e resposta às 4 grandes dúvidas dos pais; França: afinal em quem vota a esquerda? Mélenchon?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... houve mais um aviso da Coreia do Norte aos EUA: "Não se metam connosco!". Apesar da tensão verbal crescente com os norte coreanos, Trump já abriu uma nova frente de batalha, agora com o Irão: acha que o acordo nuclear falhou e mandou revê-lo, bem com avaliar as sanções ao país.

A concelhia do PSD Lisboa sofreu uma baixa de peso. Mauro Xavier, o presidente, bateu com a porta a dois meses do fim do mandato e a cinco das autárquicas. A culpa parece mesmo ser a escolha de Teresa Leal Coelho como candidata à capital. Vem tudo explicado numa carta aos militantes. A notícia é do i (ainda sem link).

A compra ou arrendamento de casas vai ter de ser bem mais transparente. Segundo o Negóciosas escrituras terão de incluir o número das contas bancárias e dos cheques usados. E os arrendamentos acima de 2.500 euros têm de ser comunicados.

Um administrador da Fundação Champalimaud está entre os 45 arguidos do processo de corrupção que envolve 13 funcionários do Fisco. Segundo a Sábado João Silveira Botelho terá oferecido quantias para “resolver um problema fiscal da cunhada".

14 anos depois, Leonardo Jardim carimbou a passagem do Mónaco às meias-finais da Liga dos Campeões (voltou a ganhar ao Dortmund). Segredo do treinador português? Uma coisa chamada Gestão Andando de Um Lado para Outro, explica o Bruno Roseiro. O quarto apurado foi a Juventus que, como se esperava, deixou o Barcelona pelo caminho (e em lágrimas).

A três dias do derby, tempo para recordar o primeiro Sporting-Benfica de sempre. Problema: leões e águias nem quanto à data desse acontecimento de entendem. E antes do jogo que pode ser decisivo para o campeonato, a FPF decidiu acatar a queixa do Sporting e abriu um processo ao Benfica por apoiar claques ilegais.

Outra informação relevante

E o pior aconteceu. A jovem de 17 anos internada com sarampo há uma semana acabou por morrerNão estava vacinada. Nem ela nem mais de metade dos 21 doentes apanhados pelo surto da doença em Portugal. O tema dominou a atualidade e no Observador elaborámos uma série de artigos que permitem olhar para este caso de vários prismas.
Na política internacional, o foco esteve na Venezuela onde a"mãe de todas as manifestações" acabou com três mortos. Dois jovens foram baleados por apoiantes de Maduro e um militar foi igualmente atingido a tiro. Os portugueses juntaram-se aos protestos e o Governo criou um plano de contingência para a comunidade no país. Hoje os venezuelanos voltam a sair à rua.


Já na política caseira, o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas foram a debate no ParlamentoHouve exigências dos parceiros do Governo (nos escalões do IRS, no salário mínimo e no investimento) e críticas de PSD e CDS. A Rita Dinis e o Nuno André Martins dizem que se tratou de um ensaio para o Orçamento de 2018 em que a esquerda voltou a ser oposição.

De novidades ou cedências, quase nada. O DN/Dinheiro Vivo avança hoje que o Governo vai melhorar a proposta para as reformas antecipadas.

Mas antes houve más notícias: o FMI (via departamento de Vítor Gaspar) contraria as projeções do Governo e prevê o défice português a subir a partir de 2018. O relatório do Fundo Internacional também coloca os bancos portugueses entre os que menos reduziram o malparado e acha que têm agências e funcionários a mais.

E uma boa: o Estado colocou 1.250 milhões de euros em dívida a 3 e 11 mesesOs custos foram negativos -- os mais negativos do ano --, o que se explica pelos prazos curtos e pelas políticas do BCE.

Na Defesa, houve no mínimo um 'lapso' do ministro.Azeredo Lopes anunciou uma execução da Lei de Programação Militar próxima dos 100%, mas o relatório diz que o valor foi de apenas 77%. A culpa é dos atrasos nos C-130, nos Alouette e no visto do Constitucional para as baterias dos submarinos. Hoje o ministro dá uma entrevista ao Público e à RR onde defende que a reação ao caso dos Comandos "honra o Exército".

Nos EUA, a FOX News despediu o seu apresentador-estrela. Bill O'Reilly foi afastado da estação onde levava mais de 20 anos depois de ser acusado de assédio sexual.

Os nossos especiais
A primeira volta das presidenciais francesas é já no domingo. E a incerteza domina. O João de Almeida Dias, enviado especial do Observador, foi a Grenoble perceber o porque é que os eleitores de esquerda estão tão indecisos: sabem apenas que não querem Le Pen no poder, mas não sabem em quem votar. Será o candidato da extrema-esquerda, Jean-Luc Mélenchon, que aparece nos comícios em hologramas, a opção de voto útil? 


A nossa opinião
Notícias surpreendentes
Foi a notícia do dia na astrofísica: a descoberta de uma super-Terra para lá do Sistema Solar onde pode haver vida. Trata-se de um exoplaneta muito semelhante ao nosso a orbitar uma estrela na sua zona de habitabilidade a 40 anos-luz. A descoberta tem mão portuguesa.

Surpreenda-se! No mundo automóvel há profissões que não lembram ao careca (passe a expressão). De provador de bancos, a "sommelier" de carros, passando por costureiros e escultores, todos são importantes.

Este ano não vai haver Serena Willliams nos courtsA tenista está grávida de 20 semanas.

Agora uma sugestão simpática para o bolso. Porque ser belo não é sinónimo de ser caro. A prova são estes 20 produtos baratos usados pelas celebridades. Muito mais atrativos que estas calças de ganga que fecham atrás e estão na moda.

E como seriam os grandes líderes mundiais enquanto jovens? Ora veja a rainha de Inglaterra fardada, Trump na Academia Militar, Merkel a acampar ou Kim Jong-il no colo do pai em 27 fotos históricas.

As notícias, a atualidade explicada, as reportagens, as sugestões e as pequenas curiosidades. De tudo isso se faz o Observador. Passe por cá e confira

Até lá, uma boa quinta-feira, feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário