quarta-feira, 5 de abril de 2017

Angola. 15 ANOS DE PAZ E ESTABILIDADE


A cidade da Caála, no Huambo, acolhe hoje o acto central das comemorações do 15º aniversário do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, a ser presidido pelo ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Sob o lema “Paz, estabilidade e desenvolvimento”, as comemorações do 15º aniversário do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional foram antecedidas por inaugurações e visitas a vários empreendimentos sociais e locais de interesse económico e histórico da província.

À sua chegada, João Lourenço foi recebido pelo governador do Huambo e recebeu cumprimentos dos membros do Governo e da multidão que desde muito cedo o aguardava no aeroporto Albano Machado.

Momentos depois, inaugurou a centralidade do Lossambo, a 10 quilómetros da cidade do Huambo, antes de partir para a comuna da Catata, no município da Caála, onde procedeu igualmente à inauguração do Instituto Médio Politécnico, com capacidade de absorver 1.400 alunos em dois turnos, e a consignação do troço Cuima/Cusse da estrada nacional 354, que liga o Huambo à província da Huíla.

Melhores condições

A centralidade do Lossambo, cujas obras foram executadas pela operadora Kora Angola, é um projecto integrado com todas as infra-estruturas necessárias para facilitar a vida dos moradores.

A comunidade integra prédios de quatro pisos com oito apartamentos cada e moradias de um e dois pisos e conta com 2.000 habitações, das quais 1.482 apartamentos, 184 moradias térreas de tipologia T3 e 343 moradias de dois pisos. Além da implantação da rede de energia, sistema de tratamento e abastecimento de água potável, sistema de tratamento de águas residuais, a centralidade do Lossambo, a primeira a receber inquilinos na província, conta também com escolas do I e do II ciclo do ensino secundário com 12 e 24 salas de aula, com laboratórios totalmente equipados e com capacidade de receber 2.200 alunos em dois períodos (manhã e tarde).

A centralidade contempla também três jardins-de-infância, três centros infantis, um posto de saúde, 90 lojas, está desenhada para albergar 2.009 famílias e beneficiar directamente 14.000 cidadãos.

Para facilitar a circulação das pessoas e bens foram melhoradas todas as vias de acesso à centralidade e dentro as ruas estão devidamente sinalizadas para ordenar o trânsito e melhorar também a imagem da mesma.

A centralidade contempla zonas verdes, locais para a recreação de jovens e crianças e conta com energia eléctrica 24 horas por dia. Até agora, já foram entregues 1.100 chaves e formalizados outros 1.600 processos para o acesso às moradias. A ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, no acto de entrega da chave da centralidade ao governador provincial, João Baptista Kussumua, pediu aos habitantes da centralidade para cuidarem dos imóveis para que possam durar e continuar a beneficiar as gerações vindouras.

À empresa construtora, Branca do Espírito Santo pediu igualmente para prosseguir com obras de manutenção em todas as infra-estruturas colocadas à disposição da população do Huambo. No quadro das festividades do 15º aniversário do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, decorre, desde sexta-feira na cidade do Huambo, uma feira e exposição de produtos locais no Largo Saydi Mingas.

Hoje, antes do início do acto central, o ministro da Defesa vai depositar uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, no Cemitério Municipal de São Pedro, inaugurar um centro médico no bairro Kapango e um complexo escolar no bairro São Pedro.

António Canepa, Huambo – Jornal de Angola – Foto: Francisco Lopes | Edições Novembro - Huambo

Nenhum comentário:

Postar um comentário