terça-feira, 3 de abril de 2018

360º- Fernando Alexandre e a falta de aumentos na Função Pública; os esquemas dos gestores dos colégios GPS; e a derrota comprometedora do FC Porto

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o FC Porto perdeu a liderança do campeonato depois da derrota frente ao Belenenses por 0-2 no Restelo, onde não perdia há 16 anos. A seis jornadas do fim do campeonato, o Benfica segue agora na frente com um ponto de vantagem, o que torna o jogo da Luz com os portistas, a 15 de abril, provavelmente decisivo para o título. Quem sorriu foi Silas, já que o seu futebol ganhou depois da denúncia anónima por suspeitas de corrupção, lembra o Bruno Roseiro na crónica.

Foi a segunda derrota consecutiva dos dragões fora de casa, com um travo amargo para Casillasfestejava mil jogos cheios de curiosidades, entre elas uma camisola de Kahn, uma a defesa à Gordon Banks e aquele beijo em direto.

No surf, Frederico Morais já está nos quartos de Bells Beach. Depois de Joel Parkinson, vai agora defrontar outro ex-campeão mundial, Gabriel Medina. Pelo caminho deixou Conner Coffin na quarta ronda desta segunda etapa do Circuito Mundial. 

A Santa Casa da Misericórdia do Porto, dirigida por um porta-voz de Rui Rio que é contra o negócio, vai entrar no capital do Montepio. O investimento é de dez mil euros: “É menos que o valor de um carro utilitário. É um valor simbólico”, defende-se no Público o provedor, António Tavares.

Ora o PSD reúne esta noite o seu Conselho NacionalVai ser a primeira vez desde a eleição das estruturas nacionais do partido que se vai analisar a situação política atual e num órgão onde Rio não tem maioria. Por isso esperam-se (sendo muuuuiiiito optimista), algumas críticas à estratégia adoptada. A Rita Dinis antecipa o que se poderá passar.  

No Egito, Fattah al-Sisi foi reeleito com 97% dos votos. Os números conhecidos esta segunda-feira à noite revelam uma ligeira subida em relação a 2014, em que tinha somado 96,91%.


Outra informação relevante

Continuam a ser conhecidos os estratagemas usados pelos cinco administradores do grupo GPS acusados de uso indevido de fundos. Havia ordem para que o dinheiro em notas que os alunos usavam no bar, na papelaria e até em feiras do livro fosse entregue diretamente aos gestores que terão desviado pelo menos 34 dos mais de 300 milhões de euros pagos via contratos de associação com o Estado.

O esquema incluía funcionários, uma professora e até um filho de um dos arguidos, como leu a Carolina Branco na acusação do Ministério Público. Durante oito anos, o Ministério da Educação de nada suspeitou.

O Ministério Público está também a investigar o dono de uma clínica de estética que fingia ser médicoPaulo Ramos apresentava-se como tal para fazer cursos exclusivos para médicos e exibia no currículo cursos inválidos e uma especialização que não existe. A notícia também é da Carolina.

A produção de energia renovável foi superior ao consumo de eletricidade em marçoÉ algo inédito em 40 anos: a energia verde chegou para 70 horas.

O gás natural vai descer pelo quarto ano seguido. Mas não faça já a festa porque a poupança é curtaOs preços só baixam 0,2% em julho para consumidores domésticos. A baixa será maior para as empresas.

A guerra instalada entre o Governo e os agentes da Cultura atingiu o grau de... recuo. O ministro Luís Filipe Castro Mendes já garantiu, em entrevista à RTP, que "não deixará cair estruturas" e disse estar aberto a "repensar o modelo" de apoio.

Só 10% dos precários integrados no Estado são professores e investigadores. Segundo o DNforam aprovados 780 pedidos de integração, entre 5866 candidaturas. Mas só 37 no ensino e 44 na investigação.

Nas primeiras 48 horas da entrega do IRS houve (como habitual), falhas no sistema. As Finanças dizem que são intermitentes e deverão ficar resolvidas em breve.

Os testes de sida e hepatite vão poder ser feitos em casa. A iniciativa, segundo o JN, partiu da Associação Abraço e tem o apoio da Direcção-Geral de Saúde, mas o Infarmed esclarece que se trata de uma “utilização “off label””.

Morreu Winnie Mandela, a "mãe da nação" sul-africana, com tanto de popular, como de controversa. A ex-mulher de Nelson Mandela, também ativista anti-apartheid, esteve presa várias vezes, mas foi também condenada por rapto e acusada de homicídio e fraude. Tinha 81 anos.

O embaixador russo em Lisboa disse entender (claro) a posição de Portugal de não expulsar diplomatas e garantiu que não vão ser criados problemas na embaixada de Portugal em Moscovo. Mas o caso continua a ter desenvolvimentos: a Rússia diz que não aceitará investigações ao caso Skripal sem a participação dos seus investigadores.

Entretanto, Moscovo confirmou que Putin recebeu dia 20 de março, por telefone, um convite de Trump para se encontrarem na Casa BrancaFoi antes da crise diplomática em curso, mas do Kremlin deverá seguir uma resposta positiva. O encontro pode servir para preparar a cimeira com Kim Jong-un em maio, já que o presidente norte-americano também vai ouvir o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

Já internamentea diplomacia de Trump vai de mal a pior: atacou o seu próprio Departamento de Justiça, bem como o FBI, acusando-os de reter informação e de "arrastar os pés" na entrega de documentação ao Congresso. Wall Street é queacusou tanta instabilidade interna e externa: entrou em queda livre.

Os nossos Especiais

Podia ser, mas não é nem quer, o ministro sombra da Economia de Rui Rio, apesar de ser próximo do líder do PSDEm entrevista ao Edgar Caetano, o economista Fernando Alexandre garante que não será um dos porta-vozes sociais-democratas. Mas critica o Governo: "Com este crescimento, não entendo que não haja aumentos na Função Pública".

A nossa opinião

  • Laurinda Alves escreve sobre o atendimento público: "Esbarramos vezes demais na inconcebível antipatia de profissionais cuja função é o atendimento público e nunca deixo de me espantar com esta atitude. Ou antes, com esta falta de profissionalismo".
  • João Pires da Cruz escreve sobre a formação e ocupação dos deputados: "Professores e outros funcionários públicos mais os políticos profissionais, que têm um interesse direto e concreto em que o Estado gaste mais dinheiro em salários, ocupam 61% dos lugares do parlamento".
  • Paulo de Almeida Sande escreve sobre a questão russa: "A Europa, os EUA e as alianças ocidentais podem e devem defender-se, mas se o urso russo pode e deve ser confrontado, não é aconselhável encurralá-lo".
Notícias surpreendentes
Como é que Capitão Fausto e Boogarins fazem uma canção juntos? Vá espreitar ao MIL, o Lisbon International Music Network, que eles têm encontro marcado esta quarta, no B.Leza, às 22h00. Ou leia este texto sobre o ensaio.

Mas nem tudo é beleza, nem na música (desculpem lá o trocadilho fácil, até porque os assuntos são muito sérios). O concurso Miss Venezuela foi suspenso por suspeitas de corrupção e prostituição e o Spotify retirou músicas que glorificavam as violações colectivas que dispararam no Brasil.

Vamos a livrosque há muitos lançamentos neste mês de abril. Entre eles uma nova edição de “Fausto”, de Fernando Pessoa.

Para se distrair, pode também experimentar a nova brincadeira do Google Maps: descobrir “Onde Está o (famoso) Wally?”

Ou então pensar em viagens. Com passagem pelo aeroporto Internacional de Hamad, no Qatar, que foi considerado o mais luxuoso do mundoTem um museu de arte contemporânea, um hotel luxuoso, um deslumbrante centro comercial, piscina e spas
Enquanto planeia as férias com escala no Qatar vá lendo o Observador que teremos outras boas sugestões para lhe dar. E, claro, todas as notícias da atualidade do dia: hoje marcada pelas audições de Mário Centeno (Novo Banco e CGD?) e de Santos Silva (crise diplomática com a Rússia?) no Parlamento; e com um Real-Juventus e um Sevilha-Bayern a animar os quartos-de-final da Liga dos Campeões

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário