terça-feira, 3 de abril de 2018

Número de infetados com sarampo sobe para 84

O número de infetados com sarampo subiu de 82 para 84 até às 19 horas de sexta-feira, anunciou a Direção Geral da Saúde (DGS) este sábado.
Resultado de imagem para Número de infetados com sarampo sobe para 84
Dos 84 casos confirmados, 71 estão já curados, de acordo com um comunicado deste organismo do Ministério da Saúde sobre o surto de sarampo.
Das 13 pessoas em tratamento, uma estava hospitalizada, havendo outros 19 casos em investigação.
A DGS adiantou ainda que 202 casos foram dados como negativos.
Apesar de não discriminar os números, o organismo esclarece que a maioria dos casos está ligada ao Hospital de Santo António, no Porto.
A DGS referiu também que "está em curso a investigação epidemiológica detalhada da situação, que inclui investigação laboratorial de todos os casos".
"O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar, quando a pessoa infetada tosse ou espirra", explicou a DGS no comunicado, lembrando que os sintomas do sarampo aparecem, geralmente, entre dez e 12 dias depois de a pessoa ser infetada e "começam habitualmente com febre, erupção cutânea, tosse, conjuntivite e corrimento nasal".
Existe vacina contra o sarampo no Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada aos 12 meses e 5 anos de idade.
Os profissionais de saúde devem ter as duas doses da vacina independentemente da sua idade.
Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença.
As pessoas com o esquema vacinal completo podem contrair a doença, mas de forma leve e não são veículo de transmissão, segundo as autoridades de saúde.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário