segunda-feira, 16 de abril de 2018

O seu município é o mais transparente?


 
Novo Logo TI-PT_White.png
 
 
Transparência em Notícia
Descubra aqui os resultados do seu município no Índice de Transparência Municipal 2017
 
 
slack-imgs.jpg
 
 
O Índice de Transparência Municipal foi lançado esta semana e, pela primeira vez, há dois municípios em primeiro lugar.
Os municípios de Alfândega da Fé e Vila do Bispo obtiveram a melhor classificação na quinta edição do Índice de Transparência Municipal (ITM). Alfândega da Fé, que tinha sido a primeira classificada na edição de 2016 do Índice, volta a liderar o ranking, desta vez ex-aequo com o município algarvio de Vila do Bispo, ambos com 91 pontos em 100. 
Os dez melhores classificados surgem com pontuações acima dos 82 pontos. A média dos 308 municípios portugueses está nos 51 pontos, uma descida ligeira face aos 52 pontos atingidos na edição de 2016. Este ano, ao contrário do ano passado, nenhum município atingiu a pontuação perfeita. «O resultado é bastante satisfatório, tendo em conta que este ano o Índice foi mais exigente nos critérios que usou para validar cada indicador. Esperávamos por isso uma queda maior do que a registada, o que significa que os municípios portugueses, de uma forma geral, levam a sério a sua prestação de contas aos munícipes e se esforçam por publicar não só mais informação, mas informação de maior qualidade, que procurávamos este ano», disse o presidente da Transparência e Integridade, João Paulo Batalha.
O Índice de Transparência Municipal foi elaborado pela Transparência e Integridade, em colaboração com a a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, que colaborou no processo de recolha e validação de dados.​​
 
 
 
 
 
 

 
 
Ajude-nos a fazer este caminho. 
Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, é um importante contributo na luta anti-corrupção.
 
 
 
 
 
 

 
 
TI-PT discute estado da contratação Pública em Portugal com Comissão Europeia
 
 
photo Marzena.jpg
A Transparência e Integridade reuniu, na segunda-feira, dia 10, com a diretora-geral para o  Mercado Único das Administrações Públicas da Comissão Europeia.
A TI-PT, representada pela vice-presidente Susana Coroado e pelo presidente João Paulo Batalha, foi convidada para discutir o estado da contratação pública no país a propósito do relatório do Semestre Europeu para Portugal.
 
 
 
 
 
 
Despedimo-nos com um abraço transparente,
A equipa da Transparência e Integridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário