segunda-feira, 16 de abril de 2018

Praga de traça que mata batata ameaça Portugal


Está a 60 km do Minho foco de inseto que já atinge 33 municípios na Galiza.

Resultado de imagem para Praga de traça que mata batata ameaça Portugal
Uma praga da traça da Guatemala que destrói a batata está às portas de Portugal, depois de já se ter espalhado de forma imparável pela Galiza. O último foco deste inseto foi identificado no município de Ourense, apenas a 60 quilómetros do Minho. As autoridades galegas têm-se mostrado incapazes de controlar o inseto, que facilmente percorre longas distâncias, graças a carregamentos daquele tubérculo e até da própria semente.

Os estragos junto dos produtores de batata são já de tal forma avultados que o Governo autónomo da região vizinha - a Xunta da Galicia - avançou no último fim de semana com um decreto que estabelece regras para novas indemnizações, depois de ter ajudado 1323 agricultores nos últimos meses.

Refira-se que os tratamentos de extermínio levados a cabo pelas autoridades sanitárias estão longe de parar a praga. De forma a impedir a saída da traça das áreas atingidas, foram destruídas mais de 400 toneladas de batatas.

Segundo Victor Novo, chefe do Serviço de Saúde e Produção Vegetal da Xunta de Galicia, em declarações ao jornal espanhol "El País", "há motivos para preocupação", tendo em conta que a Galiza é uma grande produtora de batata. "Com este cenário, devemos ter medo", frisou.

Desde 1999 que as ilhas espanholas das Canárias, e mais recentemente as Astúrias, reportavam a existência da traça da Guatemala - uma larva que se desenvolve dentro da batata, destruindo todo o seu miolo. À Galiza terá chegado durante o ano de 2015, tendo-se tornado imparável.

Fonte: JN
Foto: Pedro Correia / Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário