segunda-feira, 16 de abril de 2018

QUAL É O CHEIRO DA SUA CASA?

João António Pagliosa
Há cerca de trinta anos atrás li um livro intitulado "O PERFUME", do autor Patrick Suskind. Tratava-se de uma história de ficção onde o autor descreve sobre as aventuras de um jovem que possui dom extraordinário: O dom de detectar odores mesmo quando estes se mesclavam entre centenas de outros odores.
Esta habilidade ímpar o tornou famoso, e o autor muito sagaz, descrevia de forma tão brilhante as diferentes situações onde o "cheirador" era testado por diferentes clientes que necessitavam solucionar seus problemas e dificuldades.
Na manhã deste domingo, (15 de abril de 2018), a pregação que ouvi em minha Igreja (MEVA de Curitiba), era exatamente o título dessa artigo. Mas quero primeiro destacar o que nos disse Jesus e que está em João 10:10 "Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância."
É conveniente destacar também o versículo de João 12:3 "Então Maria (irmã de Lázaro, a quem Jesus havia ressuscitado dentre os mortos), tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, (um perfume mui preciosos e caríssimo), ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo".
Isso posto, questiono a você que me lê: Como está neste instante, o cheiro de sua casa?
A pergunta parece-me pertinente, pois em muitos lares o cheiro é de confusão e desentendimentos, e isso ocorre por pura falta de comunicação. Há falta de comunicação porque as pessoas são orgulhosas, soberbas, tacanhas, e não cedem em seus posicionamentos. Muitas pessoas fecham-se em si mesmas e não querem entender a posição do outro, e julgam-se donas da verdade, pois vêem apenas aquilo que lhes convém ver.
Falta de comunicação dentro dos lares é prenúncio de catástrofe! Os filhos não querem permanecer ali, já que sentem ambiente hostil. Eles procuram socorro nas ruas, onde encontram tudo para leva-las ao pecado, pois nosso coração é corrupto e se o obedecermos, seremos levados para longe de Deus.
Os jovens são facilmente corrompidos, se não viverem num lar cristão! Num lar cristão, os pais sabem que a educação de seus filhos depende muito do comportamento deles próprios. Sabem que o diálogo constante e em família, é prática que precisa ser exercida amiúde...
Os pais se sacrificam pelos seus filhos, muitas vezes trabalham além da conta para garantir-lhes uma vida sem dificuldades financeiras. Todavia, a maioria não se envolve como deveria, para ensinar-lhes como ter vida em abundância... Se não seguirmos Jesus, nunca teremos vida em abundância... Sem Jesus, sempre falta alguma coisa... Há sempre um vazio que nenhum dinheiro preenche... Daí, para se drogar ou beber até cair é apenas um passo...
A maior parte dos pais prefere deixar a educação de seus filhos com a Escola ou com o mundo... Eles que aprendam por si mesmo, dizem muitos... Isso é um erro crasso, digo eu!
Erro que tem levado famílias e seus lares a ruína...
Por outro lado, há muitos maridos e muitas esposas que preferem permanecer mais tempo em seus trabalhos, para permanecer menos tempo em seus lares. Exatamente porque o cheiro de confusão em suas casa é terrível!
Ora, com os filhos acontece o mesmo. E com o passar do tempo, os filhos perdem o amor e o respeito pelos seus pais. E vivem cada dia uma verdadeira agonia.
A honra aos pais é mandamento bíblico, entretanto honrar pai e mãe nos dias que vivemos, é algo pouco usual... E percebemos que vivemos numa sociedade onde os idosos passaram a ser peso... Que vil ironia!
Em Efésios, capítulo 5, a partir do versículo 22, o apóstolo Paulo nos ensina como marido e mulher precisam agir para constituir um lar cristão, um lar firmado na rocha não pode prescindir Jesus. Deus, usa Paulo para dizer: As mulheres sejam submissas a seus maridos, como são submissas ao Senhor. Maridos, amem as suas mulheres como Cristo amou a sua Igreja, e se entregou a si mesmo, por ela. Marido que ama sua esposa a si mesmo se ama e esposa que ama marido, a si mesma se ama.
Em Gênesis 2:18 a 25, Deus nos diz que não é bom para o homem viver só. A esposa foi criada para o marido e ela é auxiliadora de seu marido em igualdade e em hierarquia.
Jovens pertencentes a lares com cheiro de confusão querem namorar cedo, pois sentem-se melhor fora de casa. Porém isso é erro sério... Muitos rapazes relacionam-se sexualmente com meninas e estas engravidam... Os pais são imaturos em tudo nestes casos e a vida de muitos transforma-se em caos...
Em 1 Coríntios 6:9 a 10, Paulo discorre sobre a imoralidade... Leitor, leia com atenção e reflita sobre estes dois versículos. Compreenda que precisamos ser e permanecer puros...
A imoralidade grassa e destrói milhares e milhares de lares... As pessoas não devem ceder a seus impulsos carnais, sob pena de sofrerem consequências terríveis...
Vícios como fumo, crack, cocaína, álcool, celular, destroem relacionamentos familiares. O celular é vício nas mãos daqueles que gastam tempo enorme todos os dias, em fofocas nas redes sociais... Celular deve ser ferramenta de trabalho, nunca um vício que toma o seu tempo.
Gaste mais tempo em oração e na busca do Senhor! Não desperdice seu tempo em coisas que não o edificam...
Há cheiro de morte em sua casa? Muitos estão em depressão, com síndromes de medo e de pânico, muitos sentem-se como trapos humanos porque se separaram de suas famílias e apresentam morte de alma. Eles precisam ser restaurados como vasos de barro nas mãos do oleiro: JESUS!
Bons relacionamentos só serão possíveis se dialogarmos mais... Precisamos ser perfume novo... Precisamos encontrar novas perspectivas para nossas vidas...
Famílias unidas precisam de homens e mulheres e filhos, que falem menos e ouçam mais...
Renovem-se com um novo cheiro... Renovem-se em Jesus!


Curitiba, 16 de abril de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário