quinta-feira, 25 de junho de 2026

Coimbra | ESAC entrega bolsas aos estudantes com melhor nota de candidatura em 2025


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) entrega, numa cerimónia que tem lugar no dia 1 de julho de 2026, pelas 15h30, no seu auditório H1, as Bolsas Farm4Future referentes ao ano letivo de 2025/2026.

Na cerimónia são entregues um total de 20 bolsas, atribuídas aos estudantes com melhor nota de candidatura no Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior de 2025 e que colocaram como 1.ª opção na sua candidatura, uma das licenciaturas da ESAC elegíveis: Agronomia; Ciências Florestais e Recursos Naturais; Tecnologia Alimentar; Tecnologia e Gestão do Ambiente; Turismo em Espaços Rurais e Naturais; e Zootecnia.
Em concreto, foram atribuídas bolsas a 6 estudantes da Licenciatura em Agronomia, 3 estudantes de Ciências Florestais e Recursos Naturais, 3 estudantes de Tecnologia Alimentar, 1 estudante de Tecnologia e Gestão do Ambiente, 3 estudantes de Turismo em Espaços Rurais e Naturais e 4 estudantes de Zootecnia.

O montante de cada bolsa, que tem como objetivo fulcral atrair jovens para as formações na área das ciências agrárias, é de 697,00€, correspondente ao valor da propina no ano letivo de 2025/2026.

*Isabel Silva

MARINHA GRANDE ACOLHEU CONFERÊNCIA AMBIENTAL INSERIDA NO ERASMUS+

 O Auditório do Edifício da Resinagem recebeu, no dia 03 de junho, alunos de diversas nacionalidades para a conferência “Bio-Alert: what nature is telling us?”, no âmbito do congresso “Climate change, adaptation and biodivirsity” organizado pelos projetos Erasmus+ e RACinE+, abrangendo sete países da União Europeia, em colaboração com o AE Marinha Grande Nascente e o IPL.
Ao longo da sessão, os alunos provenientes de Portugal, França, Itália, Sérvia, Polónia, Roménia e Estónia apresentaram os resultados das suas investigações sobre espécies nativas e invasoras dos respetivos países, evidenciando diferentes realidades ambientais, promovendo a partilha de conhecimento científico e cultural e reforçando a consciência sobre os desafios ligados à preservação da biodiversidade e aos impactos das espécies invasoras nos ecossistemas locais. No caso dos alunos portugueses, Eric Cheng e Constança Palhares, apresentaram o projeto “Breath In: Breathing Better Begins in the Classroom”, que reflete sobre a qualidade do ar e a importância de ambientes mais saudáveis. A sessão foi ainda enriquecida por um momento cultural de dança.
Esta iniciativa tem como objetivo promover ativamente a inclusão e a diversidade, a sustentabilidade ambiental, a educação digital e o envolvimento cívico. Fomentando a consciencialização sobre a importância de cuidar do ambiente, integrando práticas de desenvolvimento sustentável nas escolas e incentivando os alunos a adotarem comportamentos mais ecológicos, éticos e responsáveis.
Estiveram presentes nesta conferência: o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente; a vereadora da Educação, Carla Santana; o diretor do AE Marinha Grande Nascente, Nuno Cruz; os coordenadores do projeto Erasmus+ dos 7 países, incluindo o coordenador principal do projeto, Fabrice Tounder e a coordenadora do projeto na Escola Seundária Pinhal do Rei, Dora Anjinho; e, em representação do IPL, André Fonseca, Anabela Veiga e Sandra Mourato.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Castelo de Paiva | Concerto dos Némanus foi o ponto alto da fesa. FESTEJOS DE S. JOÃO DE CASTELO DE PAIVA ATRAIRAM MILHARES DE VISITANTES

Sardinhada Popular registou maior enchente de sempre Em tempo de forte canícula, este voltou a ser um S. João fantástico e a merecer grande distinção, realizado num ambiente de alegria e muito folguedo, com a edilidade de Castelo de Paiva a contabilizar mais um êxito com as Festas de S. João, manifestação popular que voltou a potenciar grandes momentos de saudável convivialidade e que fez o povo sair à rua durante cinco dias de festa, para viver aquela que é a mais emblemática festividade do concelho. 
Voltando a registar uma fortíssima adesão popular, as Festas São Joaninas voltaram a superar as expectativas dos responsáveis municipais e voltaram a atrair milhares de visitantes, todos em busca da diversão, da animação musical, dos concertos, das marchas populares, da gastronomia local e do bom vinho verde e da sardinha assada, que em terras de Paiva continua a ser oferecido à população em dia de feriado municipal. 
Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não faltaram os habituais atractivos, evidenciados num programa atractivo proposto pela edilidade paivense, presidida por Ricardo Cardoso, que cativou e entusiasmou a população local e os milhares de visitantes que estiveram no centro da vila. 
A música popular, as bandas de música, os grupos musicais do concelho, as marchas populares apresentadas em três escalões, foram participações que estiveram bem asseguradas num evento festivo que este ano teve a novidade da Praça da Alimentação com tradicionais barraquinhas de “ comes e bebes “, os divertimentos mecânicos, os bailaricos populares, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, de volta ao espaço do Largo do Conde, e que a autarquia distribuiu gratuitamente à população, no final da tarde do Feriado Municipal e que este ano teve uma participação fantástica.
Por outro lado, os mais afoitos, não se fizeram rogados a um pezinho de dança ao som dos artistas e grupos convidados que foram desfilando pelos palcos da festa, como o grande destaque do concerto dos Némanus, a celebrar em Castelo de Paiva 26 anos de carreira, os agrupamentos musicais Novo Show e Sound +, as actuações dos Combos de Garagem e OUT RUN, e os Duo HD e Paulo Soares, para além dos DJ’ Residentes que garantiram animação fora de horas.
Depois do desfile das Marchas Séniores, organizadas no âmbito do projecto MICAS, com a participação de mais de 300 utentes e funcionários de várias instituições de solidariedade social do concelho e convidadas, a primeira enchente no Largo do Conde aconteceu na manhã dia 23, com o desfile das Marchas Populares Infantis, com a participação de mais de 1000 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho. 
Os festejos de S. João prosseguiram com animação musical, e na véspera de Feriado Municipal, a noite orientou para a folia e folguedo, e as Marchas Populares voltaram a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as fantásticas representações de Gração, Fonte, Frutuária, e Vale da Rua, as quatro marchas que tiveram oportunidade de evoluir na noite mais longa, na bonita zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense. 
Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes foram aspectos que não foram deixados ao acaso, sempre envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que continuam a consagrar o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham há precisamente há mais de cinco décadas. 
Pela noite dentro, depois do grandioso desfile das Marchas Populares, o Largo do Conde esteve completamente cheio para o grande concerto dos Némanus, não sem antes ser realizado um vistoso e fantástico espectáculo pirotécnico lançado junto da Igreja Paroquial, seguindo-se a prestação dos DJ’ Party que aguentaram os resistentes até ao nascer do sol com ritmos e batidas contagiantes.
Em dia de Feriado Municipal, este ano o Executivo Municipal de Ricardo Cardoso foi mais longe na programação e contemplou a participação das três filarmónicas do concelho no sempre apreciado concerto musical, protagonizado pela Banda Musical de Fornos, Banda Marcial de Bairros e Banda dos Mineiros do Pejão, destacando-se depois a habitual Festa da Sardinha Assada de volta ao Largo do Conde e com a novidade da Praça da Alimentação, com bom vinho verde, e muitas centenas de quilos de boa sardinha distribuída gratuitamente a toda a população e milhares de visitantes que, neste dia festivo, fizeram questão de rumar até Terras de Paiva, contemplando ainda, no palco junto ao edifício municipal, um animado bailarico e saudável convívio com a actuação do Duo HD, terminando o programa da jornada festiva. 
E assim, em época de Santos Populares, é o S. João que ainda manda em Castelo de Paiva, sempre num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo, sendo que a edilidade paivense continua a apostar forte nestas festas, com o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cardoso, a agradecer o empenhamento e colaboração de todos e a fazer um balanço muito positivo destes dias de festejos, realçando a boa adesão popular a esta iniciativa municipal, destacando o desfecho mais bonito e focado naquilo que define os paivenses, a comunidade, a tradição, a partilha, o convívio e o talento de um terra em crescimento. 
Por Terras de Paiva, a tradição manteve-se e a população paivense preparou-se a preceito, para comemorar com muita animação, as Festas de S. João, uma iniciativa que desde 1998, constitui um interessante “ atractivo “ e também um prelúdio para a Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, a realizar já no primeiro fim de semana de Julho, um certame de dimensão nacional e reconhecida qualidade, orientado para a valorização da produção vitícola do concelho e para a consagração do melhor e mais conhecido produto agrícola de Castelo de Paiva.





*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Marinha Grande : AVISO | Alterações no Abastecimento de Água


O Município da Marinha Grande informa que, na sequência do período de temperaturas elevadas que se tem verificado na região, poderão ocorrer alterações no abastecimento de água, nomeadamente variações de pressão na rede e/ou alterações temporárias na coloração da água, podendo esta apresentar uma tonalidade acastanhada.
Esta situação resulta do aumento significativo do consumo de água, típico das vagas de calor, o que pode provocar o arrastamento de partículas depositadas nas condutas, originando a eventuais alterações na cor da água.

O Município apela à compreensão de todos os munícipes e reforça a importância de uma utilização responsável e moderada da água, promovendo um consumo sustentável e solidário.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM ALCANTARILHA NO DIA 28 DE JUNHO

A E-REDES – Distribuição de Eletricidade, S.A. informa que, no próximo dia 28 de junho, irá proceder à interrupção do fornecimento de energia elétrica em Alcantarilha, no âmbito de trabalhos de conservação das infraestruturas da rede de distribuição.
A interrupção do fornecimento de energia elétrica abrangerá a Estrada Regional 125, em Alcantarilha, estando prevista entre as 06h30 e as 11h00. A E-REDES informa ainda que, devido a situações imprevistas, os trabalhos poderão prolongar-se até às 15h00.

A Câmara Municipal de Silves agradece a melhor compreensão e colaboração dos munícipes pelos eventuais transtornos causados.

PSD VISEU PERGUNTA: O QUE ESCONDE O PRESIDENTE DA CÂMARA SOBRE OS CUSTOS DO NOVO ORGANOGRAMA?

 Na sequência da posição já assumida sobre a reorganização das estruturas da Câmara Municipal de Viseu e dos SMAS, a Comissão Política de Secção do PSD Viseu entende que há uma questão central que continua sem resposta: quanto vai realmente custar aos viseenses a alteração proposta pelo Presidente da Câmara Municipal?
Se a proposta é sólida, por que razão não foi apresentado um estudo de impacto económico? Se a reorganização é necessária, por que razão não foi apresentado um estudo organizacional que a justifique? Se os custos são reduzidos, por que razão não foi apresentado um quadro completo de custos por direção, departamento e divisão? Se não houve um aumento significativo de funcionários desde 2025, qual é a pressa desta reorganização? Se a proposta serve os viseenses, por que razão não foram apresentadas metas concretas de redução de prazos, melhoria do atendimento, simplificação de procedimentos e aumento da eficiência? Por que razão não apresenta um estudo justificativo e demonstrativo da necessidade desta alteração?
O Presidente da Câmara apresentou esta reorganização como se fosse uma simples alteração técnica. Não é. Estamos perante uma alteração profunda do quadro dirigente, do organograma e da estrutura de pessoal da Câmara Municipal e dos SMAS, com impacto permanente na despesa municipal.
Esta mudança “fundamentada” em princípios de eficiência e desburocratização, contraria todos os princípios de gestão e simplificação de processos. Aumentar o número de chefias e, por consequência, os níveis de decisão, é adensar a burocracia, não é diminuí-la.
O Presidente da Câmara tem referido um impacto financeiro na ordem dos 650 mil euros por ano, cerca de 0,5% do orçamento municipal, não é verdade! As estimativas realizadas com base nas remunerações oficiais dos cargos dirigentes e na estrutura proposta apontam para valores muito superiores.
Só no núcleo dirigente mais visível da Câmara Municipal, Diretores Municipais, Diretores de Departamento e Chefes de Divisão, a diferença anual direta é estimada em 1.607.929,91 euros.
Em quatro anos, este impacto atinge mais de 6 milhões de euros, em concreto, 6.431.719,64 euros.
E estes valores dizem respeito apenas a alguns lugares de chefia na Câmara Municipal. A estes montantes acresce ainda a alteração proposta para os SMAS, onde se prevê a criação de um Diretor
 
Delegado, equiparado a Diretor Geral, a criação de duas Direções de Departamento e o aumento de oito para dez Divisões.
Ou seja, os custos reais da reorganização conjunta da Câmara e dos SMAS continuam por conhecer.
Perante estes números, o PSD Viseu pergunta diretamente: o que esconde o Presidente da Câmara Municipal?
Esconde o número de contratações externas que poderão vir a ser necessárias?
Esconde o impacto futuro nas taxas municipais, nas licenças, nos preços dos serviços municipais ou nos encargos suportados pelas famílias e pelas empresas?
Os viseenses têm direito a respostas claras.
O PSD Viseu exige uma garantia clara: o novo organograma e o novo mapa de pessoal do Partido Socialista não podem servir de justificação futura para aumentar taxas, licenças ou custos municipais aos viseenses.
A modernização dos serviços públicos não se mede pelo número de diretores, departamentos ou chefias. Mede-se pela qualidade da resposta aos cidadãos, pela rapidez dos processos, pela transparência das decisões e pela boa gestão dos recursos públicos.
A Câmara Municipal não gere escolas nem unidades de saúde. A transferência de competências consolidou-se na educação em 2020/2021 e, noutras áreas, em 2025. Essas alterações foram já objeto das competentes adaptações da estrutura orgânica, como aconteceu com a integração de cerca de 500 assistentes operacionais de ação educativa.
Os viseenses querem melhores serviços, melhores respostas e maior celeridade. Que sejam feitas contratações para as escolas, unidades de saúde e Câmara Municipal de assistentes operacionais, técnicos, técnicos superiores e outros profissionais necessários. Aí o PSD estará sempre de acordo. Não precisamos de mais burocracia. Precisamos de mais profissionais e mais agilidade.
Antes de qualquer decisão definitiva, o Presidente da Câmara Municipal deve apresentar aos viseenses o custo total consolidado da reorganização da Câmara e dos SMAS, o impacto financeiro a quatro anos, o mapa de pessoal completo, os lugares a criar, as contratações previstas e um estudo justificativo e demostrativo da necessidade, que suporte a proposta.
Viseu não quer uma reorganização mais cara, mais pesada e com maior despesa permanente sem conhecer a verdade completa sobre os seus custos

*A Comissão Política do PSD Viseu
Junho 2026 

Executados nesta fase um total de 218 hectares de terreno. Trabalhos de gestão de combustível nas faixas associadas à rede rodoviária em fase de conclusão


A Câmara Municipal de Cantanhede encontra-se a concluir os trabalhos de gestão de combustível nas faixas associadas à rede rodoviária sob a sua competência, assegurando assim a forte aposta na prevenção de incêndios rurais e na salvaguarda de pessoas e bens, ao executar nesta fase um total de 218 hectares de terreno junto aos eixos viários estruturantes.
A iniciativa visa mitigar a densidade da vegetação de acordo com os critérios previstos na legislação em vigor e reduzir os fatores que favorecem a ocorrência e a propagação de incêndios rurais. Por outro lado, a intervenção facilita o acesso dos meios de socorro e cria descontinuidade vegetal evitando a progressão das chamas, reforçando o compromisso da autarquia com a segurança da comunidade e a preservação do ambiente.
A estratégia do Município de Cantanhede reflete um esforço contínuo e planeado, tendo a autarquia promovido diversas ações de gestão de combustível em áreas da sua responsabilidade, em consonância com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Ao longo dos últimos anos, estas intervenções estenderam-se a todas as freguesias do concelho, totalizando uma área acumulada de 323,91 hectares.
Nesta fase, todas as faixas de gestão de combustível da rede viária planeadas já foram executadas, procedendo o Município agora à sua manutenção regular através do recurso a prestadores de serviços e a meios próprios da autarquia.

CICLO DE TEATRO AO AR LIVRE LEVA “A ÚLTIMA BAFORADA DE CO2” ÀS FREGUESIAS DO CONCELHO DE SILVES

 O Município de Silves promove mais uma edição do Ciclo de Teatro ao Ar Livre do concelho de Silves, uma iniciativa cultural de entrada livre que tem início no próximo dia 26 de junho e que levará o espetáculo “A Última Baforada de CO2” às várias freguesias do concelho.
A primeira apresentação terá lugar na freguesia de Pêra, no dia 26 de junho, pelas 21h30, no espaço exterior do Polidesportivo de Pêra.
“A Última Baforada de CO2”, uma coprodução da LAMA Teatro e do Teatro das Figuras, convida o público a embarcar numa viagem repleta de humor, emoção e memórias.
A história acompanha três saltimbancos que chegam para apresentar o seu último espetáculo, mas a sua fiel companheira de estrada, Berlingo, já marcada pelo desgaste do tempo, desencadeia uma série de peripécias inesperadas.
Nesta derradeira caminhada, os personagens revisitam aventuras e recordações partilhadas ao longo dos anos. Cada objeto guardado no interior da carrinha desperta a nostalgia dos dias vividos na estrada e dos espetáculos que ganharam vida perante diferentes públicos. Entre risos, onomatopeias e momentos de reflexão, descobrem que o verdadeiro valor nunca esteve no destino, mas sim no percurso realizado e nas histórias construídas pelo caminho.
Mais do que uma despedida, este espetáculo celebra a amizade, a partilha e a alegria de seguir viagem, colecionando encontros e experiências inesquecíveis.
Com esta iniciativa, o Município de Silves, transporta a arte do teatro a espaços não convencionais, aproximando-a da população e dos visitantes.
Ao transformar locais do quotidiano em palcos ao ar livre, o projeto cria oportunidades de contacto direto com a cultura, proporcionando experiências diferenciadas que estimulam o convívio, a reflexão e o entretenimento, contribuindo simultaneamente para a dinamização cultural das freguesias do concelho.
 
Conheça a programação completa do Ciclo de Teatro ao Ar Livre:
» 26 de junho em Pêra- Polidesportivo de Pêra (área exterior), 21h30;
» 27 de junho no Algoz  – Em frente ao edifício da Junta de Freguesia, 21h30;
» 03 de julho em Tunes – lateral do edifício da Junta de Freguesia, 21h30;
» 04 de julho em São Bartolomeu de Messines – Jardim Municipal 21h30;
» 10 de julho em Alcantarilha –Parque das Feiras junto ao Coreto 21h30;
» 11 de julho em Silves –Praça do Município próximo do Torreão, 21h30;
» 24 de julho em Armação de Pêra - Fortaleza, 22h00;
» 25 de julho em São Marcos da Serra- Largo da Igreja, 21h30.

 

Promoção da Saúde Oral na Escola de Montargil: Educar para Sorrir Melhor


No passado dia 9 de junho, a Escola de Montargil foi palco de uma iniciativa dedicada à promoção da saúde oral, reforçando uma parceria fundamental entre os profissionais de saúde e a comunidade escolar. Esta colaboração revelou-se essencial na construção de hábitos saudáveis desde a infância, contribuindo para um futuro mais sorridente.
A dinamização das atividades esteve a cargo da Higienista Oral Conceição Chinarro Martins, do polo do Departamento de Saúde Pública do Centro de Saúde de Ponte de Sor, em conjunto com a Assistente Operacional Ana Tajola, que envolveram os alunos de forma ativa, num ambiente educativo e motivador.
A iniciativa abrangeu 40 alunos, distribuídos por diferentes anos de escolaridade, com sessões de educação para a saúde adaptadas a cada faixa etária. Os alunos do 1.º ano tiveram a oportunidade de colocar a “mão na massa” e praticar a escovagem dos dentes, aprendendo, de forma lúdica, a importância de uma boa higiene oral desde cedo.
Já os alunos do 5.º e 7.º anos aprofundaram conhecimentos, através da demonstração da técnica correta de escovagem e da utilização do fio dentário, ferramentas essenciais para a prevenção de doenças orais.
Foram ainda abordados temas importantes como os cuidados a ter com a escova de dentes, desde a sua correta utilização até à sua conservação e substituição.
Esta iniciativa destacou-se não só pelo seu carácter educativo, mas também pelo seu dinamismo, promovendo o envolvimento dos alunos e incentivando-os a adotar hábitos saudáveis no seu dia a dia.
Porque cuidar da saúde oral é investir na saúde global — e tudo começa com um sorriso!

*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

Piquenique Saudável: aprender, cuidar e sorrir melhor em Ponte de Sor


No passado dia 11 de junho, a Escola Secundária de Ponte de Sor foi palco de uma iniciativa repleta de energia, partilha e aprendizagem: a atividade “Piquenique Saudável”, dirigida aos alunos do 7.º ano. Ao todo, foram abrangidas 6 turmas, envolvendo um total de 99 alunos, num dia marcado pela promoção de hábitos de vida saudáveis.
Num ambiente descontraído e dinâmico, promoveu-se muito mais do que um simples convívio – incentivaram-se comportamentos que podem transformar o futuro da saúde das nossas crianças e jovens.
A iniciativa destacou-se pela diversidade de experiências proporcionadas, com várias estações temáticas pensadas para estimular o conhecimento de forma envolvente. Entre jogos tradicionais e momentos de convívio, os alunos foram desafiados a refletir sobre a importância de escolhas saudáveis no dia a dia, incluindo a prática de uma alimentação equilibrada.
Uma das estações foi dedicada à importância da saúde oral na saúde geral, um tema essencial para o bem-estar global. Neste espaço, a Higienista Oral Conceição Chinarro Martins, do Pólo do Departamento de Saúde Pública do Centro de Saúde de Ponte de Sor, em colaboração com a Assistente Operacional Ana Tajola, dinamizou atividades de sensibilização de forma prática, clara e motivadora.
Através de demonstrações simples, mas eficazes, os alunos tiveram a oportunidade de aprender e reforçar a importância da correta escovagem dos dentes, do uso diário do fio dentário e do acesso aos cuidados de saúde oral através do Cheque-Dentista. Mais do que transmitir informação, procurou-se inspirar atitudes e comportamentos positivos.
Entre risos, jogos e aprendizagens, ficou uma mensagem clara: pequenos gestos diários fazem uma grande diferença na saúde e na qualidade de vida. Promover hábitos saudáveis desde cedo é investir num futuro com mais saúde, confiança e sorrisos.
Iniciativas como esta demonstram que educar pode ser também motivar e inspirar — porque aprender com entusiasmo é o primeiro passo para cuidar melhor de si.

*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

Nasce em Torres Vedras um Novo Polo de Enfermagem


Foi aprovada a criação de um novo polo de saúde de Enfermagem em Torres Vedras. Esta decisão permitirá o lançamento da formação superior nesta área no Concelho, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Lisboa.

A concretização deste projeto representa um marco na estratégia municipal para o setor da saúde deste executivo, reforçando a aposta na qualificação, na formação e no desenvolvimento sustentado de novas respostas com impacto local, regional e nacional.
O novo Campus de Torres Vedras integrará a Enfermagem ULisboa, que se associa ao projeto desenvolvido no Barro pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Em conjunto, este Campus reforça uma visão integrada para a saúde no Concelho, potenciando sinergias entre ensino, investigação e prática clínica.

O desenvolvimento da área da saúde em Torres Vedras assenta numa lógica integrada e articulada, promovendo a concentração de valências complementares num ecossistema capaz de gerar conhecimento, investigação e inovação.

Com este avanço, Torres Vedras reforça o seu posicionamento como território de referência na área da saúde, da formação e da investigação, com a Universidade de Lisboa.

Este novo polo será orientado para a formação de futuros enfermeiros, respondendo a uma necessidade crescente do país. A escassez de profissionais de enfermagem constitui atualmente um dos principais desafios do sistema de saúde, tornando particularmente relevante o investimento em respostas formativas capazes de preparar novas gerações de profissionais.

Oliveira de Frades |Casa cheia no espetáculo “BAIÃO D’ OXIGÉNIO”


No dia 20 de junho, a Casa das Artes - Cineteatro Dr. Morgado, em Oliveira de Frades, recebeu duas sessões esgotadas do espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com o carismático João Baião a sempre talentosa Cristina Oliveira. 
Num espetáculo cheio de energia, música, humor e dança, o público acompanhou um divertido casting para a escolha dos bailarinos do próximo grande projeto de João Baião, com momentos hilariantes e muita interação. 
Os espectadores tiveram ainda a oportunidade de espreitar os bastidores do processo criativo e artístico, numa proposta que conquistou a plateia do início ao fim. 
O sucesso das duas sessões confirmou a forte adesão do público, proporcionando uma noite memorável de entretenimento e boa disposição.
*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Oliveira de Frades aderiu à Rede de Cidades e Vilas que caminham


No dia 22 de junho o Município formalizou a assinatura do Protocolo de Adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham, numa cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 
A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, João Valério, do Vice-Presidente José Luís Lima, das Vereadoras Elisa Ferraz de Oliveira e Mafalda Moitas, do Presidente da Assembleia Municipal, José Bastos, da Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), Paula Teles, do Coordenador do projeto Rede de Cidades e Vilas que Caminham, Pedro Ribeiro da Silva, bem como de Presidentes de Juntas de Freguesia, colaboradores do Município e demais entidades. 
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, João Valério, sublinhou que esta adesão reflete uma escolha por um modelo de desenvolvimento mais humano, sustentável e centrado nas pessoas, reforçando a valorização do espaço público e a aposta na melhoria efetiva da qualidade de vida dos munícipes. 
Esta iniciativa visa devolver o espaço público às pessoas, promovendo a mobilidade pedonal, a sustentabilidade e a descarbonização dos territórios. A Rede de Cidades e Vilas que Caminham reúne, atualmente, cerca de 50 municípios portugueses e mais de 80 municípios espanhóis, constituindo uma plataforma de partilha de conhecimento, boas práticas e soluções inovadoras para cidades e vilas mais acessíveis, seguras e amigas das pessoas. 
Mais caminhabilidade significa mais saúde, mais segurança, mais proximidade, mais acessibilidade para todos e um contributo efetivo para a sustentabilidade ambiental e a mitigação das alterações climáticas.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

A mostra estará patente até dia 11 de outubro. Museu da Pedra acolhe exposição que homenageia Nunes Pereira

 
O Museu da Pedra inaugurou na sexta-feira, 19 de junho, a exposição “Calhau Rolado. Obra Pétrea de Nunes Pereira” que estará patente ao público até ao dia 11 de outubro.
A sessão contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, o vice-presidente com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, o reitor do Seminário Maior de Coimbra, Padre Nuno Santos, diretora do Museu Nacional Machado de Castro, Sandra Costa Saldanha e as comissárias da exposição Virgínia Gomes e Cidália Santos.
Esta mostra permite descobrir uma dimensão artística singular de Monsenhor Nunes Pereira, evidenciando o seu contributo para a cultura da região Centro. As peças expostas revelam criatividade, sensibilidade e uma profunda ligação ao território”, sublinhou Helena Teodósio.
Integrada nas comemorações dos 120 anos do nascimento e dos 25 anos do falecimento de Monsenhor Nunes Pereira (1906-2001), esta mostra constitui uma homenagem a esta personalidade ímpar da cultura e da identidade da região, dando a conhecer uma dimensão singular da sua obra e do seu legado.
Na exposição estão patentes cerca de quatro dezenas de obras provenientes do acervo da Oficina-Museu Nunes Pereira, do Seminário Maior de Coimbra e do Museu Monsenhor A. Nunes Pereira, em Fajão, concelho da Pampilhosa da Serra.
A iniciativa resultou de uma parceria coordenada pelo Seminário Maior de Coimbra e pelo Museu Nacional de Machado de Castro, envolvendo os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Góis, Lousã, Montemor-o-Velho e Pampilhosa da Serra, bem como diversas entidades culturais e institucionais.
A mostra inclui peças executadas em materiais como calcário, xisto e barro, evidenciando a sensibilidade artística e a criatividade de Nunes Pereira na transformação da matéria pétrea em expressão estética. Complementarmente a esta mostra está a ser efetuado o levantamento fotográfico e documental das obras sacras (vitrais, painéis em xilogravura entre outros) executadas e assinadas por Monsenhor Nunes Pereira e que se encontram a ornamentar capelas e igrejas do concelho de Cantanhede.

O CASTELO DE SILVES ACOLHE MAIS UMA EDIÇÃO DOS SUNSET SECRETS. Evento decorre de 2 a 30 de julho, todas as quintas-feiras, a partir das 18h30

 O Castelo de Silves volta a ser palco de mais uma edição dos Sunset Secrets, uma iniciativa promovida pelo Município de Silves que alia música, gastronomia, bem-estar e animação, proporcionando experiências únicas ao pôr do sol, num dos mais emblemáticos monumentos do Algarve.
A edição deste ano tem início no próximo 2 de julho, prolongando-se até 30 de julho, sempre às quintas-feiras, entre as 18h30 e as 23h00. A sessão de abertura estará a cargo dos Mirage People, duo composto por Alfaro (Luís Caracinha) e Echrum (Miguel Guerreiro), que apresentam uma proposta musical assente na fusão de texturas eletrónicas e ambientes cinematográficos, numa experiência sensorial marcada pela intensidade emotiva e pela narrativa musical.
A programação prossegue com os seguintes concertos:
• 9 de julho – Vânia Rodrigues
• 16 de julho – LD Miguel Trio
• 23 de julho – Daniel Kemish
• 30 de julho – Nanook Plays the Blues convida Pedro Gil
Os Sunset Secrets distinguem-se como uma iniciativa singular na região, conjugando a música ao vivo com experiências gastronómicas que destacam produtos locais, nomeadamente a Laranja de Silves e os Vinhos de Silves*, complementadas por massagens relaxantes**, dança e um espetáculo de fogo que contribuem para criar uma atmosfera mágica e inesquecível.
Os bilhetes têm o valor de 10,00 euros para o público em geral e já se encontram à venda na plataforma BOL, no Museu Municipal de Arqueologia, durante o respetivo horário de funcionamento (de terça a domingo, das 10h00 - 18h00) e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy, entre outros). Os ingressos poderão ainda ser adquiridos no próprio dia, no Castelo de Silves, a partir das 18 horas e mediante disponibilidade.
Atendendo ao facto das sessões esgotarem frequentemente com antecedência, recomenda-se a aquisição antecipada dos bilhetes ou a confirmação prévia da disponibilidade antes da deslocação ao local.
Os residentes no concelho de Silves beneficiam de um preço especial de 5,00 euros, mediante aquisição antecipada do bilhete no Museu Municipal de Arqueologia, durante o horário de funcionamento, e mediante apresentação de comprovativo de residência.
O Município de Silves convida todos a fazerem parte desta experiência vibrante e inspiradora, que celebra a cultura, os sabores e a energia do verão no cenário idílico do Castelo de Silves.
 
Horário:
• Todas as quintas-feiras, das 18h30 às 23h00
• Abertura de portas: 18h30
• Lotação: 350 pessoas
 
Mais informações:
* O serviço do restaurante não está incluído no bilhete adquirido
**A massagem está disponível mediante inscrição junto das terapeutas, sujeita à disponibilidade de horário.
 
Informações adicionais:
Setor de Cultura da Câmara Municipal de Silves
Telefone: 282 440 800 | E-mail: cultura@cm-silves.pt

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE OFICINAS CRIATIVAS GRATUITAS PARA JOVENS DURANTE O MÊS DE JULHO

 O Município de Silves, através do setor da Juventude, promove durante o mês de julho, um conjunto de "Oficinas Criativas" integradas no projeto Prata da Casa, dirigidas a jovens entre os 13 e os 17 anos, com o objetivo de estimular a criatividade, promover a aprendizagem e competências artísticas junto do público juvenil.
As atividades irão decorrer no Polo de Educação ao Longo da Vida de Silves e, no caso da Oficina de Folclore, no Teatro Mascarenhas Gregório, nas quartas-feiras, dias 1, 15, 22 e 29 de julho, e incluem propostas diversificadas dinamizadas por colaboradores do Município que integram a Bolsa de Talentos da Câmara Municipal de Silves.
O programa contempla a Oficina de DJ, orientada por Sílvio Madeira, no dia 1 de julho; a Oficina Criativa de Folclore – A tradição de mãos dadas com o futuro, dinamizada por Marta Martins, no dia 15; a Oficina Criativa de Empalhamento de Banco, conduzida por José Teresa, no dia 22; e a Oficina Criativa de Pintura em Acrílico, com Walter Prazeres, no dia 29 de julho.
A participação é gratuita e as inscrições decorrem até ao dia 28 de junho, devendo ser efetuadas online através do seguinte link: https://forms.gle/dJqeipebWSPs42YWA.
O projeto Prata da Casa resulta de uma Bolsa de Talentos composta por trabalhadores do Município de Silves que se disponibilizaram para partilhar os seus conhecimentos com a comunidade.
Ao longo do ano serão promovidas diversas oficinas, com o propósito de incentivar o desenvolvimento de competências artísticas nos mais jovens, ao mesmo tempo que se reconhece e valoriza o talento interno da autarquia.
Para mais informações, os interessados poderão contactar o setor da Juventude da Câmara Municipal de Silves através dos telefones 282 440 800 e 910 118 277, ou do endereço de correio eletrónico juventude@cm-silves.pt.
 
+ SOBRE OFICINAS CRIATIVAS JULHO:
» Oficina Criativa de DJ, com Sílvio Madeira
Data: 1 de julho
Dinamizador: Sílvio Madeira
Programa: seguindo as instruções de Sílvio Madeira vamos aprender técnicas de mistura de som
Local: Instalações do Polo ao Longo da Vida (em Silves)
Horário: 10h00 às 13h00
Duração: 3h
Número de participantes: Mínimo de 5 e máximo de 10 participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos
 
» Oficina Criativa de Folclore – A tradição de mãos dadas com o futuro, com Marta Martins
Data: 15 de julho
Dinamizador: Marta Martins
Programa: seguindo as indicações de Marta Martins, vamos aprender sobre folclore
Local: Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves
Horário: 9h às 13h
Duração: 4h
Número de participantes: Mínimo de 5 e máximo de 10 participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos
 
» Oficina Criativa de Empalhamento de Banco, com José Teresa
Data: 22 de julho
Dinamizador: José Teresa
Programa: seguindo as indicações de José Teresa vamos aplicar a técnica de empalhamento de bancos
Local: Instalações do Polo ao Longo da Vida (em Silves)
Horário: 9h às 16h
Duração: 6h
Número de participantes: Mínimo de 3 e máximo de 5 participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos
 
» Oficina Criativa de Pintura em Acrílico, com Walter Prazeres
Data: 29 de julho
Dinamizador: Walter Prazeres
Programa: seguindo as indicações de Walter Prazeres vamos aplicar a técnica de pintura em acrílico sobre tela
Local: Instalações do Polo ao Longo da Vida (em Silves)
Horário: 9h às 13h
Duração: 4h
Número de participantes: Mínimo de 5 e máximo de 10 participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos

 

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Cantanhede recebe delegação da Prefeitura Municipal de Ourém, no Brasil


Uma delegação da Prefeitura Municipal de Ourém, no Estado do Pará, na região Norte do Brasil, realizou uma visita institucional ao concelho de Cantanhede, tendo sido recebida pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e pela vereadora Célia Simões.
Este encontro permitiu reforçar os laços de cooperação e diálogo entre Cantanhede e Ourém e ainda visitar a terra onde nasceu Pedro Teixeira, militar português que, além do seu papel determinante na defesa da Amazónia contra as investidas holandesa e inglesa, no início do século XVII, comandou a expedição pelo rio Amazonas até Quito, no Equador, tendo contribuído decisivamente para a definição do território do Brasil, o maior país da América Latina e o único deste continente que tem o português como língua oficial.

“A visita da delegação de Ourém constitui uma oportunidade importante para reforçar os laços entre estes dois territórios que partilham uma referência histórica comum na figura de Pedro Teixeira. Mais do que recordar o passado, este encontro permite construir pontes para o futuro, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências”, sublinhou Helena Teodósio.

Ao longo da sua visita institucional ao concelho de Cantanhede, a comitiva da Prefeitura Municipal de Ourém, no Estado do Pará (Brasil), teve a oportunidade de conhecer diversos projetos, equipamentos e espaços de referência do território.

O programa, na segunda-feira, dia 22 de junho, incluiu a passagem pelo Percurso do Marquês, a visita à Capela da Varziela, ao Banco de Recursos da Colmeia, à vila de Ançã e à sede da Associação Empresarial de Cantanhede.

No dia seguinte, a delegação visitou a Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, a Praia da Tocha, o Museu da Pedra e o Museu de Arte e do Colecionismo, terminando com uma visita à Estátua de Pedro Teixeira.
Estas iniciativas permitiram dar a conhecer o património, a dinâmica associativa, social e empresarial, bem como algumas das boas práticas desenvolvidas no concelho de Cantanhede.

A Prefeitura de Ourém manifestou apreço pela receção e demonstrou interesse em desenvolver iniciativas de cooperação.

Pedro Teixeira nasceu em Cantanhede em 1585 e faleceu em 1641 em Belém do Pará, capital do Estado do Pará, onde foi sepultado.



Nota de Pesar pelo falecimento de Carlos Silva


A Câmara Municipal de Águeda manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Carlos Alberto Ferreira da Silva, aos 75 anos.
Carlos Silva foi uma figura marcante da vida autárquica local, tendo exercido funções como Presidente da Junta de Freguesia da Trofa do Vouga entre 2005 e 2013. Após a reorganização administrativa, assumiu a presidência da União das Freguesias de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga, cargo que desempenhou entre 2013 e 2017.
Ao longo do seu percurso, destacou-se pelo seu empenho em prol da comunidade, pelo sentido de responsabilidade e pelo compromisso com o serviço público. Para além da sua atividade autárquica, teve também ligação ao desporto, tendo sido árbitro auxiliar de Raul Ribeiro no principal escalão do futebol português.
O seu percurso ficou também assinalado por uma intervenção ativa no associativismo desportivo, cultural e social, tendo assumido funções de relevo em várias associações, coletividades e instituições da comunidade local.
Neste momento de dor e consternação, a Câmara Municipal de Águeda endereça à família, amigos e a todos os que com ele privaram as mais sentidas condolências.

*Ana Sofia Pinheiro
Técnica Superior
Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | SECÇÃO DE BALLET PROMOVEU SARAU DE ENCERRAMENTO


As alunas e os alunos da Secção de Ballet da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, acompanhadas pela Professora Catarina Pinho, proporcionaram no passado dia 21 de junho, uma tarde diferente aos seus familiares e a muitas pessoas que assistiram ao espetáculo, realizado no Pavilhão Multiusos de Febres, da Gira Sol - Associação de Desenvolvimento de Febres, que gentilmente, cedeu as suas instalações, para a realização do sarau de encerramento do ano letivo que agora termina e que contou igualmente com a colaboração do Municipio de Cantanhede.

As nossas bailarinas e bailarinos, brilharam em palco, sob orientação da professora Catarina Pinho, que aproveitou o momento de celebração do trabalho que desenvolveu ao longo destes últimos meses, para expressar um agradecimento reconhecido a todas (os) as alunas (os), que trabalharam e a todas as pessoas que colaboraram e em especial a Joana Padilha, responsável pela Secção e aos encarregados de educação que confiaram no seu projeto.
Com cenografia de Joana e Maria Padilha, e a “mestria” de Maria Natividade, Amélia Silva, Maria, Milú e Raquel Moreira, que se ocuparam com o guarda-roupa, a aventura do alegre “Capuchinho Vermelho”, a caminho de casa da sua avozinha, que contou com a interpretação da capuchinha Francisca Padilha e das suas amigas e dos seus amigos, “apanha borboletas” e “borboletas”, Benedita Fernandes, Lara Dias, Rosário Leal, Siena Moreira, Júlia Camasão, Luisa Marques, Maria Rita Mendes, Salvador Rodrigo, Alcycia Pandolfo, Aurora Pessoa, Constança Teixeira, Mafalda Leitão, Maria Inês Castilho e Sophie Pandolfo, proporcionaram sem dúvida, um espetáculo de rara beleza que passou pelo palco do Multiusos de Febres e que encantou todas as pessoas que assistiram ao espetáculo, marcando, também, mais um ano letivo de muito trabalho.

No final, Joana Padilha e Catarina Pinho, expressaram o seu grato reconhecimento a todas as alunas e alunos, pela dedicação empenho e alegria que deixarem em cada momento, ao longo do ano lectivo, bem como às suas famílias e em especial a todas as pessoas, que contribuíram, para tornar possível este espectáculo, que constituiu sem dúvida, um momento de grande expressão artística.

QUARTEIRÃO D’A FÁBRICA ENCHE AS RUAS DA MARINHA GRANDE DE ARTE E CULTURA

 O Município da Marinha Grande promove, no próximo dia 4 de julho, o Quarteirão d’A Fábrica, que decorrerá a partir das 15h00, pelas ruas circundantes ao centro histórico da cidade, contemplando uma programação multidisciplinar, que valoriza artistas e criadores locais, numa parceria do projeto A Fábrica e da ACIMG.
Durante 270 minutos, o centro histórico irá transformar-se num espaço aberto à criação, ao encontro e à participação, com propostas pensadas para públicos de todas as idades (M/3). 
A programação distribui-se por vários pontos e inclui exposições, performances, oficinas, música, conversas e experiências participativas, sendo estas últimas sujeitas a inscrição prévia em linktr.ee/teatrostephens.
O programa completo contém:

  • Largo das Histórias - Curadoria de Ana Cordeiro e Marinela Fazendeiro, com parceria de Livros & Companhia - com Língua Gestual Portuguesa
  • Lingering Trees: Reimaginar a Floresta - Curadoria do Teatro do Botão, Fabiana Gomes e Laura Neto         
  • Exposição de Artistas Plásticos e Artesanato - Curadoria de Álvaro Santana
  • Performances de Rua - Curadoria de Álvaro Santana         
  • Exposição Aqui Era! - Curadoria de Marinela Fazendeiro, Vânia Colaço e Tatiana Gaspar         
  • Exposição de Pintura "Open Door" de Sónia Santos - Loja Ortattoo Saloon        
  • Painel Artístico temático da cidade, com Filipe Santos        
  • Almoço com "Concelho" - ACIMG         
  • Desfile de Coleções da Marinha Grande - ACIMG         
  • Coro Improvisado com Inês Apenas         
  • Projeto "É já Ali!" - Carlos Roxo - Oficina para Crianças / Famílias         
  • Cheios de pinta! Cheios de tinta! - Alexandra Nogueira - Oficina para Crianças/Famílias         
  • Guião 3.0 - Gonçalo Lopes e Márcia Lança - Conversa com Ex-Vidreiros no Estúdio Poeiras Glass         
  • Chá das Cinco - Espetáculo Multidisciplinar com Novo Circo, Clown e Música   
  • Equinócio - Espetáculo de Música, no Salsaparrilha Restaurante         
  • PCP com "Senta-te à Mesa e Come"
*Gabinete de Comunicação e Imagem