segunda-feira, 3 de abril de 2023

Marinha Grande | PRESIDENTE DA CÂMARA RECLAMA MELHORIA DOS SERVIÇOS DE SAUDE NO CONCELHO

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, defendeu a criação de melhores condições de acesso aos serviços de saúde, para a população do concelho, numa reunião convocada pela Comissão de Utentes em Defesa do SAP 24 Horas, realizada na noite de quinta-feira, 30 de março, no Auditório do Edifício da Resinagem.

Aurélio Ferreira recordou que tem feito contactos sucessivos com as várias entidades ligadas ao Ministério da Saúde, para saber o ponto de situação relativo às diligências em curso para o pleno funcionamento do Centro de Saúde da Marinha Grande e dos polos de saúde de Vieira de Leiria e Moita, tendo em conta o processo de organização dos serviços de saúde e a falta crescente de médicos de família.

O presidente da Câmara mostrou-se preocupado com o agravamento dos serviços prestados e apelou que "precisamos de cuidar dos utentes da Marinha Grande, de sermos melhor tratados e de termos melhores cuidados de saúde primários”. Aurélio Ferreira salientou a criação de estruturas, seja através de uma Unidade Local de Saúde, seja de outra forma de prestação dos cuidados de saúde, “que assegurem a melhoria do serviço, não esquecendo os utentes nem os profissionais de saúde”.
Na reunião, o diretor executivo do ACES do Pinhal Litoral, Marco Neves, registou “a carência de médicos em todo o país”, devido à aposentação de muitos profissionais e da falta de novos especialistas recém-formados em número que possa garantir recursos humanos para as necessidades das populações. O diretor admitiu que, no concelho da Marinha Grande, a partir do dia 1 de abril irão existir cerca de 7.000 utentes sem médico de família. Marco Neves garantiu que “estamos a trabalhar todos os dias para tentar contrariar esta situação” e garantir “os melhores profissionais de saúde”.
Na reunião com a população estiveram também presentes os vereadores Ana Laura Baridó, António Fragoso e Orlando Joia; os presidentes das juntas de freguesia; deputados municipais; o médico de medicina geral e familiar Rafael Henriques e munícipes; Luís Guerra Marques e Aires Rodrigues, em representação da Comissão de Utentes em Defesa do SAP 24 Horas; e munícipes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário