segunda-feira, 3 de abril de 2023

ESPAÇO C3D MAKERSPACE COVILHÃ MARCA PRESENÇA NA 1ª BIENAL DE CULTURA E EDUCAÇÃO


No seguimento das duas propostas apresentadas, durante o ano passado, pelo Espaço C3D – Makerspace Covilhã nas sessões de planeamento da Bienal de Educação e Cultura, o Município da Covilhã vê agora publicados os dois projetos apresentados.
Em toda a região, estes são os únicos projetos publicados (#103 e #104) promovidos por um Município.

No âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA), esta primeira “Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro”, que decorre até ao dia 30 de junho de 2023, é dirigida à infância e juventude, visando refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa.

A iniciativa, de alcance nacional, cruza diversas áreas artísticas e agrega milhares de jovens e centenas de escolas e de parceiros, de norte a sul do País, contando com a adesão de 440 parceiros, 414 agrupamentos escolares e 332 projetos. Entre os projetos que integram o programa da Bienal encontram-se alguns de continuidade, que já estão a decorrer ou em fase de preparação, como é o exemplo dos dois projetos do Município da Covilhã: o próprio “Espaço C3D – Makerspace Covilhã” e a iniciativa “Mãos na obra em família – Vida e Obra de António Lopes”.

O PNA e esta Bienal têm como objetivo a promoção de uma cidadania cultural ativa, com uma dupla premissa: o reforço das instituições culturais como território educativo e das escolas como núcleos culturais. A Bienal começou a ser preparada há quatro anos, tendo realizado, em 2022, sete encontros preparativos, sempre com a visão de desenvolver “processos com as comunidades e os territórios” e promover a criação, produção, o acesso e a mediação das artes e do património, para e com jovens e crianças, sendo também dirigida aos professores, pais, mediadores e profissionais do setor cultural e educativo.

Projetos do Município da Covilhã:

Nenhum comentário:

Postar um comentário