segunda-feira, 3 de abril de 2023

Ministro da Saúde reuniu em Reguengos de Monsaraz para analisar a falta de médicos no concelho

 O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esteve esta manhã em Reguengos de Monsaraz para analisar a falta de médicos no Centro de Saúde da cidade e para ver as condições de funcionamento desta unidade de saúde. Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, recebeu o governante no Salão Nobre dos Paços do Concelho e reuniu em seguida com Manuel Pizarro, tendo-lhe transmitido que a autarquia iniciou o processo de regulamentação de um pacote de incentivos para atrair e fixar médicos de família no concelho, em articulação com a Administração Regional de Saúde e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central.
 
Marta Prates afirma que “a falta de médicos de família no concelho é um problema muito grave, com cerca de 50 por cento dos munícipes sem médico de família”. A autarca diz ainda que Manuel Pizarro “assegurou que vai dar instruções para que seja criada uma equipa constituída por quatro ou cinco médicos para tratar do processo de transição da USF REMO (Unidade de Saúde Familiar de Reguengos de Monsaraz e de Mourão) para o modelo B até ao final deste ano”.
 
Durante a reunião, Marta Prates apresentou a estratégia municipal de saúde, que entre outras medidas inclui a contratação de um médico para dar apoio aos jovens, informando ainda que pretende avançar para a implementação dos balcões SNS nas freguesias rurais e que está a ser analisada a aquisição de uma unidade móvel de saúde. Manuel Pizarro foi também informado que a autarquia determinou a constituição do Conselho Municipal de Saúde, que pretende criar uma plataforma de informação sobre o concelho para cativar os médicos e propor um protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa ou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz para dar resposta à população sénior.
 
Depois da reunião com Marta Prates, Manuel Pizarro visitou o Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz.
 








 Carlos Manuel Barão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário