sexta-feira, 27 de maio de 2016

360º -- As vacas voadoras de Costa e o contrato que Mourinho esperava há 3 anos

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Nos seis meses de Governo, o tempo é de balanços. Ao conseguir chegar ao poder depois de ter perdido as eleições, Costa pôs a sua primeira vaca a voar. E depois outra, ao puxar BE e PCP para o arco da governação. E ainda outra, ao fazer passar o Orçamento. Mas nem todas as vacam de Costa voam. Há as que ruminam e as que nem da erva se levantam, como foi constatar o Miguel Santos. Não se distraia com as animações da Andreia Reisinho Costa, os temas que resumem o meio ano de executivo são bem sérios. Pode ler também a opinião de Rui Ramos.

O Governo comemorou os seis meses com um conselho de ministros extraordinário. No final, Costa disse que temcumprido os compromissos e que a oposição não lhe merece apreço. Mas o PSD de Passos apontou 17 erros capitais à governação de Costa e o CDS de Cristas falou em desilusão, descrédito e desnorte. O debate quinzenal desta manhã, que vamos seguir em direto, promete ser quente.

Costa falou também sobre a greve dos estivadores e foi claro: há limites para tudo, disse o primeiro-ministro.

Na polémica dos cortes nos contratos de associação com os colégios privados, Marcelo vai mediar na sombra. O Governo e os colégios estarão a tentar um consenso, com o Presidente, que se reuniu com os queixosos "para se informar", a tentar encontrar “um ponto de equilíbrio”.
No seu artigo desta semana, o José Manuel Fernandes fala de "manipulação e erros grosseiros" no estudo em que o Ministério da Educação se baseou para avançar com os cortes..

Em Montemor-o-Velho, um homem barricou-se, matou os pais e avó e depois suicidou-se. Não se conhecem ainda as causas do crime.

Na cimeira de G7 no Japão, os líderes mundiais mostraram grande preocupação sobre a possibilidade do sim vencer no referendo inglês ao Brexit.

Obama já chegou a Hiroshima. A visita é histórica: é o primeiro presidente dos EUA a ir local da bomba atómica de 1946. Mas não pedirá desculpas.


Informação relevante
Mourinho deverá ser oficializado ainda hoje como treinador do Manchester United após já ter assinado contrato. Uma notícia que o treinador português esperava há três anos. Como recorda o Diogo Pombo, a 7 de maio de 2013, treinava ele o Real Madrid e sir Alex Ferguson acabava de deixar o lugar vago no United, Mourinho chorou ao saber que não era o escolhido, mas sim David Moyes. Agora pode chorar, mas de alegria. Espera-se que acrescente também algumas declarações marcantes a estas suas 30 frases icónicas e mais momentos controversos aos muitos que já viveu ao longo da carreira. Carreira que resumimos num vídeo repleto de caretas. Saiba também quem são os seus novos patrões, os donos do Manchester.
Marcelo vai à Alemanha pedir a Merkel que defenda Portugal de sanções por incumprimento do défice.  Sanções que Costa considera que seriam injustas, mas que o Eurogrupo vai voltar a discutir em junho. Até porque o BCE mostrou dúvidas sobre o adiamento dos castigos previstos quer para Portugal quer para Espanha.

O regresso das 35 horas na função pública continua polémico. A votação no Parlamento, prevista para esta sexta-feira, foi adiada para dia 1. Um dos pontos da discórdia é a norma transitória em algumas profissões, como no setor da saúde. A proposta do Governo é que quem tiver de continuar com um horário de 40 horas até 31 de dezembro possa ser compensado com mais dias de férias, pagamento de horas extra, descanso suplementar ou utilização de bancos de horas.
O Congresso do PS é daqui a uma semana (dias 3, 4 e 5), mas já se conhecem dez moções setoriais. Três são sobre temas fraturantes -- drogas, eutanásia e prostituição -- e uma quer limitar o salário dos gestores. A JS domina a agenda com quatro propostas.

Os médicos do hospital de Santa Maria foram ilibados da morte do jovem que esperou três dias por uma cirurgia e sucumbiu a uma ruptura de aneurisma. A Inspeção-geral das Atividades de Saúde não encontrou responsabilidades dos profissionais de saúde.

Nas primárias dos EUADonald Trump reuniu o número de delegados mínimos para a nomeação republicana na convenção de julho. Já nos democratas, Bernie Sanders promete complicar a vida a Hillary Clinton até ao fim. Mais uma ajuda para Trump?

A França está a ferro e fogo. As manifestações contra a reforma laboral do governo socialista de Manuel Valls irromperam em várias cidades francesas. Há relatos de confrontos entre a polícia e manifestantes. As greves sucedem-se. A oposição avança com uma moção de censura. Estará o futuro do presidente François Hollande em risco?

Em Espanha, a cidade de Barcelona vive também uma onda de violênciaHá três dias que há confrontos entre okupas e autoridades. Os jornais espanhóis falam em vazio de poder e apontam o dedo à alcadesa, Ada Colau.


Os nossos Especiais
De Madrid a Lisboa iam dez horas de viagem e outro tanto tempo de preconceitos. Das portuguesas de bigode ao espanhol para todo o serviço, o novo livro de Enrique Pinto-Coelho parte da sua experiência de vida entre Espanha e Portugal para falar de como os estrangeiros veem e vivem agora o nosso país de maravilhas. E de como era nesse tempo de ideias (mal) feitas.

Por falar em livros, a 86.ª Feira do Livro de Lisboa já arrancou com 277 pavilhões. Marcelo (claro) já por lá passou.
Aqui no Observador o Nuno Costa Santos decidiu ir ouvir escritores que contassem histórias desconcertantes que viveram ao longo dos anos no Parque Eduardo VII. 
A revolução de 28 de maio faz 90 anos. No Conversas à Quinta desta semana, o José Manuel Fernandes conversa com Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama sobre quem fez a revolução que acabou com a I República, mas que ainda não tinha programa para a substituir.


Notícias surpreendentes
Neste fim de semana prolongado para alguns, antecipámos as sugestões da semana. Há muito para fazer, incluindo assistir à principal estreia desta semana no cinema: "Bons Rapazes", de Shane Black, com Russell Crowe e Ryan Gosling, um regresso às boas comédias de acção. Mas tem ainda outras opções cinéfilas. Já se prefere a boa mesa, que tal 20 novos pratos para provar em Lisboa? Outra alternativa: a estreia da ARCO no nosso país.

Uma ajuda preciosa para as mulheres. Nestes dias em que tão depressa chove como faz calor e as noites ainda são geladas, o que vestir de manhã pode ser uma dor de cabeça. A Ana Dias Ferreira sugere 30 peças clássicas (básicas) que não podem faltar no (nosso) armário. Obrigada.

Já a riqueza da língua portuguesa pode ser tão fantástica, quanto tramada. Por isso, fizemos um teste para ocupar quem teve direito a ponte. Consegue adivinhar o que significam estas palavras difíceis? Não vale abrir o dicionário.
Portugal é (também) um país de capelas e igrejas que encerram lendas e histórias que têm tanto de desconhecidas como de fantásticas. Guiámo-nos pelo mapa do novo livro de Alberto Júlio Silva sobre "história, lenda e devoção" para lhe revelar as lendas dos lugares santos em Portugal

Se prefere outras paragens, estas infelizmente são aquelas onde não pode ir. Nem você, nem ninguém. Vulnerabilidade, segurança, guerra e proteção da naturezaimpedem que se visite estes 18 lugares património da UNESCO. Ficam as fotos.

Depois de todas estas sugestões, só tenho uma outra, que considero a melhor de todas. Passar pelo Observador a todo o momento para encontrar a melhor informação à distância de um simples clique.  

Tenha um bom fim de semana!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário