sexta-feira, 27 de maio de 2016

O Facebook transformou-se numa importante fonte de informação para cerca da metade dos adultos americanos, aponta uma sondagem divulgada nesta quinta-feira, isto quando há uma crescente preocupação sobre o enviesamento da informação seleccionada pelas redes sociais.
A investigação do The Pew Research Center assegura que 62% dos adultos americanos obtém informação através das redes sociais, e que 18% o fazem frequentemente. Isto indica um papel cada vez mais importante do Facebook e de outras redes sociais como fontes de notícias.
Um estudo de 2012, baseado numa pergunta ligeiramente diferente, apontava que 49% dos adultos americanos obtinham informação nas redes sociais, segundo o Pew. De acordo com a investigação atual, 66% dos utilizadores do Facebook informam-se por meio da rede social, assim como 59% dos usuários do Twitter e 70% do Reddit.
Dado que o Facebook abarca cerca de dois terços dos adultos americanos, a pesquisa conclui que 44% da população total tem acesso a pelo menos algumas notícias através desta rede social. Este estudo é feito no momento em que o Facebook se defende das denúncias de que suprimiu alguns tópicos conservadores dos "temas que marcam tendência".
O Facebook disse na semana passada que não tinha encontrado sinais de enviesamento político na forma como as notícias eram escolhidas, mas anunciou que estava a atualizar os seus critérios editoriais para deixar claro que as suas decisões não estavam baseadas em critérios políticos ou ideológicos. O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, reuniu-se com um grupo de líderes políticos conservadores e comunicou-lhes que a rede social era "uma plataforma para todas as ideias".
Fontes: sapo / afp

Nenhum comentário:

Postar um comentário