quarta-feira, 22 de março de 2017

Orgulho e preconceito. E desconfiança também (a Europa e o Montepio)

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Viva! Aqui vão as últimas dos nossos 'preferidos' destes dias:
Trump foi criticado por um dos seus nomeados. Na audiência prévia à nomeação para o Supremo, Neil Gorsuch lamentou as críticas do Presidente a alguns juízes federais: são "desanimadoras e desmoralizadoras". Já o seu escolhido para os Negócios Estrangeiros teve este desabafo: "Eu não queria este trabalho (...) a minha mulher disse-me que era suposto aceitar".
Fillon viu o seu inquérito alargado. Agora, a investigação também é a suspeitas de “fraude agravada e falsificação” (e já revistou a Assembleia Nacional francesa).
Kim falhou o lançamento de um míssil. Segundo as informações vindas dos EUA, o míssil explodiu segundos depois do lançamento, provando que a Coreia do Norte tem muito caminho pela frente até ser uma ameaça real. 
Por cá, as últimas são estas
O sucessor de Eduardo dos Santos exigiu "respeito" a Portugal. Numa declaração muito democrática, o general João Lourenço disse que a nossa comunicação social tem que se acalmar, porque a angolana "não ataca nem dirigentes, nem outros países". É esta a "situação criada", diz ele.
Um alerta sério, no início do Dia Mundial da Água: todos os anos, a água que se perde era suficiente para abastecer a Grande Lisboa.

As notícias do dia 

Atenção à nossa mancheteo Banco de Portugal pode reavaliar a gestão do Montepio. Escreve a Cristina Ferreira que Carlos Costa está a "equacionar a possibilidade" de abrir processos de reavaliação da idoneidade para o exercício de funções aos membros da equipa de gestão da Caixa Económica Montepio Geral. Em causa estão as notícias que indicam que o banco tentou montar um esquema financeiro artificial para melhorar as contas trimestrais. É com muita cautela que o BdP, interrogado pelo PÚBLICO sobre se pondera reavaliar a idoneidade da equipa de Félix Morgado, comenta o tema. O melhor será ler, para perceber o que está em causa. Mas também esta cronologia: "Cronologia: João Neves, do BES à administração do Montepio Geral".
Ainda sobre o Montepio, o Negócios acrescenta um ponto, mais analítico, mas importante: como o Governo pode intervir.
Bebidas e mulheres, disse Dijsselbloem. E Portugal pediu logo a demissão do líder do Eurogrupo. Imagino que saiba do que lhe venho falar, mas tinha que lhe dizer que a Maria João Guimarães fez um bom (e completo) texto sobre o caso do dia de ontem, explicando o contexto europeu e as reacções por cá (por exemplo, o caso levará a um voto na Assembleia). É claro que esta é uma polémica como a internet gosta. Mas também é caso para nos fazer parar e pensar. O Rui Tavares diz isto. E eu, no editorial, escrevo sobre o Orgulho e Preconceito (não o de Jane Austen, mas o do Norte e o do Sul da Europa).
Outros sinais a reter desta manhã?
Rui Rio, a correr discretamente o país (pensando na liderança do PSD). Será que cheira a fim de ciclo, Margarida?
Os bancos perdoam à Cimpor uma violação dos limites de endividamento. A solução da administração é um aumento de capital até dois mil milhões de euros, diz a Luísa Pinto.
A descida do PEC está em risco. Anota o Negócios (e bem) que o diploma que baixa os custos das empresas continua preso na Assembleia, a 10 dias do prazo para o pagamento. Truque ou incompetência?
Governo começa a descongelar as pensões antecipadasMas já baixou expectativas.
Os médicos não querem os pais a assistir a cesarianas. Pelo menos a Ordem dos Médicos. A Alexandra Campos explica esta divisão de um país em dois (e as razões de lado a lado).
Quase metade dos imigrantes vive em casas sobrelotadas. O problema é idêntico nos jovens entre 20 e 24 anos.
Pagar para apagar a violência? Mais de cinco mil agressores domésticos foram dispensados de ir a julgamento e cumprir uma pena de prisão, diz o DN. Há leis que não se percebem.

Outras leituras 

“Dá mais trabalho ensinar um miúdo a comer do que dar-lhe um tablet”. Chega a hora da refeição e começam os problemas e o choro. Colheres que entram à força na boca das crianças ou apenas com a ajuda de um repertório infinito de músicas, coreografias ou vídeos num tablet. O cenário parece-lhe familiar? “Comer deve ser um momento natural. Não é preciso fazer disso uma festa nem um cavalo de batalha”, diz Filipa Sommerfeldt Fernandes que é especialista em ritmos de sono. Nos últimos tempos, dedicou-se, contudo, a outro tema: como acabar com as guerras à mesa e incentivar as crianças a terem uma alimentação mais saudável e variada. A Romana Borja-Santos falou com ela para dar uma ajuda aos pais.
A Igreja reagiu melhor do que os partidos e os sindicatos à “cultura do indivíduo”. Alfredo Teixeira foi o coordenador da última grande sondagem sobre identidades religiosas. A Natália Faria pediu-lhe uma entrevista e surpreendeu-se com o modo como ele vê a Igreja Católica de hoje. Um exemplo: "Podemos dizer uma coisa simples: as igrejas católicas estão mais vazias. É verdade que algumas estão, mas também há igrejas que estão a abarrotar. Por que é que umas se esvaziam e outras estão a abarrotar? Isto quer dizer que as pessoas estão a fazer escolhas"Para entrar neste texto não é preciso ter fé.
“Isto não é uma inauguração do MAAT”. E entra a Isabel Salema, a contar-nos neste texto: "Quase podíamos dizer que Miguel Coutinho, director da Fundação EDP, encarnou esta terça-feira René Magritte e a sua célebre pintura, Ceci n'est pas une pipe, para negar aquilo que estávamos a ver: o Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT) finalmente terminado". Mas hoje, com a reabertura, o novo museu da EDP inaugura uma exposição-manifesto. Sem cachimbo, mas com boas surpresas, não é Isabel?
15 minutos à Benfica? O mito nasceu com uma vitória, a história lembra uma derrota. O Jorge Miguel Matias pega na bola e conta a história (e dá para mais de 90 minutos de conversa, isso garanto eu).

Hoje na agenda
  • O Presidente da República participa nas cerimónias do primeiro aniversário dos atentados de Bruxelas.
  • O Parlamento escocês aprova hoje uma moção em que pede a Theresa May um novo referendo sobre a independência.
  • Na Assembleia da República os partidos escolheram temas económicos para o debate quinzenal com o primeiro-ministro.
  • Armando Vara vai ser hoje ouvido na comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e gestão da CGD.
  • A 40.ª edição do Portugal Fashion arranca hoje em Lisboa (e a Joana Amaral Cardoso não perdeu a oportunidade para rever a sua história).

Só mais um minuto  

Já abriu o hotel com a pior vista do mundo. É uma provocação com assinatura, a de Banksy. A apenas quatro metros do muro da Cisjordânia, em Belém. 
A Airbnb mudou de nome na China. “Aibiying” traduz-se em bonito: "Recebam-se com amor".
Jane Austen fabricou o seu casamento. Duas vezes, com dois homens diferentes. A escritora britânica, que tão bem descreveu a sociedade patriarcal do século XIX, na verdade nunca casou. Sim, foi ela que escreveu "Orgulho e preconceito". 
Tenha um dia bom! Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário