quarta-feira, 22 de março de 2017

Ex-administrador condenado por corrupção a pena suspensa

O ex-administrador delegado dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) Manuel de Oliveira foi condenado, esta quarta-feira à tarde, a uma pena de prisão de três anos e meio, mas suspensa, por um crime de corrupção passiva para ato ilícito.
O coletivo de juízes do Tribunal de Coimbra, presidido por Ana Vicente, deu como provado que aquele arguido, de 79 anos, recebeu 20 mil euros, em 10 de abril de 2008, para dar preferência aos autocarros da empresa MAN nos processos de renovação da frota dos SMTUC. Entre 2006 e 2009, os SMTUC adquiriram 13 autocarros da MAN e dois de uma marca sueca.
O crime de corrupção ativa para ato ilícito foi imputado ao ex-diretor comercial da MAN Portugal, Luís Paradinha, que o tribunal condenou a uma pena, também suspensa nos seus efeitos, de dois anos e três meses de prisão.
Já a MAN foi julgada pelo crime de corrupção em prejuízo do comércio internacional, mas acabou absolvida. Para o tribunal, Luís Paradinha "extravasou as suas funções" ao subornar Manuel de Oliveira.
Luís Paradinha, que está envolvido num processo-crime semelhante em Braga, avançou, ao JN, que vai recorrer da sentença. O mesmo prometeu fazer o advogado Jacob Simões relativamente ao arguido Manuel de Oliveira, que se mostrou bastante abalado à saída do tribunal, onde foi confortado com abraços de vários elementos da Comissão Política Concelhia do PSD de Coimbra.
Manuel de Oliveira presidia àquela estrutura partidária quando cometeu o crime de corrupção, mas, atualmente, é o presidente da Junta de Santo António dos Olivais, que corresponde à mais populosa das freguesias de Coimbra. Ainda não anunciou se vai recandidatar-se a este cargo nas eleições autárquicas deste ano.
Fonte: JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário