domingo, 17 de setembro de 2017

Eu, Psicóloga | Vencendo a procrastinação



Quem tem TDAH, frequentemente enfrenta problemas com a procrastinação. Os especialistas afirmam que essa é a única doença que pode estar relacionada ao hábito frequente de procrastinar. O problema principal dessas pessoas é a dissociação do tempo presente.

É comum de acontecer com o portador, por exemplo, de sentar-se para estudar e trabalhar e depois de poucos minutos perder completamente a concentração e se pegar olhando para as paredes. Ele acaba desperdiçando horas nessa distração e tendo dificuldades em realizar aquela tarefa, que se torna maçante, cansativa e muitas vezes acaba sendo deixada de lado. 

Se você sofre com esse problema, saiba em primeiro lugar que não é o único, e que ele tem uma solução. Por mais difícil que possa parecer, se você usar as técnicas certas e encarar o problema de frente, sendo honesto consigo mesmo sobre sua condição, certamente poderá combate-lo e tornar-se uma pessoa muito mais centrada e produtiva. 

Hábitos e costumes são sim um pouco difíceis de mudar. Porém, é a persistência diária, somada de mudanças gradativas, que trazem os melhores resultados.

Se esforce para começar

O primeiro passo que você deve dar para vencer a procrastinação é: se esforçar para começar. Pode parecer óbvio e desnecessário falar isso, mas a realidade é que, muitas vezes, a maior fase da procrastinação é aquela que acontece antes da atividade ser iniciada.

Nós costumamos relutar muito em dar início a uma atividade necessária, especialmente se ela for difícil ou demorada. Em busca do prazer momentâneo de fazer algo apenas por diversão ou de simplesmente não fazermos nada naquela hora, vamos adiando nossas obrigações.

Adiar o início é algo que pode acabar se estendendo por muito mais tempo do que você imagina, prejudicando completamente os resultados que eram esperados.


Não vamos dizer que começar é simples, pois é realmente a parte mais complicada, que exige mais esforço. É o momento em que saímos da nossa zona de conforto, de um estado de total inércia, e nos esforçamos para fazer o que deve ser feito.

Quando precisar fazer algo, tente concentrar todas as suas forças no começo, sem pensar muito em tudo que terá que fazer dali pra frente. Assim, você conseguirá diminuir muito seu tempo de procrastinação.

Seja proativo

Para conseguir deixar a procrastinação de lado, você precisa ter proatividade. Ser proativo significa fazer alguma coisa por vontade própria. Ter atitude, ter vontade de fazer. É como quando um funcionário não espera ninguém lhe dar ordens para cumprir suas funções, ele toma a atitude de fazê-las. E quando terminou, procura outras.

Uma coisa que faz com que acabemos adiando nossas tarefas, desde as mais simples até as mais complexas, é encará-las como uma obrigação imposta pelo ambiente ou por alguém, e não como algo que faremos em nosso próprio benefício.

Se você deseja mudar sua condição de procrastinador, essa vontade tem que partir de dentro de si. Você deve avaliar como a mudança será benéfica, como ela vai facilitar a sua vida e diminuir seus problemas, e vê-la como uma coisa boa e não como uma obrigação.


A proatividade servirá como uma força, que vem de dentro e lhe impulsiona a ir em frente. Ela é como se fosse um motor do seu próprio corpo, que te coloca em movimento independente de qualquer fator externo. Em seguida, falaremos sobre como encontrar motivação.

Descubra o que te motiva 

Tudo aquilo que fazemos é porque de alguma forma fomos motivados. Essa motivação pode ser causada por dor, esperança ou consciência. Para superar a procrastinação,  trabalhe com a sua consciência e deixe que ela te motive.

Lembre-se de todas as conquistas que alcançou nas vezes em que deixou de procrastinar e partiu para a ação. Tente se recordar de tudo que seu esforço lhe trouxe de bom. Isso vai incentivá-lo a ir atrás da mudança e adquirir novos hábitos.

Pratique sua consciência para que ela, de forma automática, já lhe faça pensar quais serão as consequências quando você tomar determinada atitude. Não permita que sua motivação seja a dor ou a esperança, que podem não trazer os resultados imaginados.

Saiba diferenciar interrupção de procrastinação

Nem sempre parar de fazer alguma coisa é procrastinar. Algumas vezes, quando deixamos algo de lado, isso significa apenas que analisamos melhor a situação e percebemos que ela não estava trazendo resultado algum.

É importante saber diferenciar esses dois tipos de caso para não acabar se obrigando a dar continuação a uma atividade apenas pelo receio de procrastinar. Saber definir com clareza a real importância do que está fazendo irá te ajudar, a saber, a hora de desistir.

Quando estiver fazendo alguma coisa e pensando em desistir, pare e reflita. Analise quais são os pontos positivos e negativos que aquilo está lhe trazendo no momento e lhe trará no futuro. Pode ser que você perceba que não é bem como você havia imaginado.


Se o saldo dessa avaliação for negativo, ou seja, se estiver lhe atrapalhando mais do que lhe ajudando, talvez seja melhor desistir. Não se sinta culpado nem fraco, saiba que você fez uma boa escolha.



Fonte: Livro: Como vencer a procrastinação, mesmo sendo um adulto com TDAH. (Vinícius de Paula)

Nenhum comentário:

Postar um comentário