O Movimento Autárquico de Renovação (MAR) apresenta no sábado o engenheiro civil Rui Terrível como candidato à presidência da Câmara de Mira, tendo “as questões ambientais” como prioridade na agenda política.
“Vamos dar prioridade às questões básicas: água, saneamento, resíduos”, disse hoje à agência Lusa o candidato, que acusa o atual presidente do município, Raul Almeida, de “autorizar, por edital, a prática de verdadeiros crimes ambientais”.
Rui Terrível, que é deputado municipal eleito em 2014 pelo MAR, acusa o atual presidente de incentivar residentes nas localidades de Carromeu e Casal de São Tomé a ligarem as suas habitações à rede de saneamento desta zona, que considera sub-dimensionada. Alega que a rede apresenta fugas que contaminam valas de água na zona dos Moinhos da Fazendeira, que desaguam na Lagoa de Mira.
“O saneamento está concessionado à Águas do Centro Litoral, com fatura crescente e crescentes atentados às massas de água do sistema hídrico, que a nosso ver inviabiliza a ida a banhos nas massas de água doce”, argumenta Terrível na sua página do Facebook, pondo também em causa a qualidade da água em duas captações do concelho, na Lagoa e à entrada da Praia de Mira.
Nas autárquicas de 2013, a lista de independentes Movimento Autárquico de Renovação (MAR), encabeçada por José Garrucho, recolheu mais de onze por cento dos votos entrados nas urnas, acabando por eleger um vereador, numa eleição muito apertada, decidida por apenas 89 votos a favor de Raul Almeida.
Nas autárquicas deste ano, o panorama volta a ser de equilíbrio. Raul Almeida recandidata-se e tem como adversário principal no PS o médico Manuel Martins, uma personalidade com grande experiência autárquica.
Rui Terrível acredita que movimento independente vai ter um resultado ainda melhor do que há quatro anos (em que beneficiou do método de Hondt para roubar um vereador ao PSD), mantendo-se como o fiel da balança do futuro executivo.