quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Cuidados Paliativos em Cantanhede estão em “risco de falência”

Resultado de imagem para Cuidados Paliativos em Cantanhede estão em “risco de falência”
Os Cuidados Paliativos do Hospital de Cantanhede, que servem doentes terminais de Coimbra, Figueira da Foz e Leiria, está em "risco de falência eminente" por falta de médicos, alertou o Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC).
Numa nota de imprensa, o SMZC classifica a situação como "dramática", sublinhando a importância do serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de Cantanhede para a região, prestando serviços a doentes oncológicos terminais "com situações agudas complexas" provenientes do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Hospital da Figueira da Foz e Hospital de Leiria.
O hospital, explica o sindicato, tem 18 camas de internamento de Cuidados Paliativos e 30 camas de Cuidados Continuados, existindo apenas duas profissionais de Medicina Interna do quadro do hospital a dar assistência às duas unidades.
"Devia haver três médicos dedicados exclusivamente aos paliativos e um para os continuados", disse à agência Lusa a presidente do SMZC, Vitória Martins, sublinhando que as duas médicas que asseguram o serviço estão "a trabalhar numa sobrecarga imensa" e já "com sinais de exaustão".
Segundo Vitória Martins, caso uma das duas médicas adoeça ou entre de férias a situação vai-se tornar "insuportável".
De acordo com a dirigente sindical, a situação já tinha sido exposta em 2016 pela administração, que pediu a contratação de médicos de forma excecional, sendo que até agora não houve qualquer resposta por parte da tutela.
"É extremamente preocupante que a Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Cantanhede, pioneira na região Centro e com experiência desde 2007, com excelentes profissionais com competência na área, esteja em risco por total ausência de atenção ao problema por parte da ARS [Administração Regional de Saúde] Centro, ACSS [Administração Central do Sistema de Saúde] e, em última análise, do Ministério da Saúde", sublinha a direção do SMZC na nota de imprensa enviada à agência Lusa.
Entretanto, o sindicato mandou um ofício à ARSC, ACSS e ministério para "que sejam tomadas medidas", referiu Vitória Martins.
A agência Lusa tentou obter uma reação junto da ARSC, mas sem sucesso.

Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário