terça-feira, 19 de setembro de 2017

Pais, façam queixa dos manuais. Autárquicas, consequências em câmara lenta

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 

Bom dia! 
Aqui estão as principais notícias desta noite:

Chama-se Maria e atingiu a categoria 5: o furacão atingiu as Caraíbas, com rajadas de vento a atingir os 250 km/h. o primeiro-ministro de Dominica fala em “danos generalizados” e diz que a ilha perdeu “tudo o que o dinheiro pode comprar”. O grande medo é o que ficou por baixo dos escombros e o que vai acontecer à passagem de Maria por Porto Rico. A notícia fica em actualização.
Guterres abriu as portas da ONU com um desafio sobre o clima: "As emissões estão a descer, mas não é o suficiente. A temperatura ainda está a aumentar," pelo que é imprescindível subir a ambição do acordo de Paris. Trump não estava na sala, mas já esteve com Guterres (com críticas à ONU e elogios ao português). Hoje é a vez do presidente americano a falar - com o nuclear na agenda.
Aung San Suu Kyi quebrou o silêncio sobre a crise dos Rohingya: "Myanmar não teme o escrutínio", disse a Nobel da Paz num discurso televisivo, desafiando os diplomatas a irem ao país - depois de ter impedido a entrada da ONU no território.
A Toys ‘R’ Us pediu falência nos Estados Unidos, deixando em dúvida o futuro das suas mais de 1600 lojas e mais de 64 mil empregados. A concorrência das compras online e das grandes cadeias de distribuição com descontos está, definitivamente, não está a ser uma brincadeira.

No Público hoje

A nossa manchete faz serviço público: o Governo desafia os pais a fazer queixase receberem manuais estragados. Ao ministério não chegaram protestos sobre o estado dos manuais escolares redistribuídos neste “ano zero” dos manuais gratuitos, mas ao PÚBLICO chegaram livros riscados, corrigidos a caneta, colados e - mesmo assim - dados pelas escolas aos pais. Feliz com os resultados, o Executivo já estuda para um terceiro passo: um possível alargamento de reutilização dos manuais ao 2º ciclo.
E mais uma notícia útil: os voos cancelados da Ryanair vão dar direito a indemnização. Até ao final de Outubro são mais de 100 os voos da Ryanair cancelados com origem ou destino em Portugal. E o Porto é a cidade mais afectada.
Falando em chegadas, fica uma notícia da concorrência: a nova lei da imigração fez disparar os pedidos de autorização de residência. Em 1300%, diz o DN.
E outras chegadas a Portugal: os vistos gold atraíram vários envolvidos em escândalos de corrupção. Incluindo empresários e políticos brasileiros e angolanos. A lista foi obtida pelo Expresso e pelo The Guardian. Queríamos investimento, saiu-nos um problema.
Falando em problema, saiu a fava a Centenoa recapitalização da CGD deve contar toda para o défice, diz o Negócios. E lá voltamos ao 'ai Jesus' do défice acima dos 3%.
A boa notícia é que ontem Portugal foi estrela nos mercadosdepois da saída do lixo. Agora, será tempo de reduzir a almofada - e de manter a fidelidade às regras europeias, avisa a S&P. E diz Marcelo: a luta continua.
Centeno, entretanto, andou numa guerra com Passos. E a conclusão da batalha é que o IRS, afinal, não desce para todos (e, se calhar, o Eurogrupo não é bem uma prioridade para Costa).
Noite fora, Assunção Cristas fez um desafio ao Governoentregue já o Orçamento (ou cale-se até às autárquicas).

Paragem obrigatória

As leituras recomendadas do dia começam, claro, por aqui:
1. Autárquicas: as consequências virão em câmara lenta. A campanha arranca hoje e já sabemos como acaba, certo? Não, não conte com isso: a Leonete Botelho foi buscar as cassetes de eleições passadas e medir o pulso aos partidos hoje e mostra como alguma coisa vai mexer - mesmo que ao ralenti. Convém não esquecer: as autárquicas já fizeram cair dois governos (sim, dois). E hoje cada partido tem a sua versão do pesadelo bem à vista. É por tudo isto que eu digo, no Editorial, que a noite eleitoral vai ser um clássico (ou dois).
2. Contra os neonazis, fazendo troça deles. Na outra campanha, a das eleições alemãs, está a Maria João Guimarães, descobrindo uma história que merece ser contada. Começa assim: "Foi uma ideia que saiu 'de cigarros e cerveja', diz Fabian Wichmann, da organização Exit-Deutschland, que ajuda no processo de saída de neonazis dos grupos de extrema-direita. Todos os anos, um grupo de neonazis marcha até ao local em que foi enterrado o antigo líder nazi Rudolf Hess, na cidade de Wunsiedel, na Baviera. Os habitantes estavam fartos, já tinham tentado tudo: a campa foi retirada, houve contra-manifestações, nada resultou. Até que surgiu a ideia: pô-los a marchar contra si próprios, fazendo ao mesmo tempo troça deles." É tão delicioso que não dá para parar, não é? Então siga por aqui.
3. O amor pode “curar” um psicopata? James Fallon é um neurocientista norte-americano que descobriu acidentalmente que tem um cérebro de psicopata. Por causa disso, tornou-se famoso. Agora estuda como os sonhos podem, afinal, ser previsões do futuro - e o Vaticano encarregou-o de descobrir as formas mais eficazes de transmitir ternura. A Andrea Cunha Freitas tentou entrar no cérebro dele.
4. A cirurgia plástica que também pode tratar enxaqueca. Sim, claro que é a sério. Uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do Centro Hospitalar de São João realizou, pela primeira vez em Portugal, uma cirurgia plástica minimamente invasiva para o tratamento de cefaleias. E apagando rugas da testa. Não será um duplo milagre, porque a ciência demorou muito a chegar aqui. A paciente, Maria José Gonçalves, confere o sucesso: “É o paraíso”.

O dia à nossa frente

Começa a assembleia-geral da ONU, com Temer e - logo depois - Trump a discursar. António Costa estará por lá também. Em Lisboa, Marcelo abre a Cimeira Mundial do Alzheimer, na Fundação Champalimaud, também com a presença da rainha de Espanha. No Parlamento há conferência de líderes - mas os políticos estarão mais entretidos com a campanha das autárquicas do que outras conversas. O que há, também, é o anúncio do vencedor do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. E futebol, com um Sporting-Marítimo a abrir a Taça da Liga.
Para fechar, anote esta boa notícia: o Panorâmico de Monsanto reabriu. Já não é restaurante mas faz jus ao nome: é um miradouro.
Aqui, no PÚBLICO, também temos um miradouro - mas para as notícias do dia. Estaremos sempre atentos - e de portas abertas. Para si.
Que tenha um dia feliz e produtivo. Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário