segunda-feira, 9 de abril de 2018

Projeto “Livro Livre” em exposição na Biblioteca Municipal de Torres Vedras no âmbito das comemorações do 25 de abril

De 16 de abril a 31 de maio a Biblioteca Municipal de Torres Vedras acolhe a exposição do projeto “Livro Livre”.
Trata-se de um projeto pedagógico para refletir sobre a liberdade e a democracia, criado por Francisco Bairrão Ruivo (historiador), Danuta Wojciechowska (ilustradora) e Joana Paz, que pressupõe a construção de diversas narrativas que focam a democracia e os direitos e liberdades fundamentais como principal “herança de Abril”.
Pretendeu-se com este projeto lançar desafios de caráter criativo para incentivar jovens, nascidos muito depois de 1974, já num espaço de liberdade, democracia e direitos adquiridos, a pesquisar sobre o assunto e recolher testemunhos reais, colecionando-os num livro. Desta forma são por pleno direito coautores do mesmo, proporcionando-se uma oportunidade ímpar de sensibilização para perceberem que o 25 de abril foi uma conquista dos seus pais e avós, fazendo parte de um momento recente da história coletiva nacional.
Várias turmas das escolas básicas do Maxial e de Campelos “agarraram” o desafio e desenvolveram este projeto em articulação com a Biblioteca Municipal e a respetiva biblioteca escolar.
Cada aluno registou acontecimentos, contados por parentes ou amigos que viveram e lembram o que se passou durante o 25 de abril de 1974, imortalizando esses acontecimentos escrevendo-os, acompanhado por desenhos ou fotografias. Cada livro é personalizado para se tornar um exemplar único e especial para cada um dos jovens escritores participantes.
Esta exposição apresenta o LIVRO LIVRE e sugestões para o trabalhar, mostrando obras que resultaram da investigação e reflexão dos jovens leitores que, ao desenvolverem o livro, se tornaram, também, seus coautores.
Esta iniciativa integra o programa comemorativo do 44.º aniversário da “Revolução dos Cravos” do Município de Torres Vedras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário