segunda-feira, 9 de abril de 2018

360º- Entre o apoio de Jesus aos jogadores e os lenços brancos das bancadas, o que fará o presidente do Sporting? E as 15 provas que condenaram Lula

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... temos de com começar por falar de futebol, porque o Sporting ganhou, mas a crise no clube não acabou. Na vitória por 2-0 frente ao Paços de Ferreira, com todos os jogadoressuspensos no relvado depois de uma rebelião inédita e inacreditável de 24 horas, Bruno de Carvalho percebeu que não tinha os adeptos do seu lado. O facto de antes do jogo ter feito mais um comunicado em que falava em bufos no balneário e responsabilizava jogadores desestabilizadores sem os nomear, contribuiu ainda mais para um ambiente que vai prolongar a tensão em Alvalade (onde já houve uma demissão e Jaime Marta Soares acaba de dizer, na TSF, que estão "esgotadas as hipóteses"do presidente).

Ainda no futebol, o FC Porto venceu o Aves por 2-0, deixando assim todas as expectativas em aberto para o clássico (provavelmente decisivo para o título) de domingo na Luz. A distância para o Benfica mantém-se num ponto, já que em Setúbal o Benfica conseguiu a vitória com umgolo de penálti no último minuto

Nas eleições na Hungria, Viktor Urbán foi reeleito com uma maioria confortável. O líder do partido de direita, anti-europeísta e anti-emigração tornou-se assim o segundo líder europeu há mais tempo no poder, só atrás de Angela Merkel. No discurso da vitória deixou uma frase para os líderes da UE ouvirem: “No futuro seremos mais capazes de defender a nossa pátria".

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se depois de um novo ataque com armas químicas na Síria que fez pelo menos 70 mortos. A Rússia fala em “falsas conjeturas”, mas Trump foi muito violento na reacção: criticou russos e iranianos por apoiarem o “animal Assad".

O despiste de um autocarro que vinha de uma viagem de finalistas, fez um morto, quatro feridos graves e 29 feridos considerados ligeiros.

Outra informação relevante

Com mais de 24 horas de atraso em relação à ordem dojuiz Sérgio Moro, algumas tentativas judiciais de atrasar mais o processo, muitas manifestações populares de apoio e uma missa show em honra da mulher, Lula da Silva entregou-se finalmente sábado à polícia e foi preso. A Cátia Bruno reuniu as 15 provas que convenceram os juízes a condenar Lula, que ainda têm mais seis casos pendentes na Justiça.

O tema Lula dominou toda a atualidade (as questões do Sporting são mero folclore interno futebolístico perante a prisão do ex-presidente de um grande país, que mesmo assim se mantém como candidato às próximas eleições).Foram por isso vários os artigos que publicámos para lhe explicar a situação vivida intensamente no Brasil:


Por cá, os prazos e os passos da Justiça são bem diferentes. Por isso, a fase de instrução criminal da Operação Marquês deve iniciar-se apenas em setembro, quase um ano depois de Sócrates e mais 27 arguidos terem sido acusados. O juiz Carlos Alexandre deverá dar ainda em abril um prazo entre os 90 e os 120 dias para que as defesas possam contestar a acusação, explica o Luís Rosa. 

Na política interna, foi um fim de semana de protagonismo para Marcelo. Primeiro, vetou a lei que permitiria a engenheiros assinarem projetos de arquitetura, fez as suas críticas e obrigou o PS a enviar recados. Depois, para tirar algumas dúvidas, disse, em entrevista ao jornal espanhol La Voz de Galicia, que o “milagre na economia” começou com Passos Coelho.

Se também ainda houvessem dúvidas, foi o próprio António Ramalho quem as dissipou, à Antena 1 e ao Jornal de Negócios. O Estado pode ter mesmo de voltar a injetar capital no Novo Banco. Justificação: fazer uma "maratona pela sustentabilidade".

Nota ainda para mais críticas do PCP ao Governo,exatamente por causa das ajudas à banca, e, coincidência ou não, para a defesa de antecipação das legislativas por parte de Centeno.

Centeno que, num artigo no Público, avisa (o PCP e o Bloco?) quenão vai pôr em risco o sucesso alcançado na economia.

Novidades ainda sobre o combate aos fogos (estas boas).As aldeias de maior risco vão ter um “oficial de segurança"para  transmitir avisos à população, organizar evacuações e realizar ações de sensibilização.

E na Saúde e Educação (estas más), onde ainda há mais de 120 vagas para médicos por preencher no SNS e as escolas só têm só tem dois nutricionistas para fiscalizar as refeições escolares, segundo o JN (sem links). O surto de sarampo também continua a aumentar: há oito novos casos e já são 105 os infectados

Na República Centro-Africana houve mais um acidente com a missão portuguesaDesta vez, um militar ficou ferido com estilhaços de granada, mas sem gravidade.

Na Alemanha, a polícia impediu um ataque terroristacom facas na meia-maratona de Berlim. O incidente aconteceu um dia depois de um carro ter avançado sobre pessoas que passeavam na cidade de Münster, causando dois mortos e 20 feridos. Mas neste caso, a polícia negou quaisquer ligações terroristas e disse que o autor do ataque tinha problemas psicológicos.

Kim Jong-un estará mesmo disponível para discutir o fim de programa nuclearQuem o garante é uma fonte do governo norte-americano, quando se aproxima a cimeira entre EUA e Coreia do Norte.

Os nossos Especiais

O maior desastre militar português faz hoje precisamente 100 anos: e há um diário de um português em La Lys que ajuda a perceber porquê. A Maria José Oliveira revela pela primeira vez o “Dicionário de Campanha", reconstruído pelo bisneto de Ricardo Rangel Gomes, militar do CEP, preso a 10 de abril de 1918, que escreveu sobre a sua vida na Frente Ocidental.

A polémica do apoio às artes está longe de se resumir aos gritos das últimas semanas e à resposta em dinheiro dada pelo Governo a quem falou mais alto. O José Carlos Fernandes foi ao baú da história ver como tem sido apoiada a cultura em Portugal nos últimos 20 séculos para tentar responder à pergunta: os artistas vivem do ar?

A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre os protestos organizados: "É razoável supor que os protestos produziram dano efectivo na vida de Passos Coelho: antes havia três universidades interessadas na sua contratação, depois dos protestos só uma realmente avançou".
  • Luís Rosa escreve sobre a corrupção e a esquerda: "A corrupção não é de esquerda nem de direita, não é católica nem protestante, não é branca nem preta e não é do norte nem do sul. A corrupção atinge todos os países, partidos e grupos sociais".
  • Diana Soller escreve sobre a Hungria: "É muito cedo para declarar a morte da democracia liberal, mas o triunfo de Viktor Orbán mostra o tremendo erro o Ocidente ao pensar que este regime era um dado adquirido e podia parar de o defender".
  • Helena Matos escreve sobre a judicialização da política em "A Coisa": "A coisa tornou-se óbvia em 2003 durante o processo Casa Pia. Depois veio José Sócrates e a coisa agigantou-se. A coisa primeiro estranha-se. Depois entranha-se".
  • João Carlos Espada escreve sobre o tribalismo: "Será possível evitar o choque tribal entre populismo e liberalismo iliberal?".
  • João Marques de Almeida escreve sobre o Brasil: "No meio desta radicalização, alguns generais do Exército brasileiro fizeram declarações preocupantes. O que fará o Exército se houver conflitos e violência nas ruas nos próximos dias?".
  • Alberto Gonçalves escreve sobre a polémica do apoio à cultura: "Bernardo Lapa celebrou o governo de esquerda, que assumiria a responsabilidade que lhe cabe na Cultura, distribuindo os rendimentos da população bronca pelos agentes” susceptíveis de a iluminar".
  • John Glen, Deputado ao Parlamento do Reino Unido, escreve sobre o caso Skripal: "Ficaria encantado se os nossos visitantes russos pudessem visitar os locais mais característicos da nossa cidade e usufruir da nossa hospitalidade. A nossa questão não é com a Rússia, é com o Kremlin".
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve sobre os paradoxos da Páscoa: "Ao contrário das outras ressurreições de que nos falam os Evangelhos, a de Cristo não foi um mero regresso à existência anterior à morte".
Notícias surpreendentes
As entrevistas das Questões do Forno Interno do Rui Miguel Tovar são sempre inesperadas. A última é uma conversa muito bem disposta com Jokanovic que chegou ao Funchal para jogar um ano e já lá está há 25, entre uns treinos na Luz e um contrato com o Sporting. Fica a frasetcham: “O Nuno Gomes era um medroso do..."

O novo romance de Carlos Alberto Machado tem um primeiro-ministro corrupto, metido em "offshores, pontes, têgêvês, auto-estradas e outlets megalómanos". Mas também tem russos, tiros e um polícia intelectual. Será "Puta de Filosofia" um policial sobre Sócrates?


Se preferir uma boa exposição, tem inéditos de Tabucchi em exposição na Gulbenkian.

Depois da crise real, as imagens da harmonia familiar (pelo menos para espanhol e mundo ver)A rainha Letizia e a rainha emérita Sofia apareceram lado a lado, como se fossem agora as melhores amigas, depois daquele vídeo da discussão pascal (e de outras guerras que vêm de longe). 
Entre o caso insólito do futebol interno do Sporting e as situações graves que se vivem internacionalmente, do Brasil à Síria passando pelo Hungria, terá muito para ler ao longo do dia no Observador

Boa segunda-feira (e se está a maldizer o trânsito, olhe que não tem razões para isso: Portugal está longe de ter as cidades com as filas mais infernais do mundo)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário