segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Câmara Municipal da Marinha Grande | Detetados ninhos de vespa asiática no concelho


Detetados ninhos de vespa asiática no concelho


Resultado de imagem para Detetados ninhos de vespa asiática no concelho
A Câmara Municipal da Marinha Grande identificou a existência de ninhos de Vespa “velutina” ou asiática (“Vespa velutina nigrithorax”), espécie predadora da abelha europeia.

Até ao momento foram detetados e reportados à Câmara Municipal da Marinha Grande um total de doze ninhos de Vespa velutina ou asiática, 9 dos quais na freguesia da Marinha Grande e 3 na freguesia de Vieira de Leiria, localizados maioritariamente em árvores de grande porte (20 a 25 metros).

Os cidadãos não devem remover e/ou destruir os ninhos por si identificados. Devem comunicar diretamente com a Câmara Municipal da Marinha Grande ou com as respetivas Juntas de Freguesia. Podem também utilizar a plataforma eletrónica SOS Vespa (www.sosvespa.pt) ou contactar a linha SOS Ambiente (808 200 520).

Após a comunicação dos casos, é efetuada uma deslocação ao local pelos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil / Gabinete Técnico Florestal. Caso se confirme trata-se de um ninho de Vespa velutina ou asiática, a situação é comunicada à empresa contratada pela Câmara Municipal para o efeito e agendada a destruição do ninho.

O controlo da Vespa velutina ou asiática, é efetuado através da remoção e eliminação dos ninhos com a aplicação de um inseticida, por pulverização diretamente nos ninhos.

A Vespa velutina é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera), proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da India, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia.
     
Na época da primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados. Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar: na apicultura - por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas; e para a saúde pública – não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

Podem ser obtidas mais informações em www.sosvespa.pt ou em www.icnf.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário