segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Sete pessoas mortas em ataque a uma viatura em Cabo Delgado





Pelo menos sete pessoas que seguiam numa carrinha de caixa aberta foram mortas na manhã de domingo, no primeiro ataque contra uma viatura de transporte de civis.

O ataque ocorreu no distrito de Nangade, quando um grupo armado interceptou uma carrinha de transporte de passageiros na estrada que liga a vila distrital de Palma e o posto administrativo de Pundanhar.

Depois de forçar a paragem da viatura através de tiros, o grupo ordenou que todos os ocupantes abandonassem a carrinha, tendo de seguida decapitado o motorista e matado, com recurso a catanas, seis passageiros, a maioria mulheres.

A Polícia em Cabo Delgado ainda não se pronunciou sobre este ataque, o primeiro que é dirigido contra uma viatura de transporte de passageiros. Já no sábado, os insurgentes atacaram a aldeia de Mussemuku, na parte continental do distrito do Ibo, mas sem registo de vítimas humanas.

Fontes contactadas pela nossa reportagem indicam que no mesmo dia, as Forças de Defesa e Segurança capturaram supostos integrantes do grupo que desde Outubro de 2017 está a criar terror nos distritos do norte de Cabo Delgado.

O grupo intensificou os ataques nos últimos meses, forçando várias comunidades costeiras de Macomia e outros distritos a abandonar as suas aldeias.

Em Outubro do ano passado, iniciou o primeiro julgamento de pessoas acusadas de envolvimento nos ataques armados, num total de 189 arguidos. O julgamento deverá retomar com a audição de declarantes, segundo apurou o O País junto do Tribunal Judicial da província de Cabo Delgado.

Em Dezembro último, o Ministério Público acusou mais cinco pessoas de participação nos ataques, com destaque para o empresário sul-africano Andre Hanekom, de 60 anos, apontado como “financiador, logístico e coordenador dos ataques.

O País

(noticias.mmo.co.mz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário