quinta-feira, 16 de abril de 2020

Amanhã: Caldas da Rainha reabre “Praça da Fruta” na Expoeste

A Câmara das Caldas da Rainha vai reabrir, a partir de amanhã (sexta-feira, 17 de Abril), a emblemática “Praça da Fruta”.

A “ Praça”, que estava suspensa desde 16 de Março devido à crise pandémica causada pela COVID19 , irá funcionar provisoriamente no Pavilhão da Expoeste, todos os dias da semana, entre as 08H00 e as 15H30, com rigorosas regras sanitárias e de protecção para que esteja garantida a segurança de quem compra e quem vende. A Câmara investiu trinta mil euros na preparação do espaço.
Num contexto de múltiplos condicionamentos, a Autarquia preparou esta solução para continuar a manter o mercado vivo, apoiando produtores e vendedores locais a escoar os seus produtos, bem como garantir o acesso dos caldenses às frutas, legumes e outros alimentos que ali são comercializados.

Os cerca de 100 vendedores habituais da “Praça” aderiram à iniciativa, sendo que nem todos estarão presentes diariamente. A Autarquia estima que a média será de 40 a 70 vendedores.

As bancas serão as mesmas mas com dois metros de distância entre elas. Os corredores, com 6 metros de largura, asseguram uma circulação desafogada e segura. Os produtos expostos estarão protegidos por uma película.

Máscara, luvas e gel compõem o kit de protecção que será fornecido aos vendedores. Os clientes também deverão utilizar máscara.

Para evitar que as pessoas coloquem os sacos no chão também estarão disponíveis carrinhos de compras.

Numa fase posterior, o Município está a preparar ainda uma plataforma de venda online dos produtos da “Praça”, com entrega ao domicílio.

No início desta semana, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, já tinha referido a importância económica da reabertura dos mercados.

Numa fase em que é fundamental continuar a cumprir as recomendações de distanciamento social e de recolhimento domiciliário, é preciso “gerir” esta situação pandémica com rigor mas também com estratégias graduais de normalização e retoma social e económica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário