quinta-feira, 16 de abril de 2020

#senaofossestu cria movimento de homenagem aos heróis anónimos da Covid-19


Iniciativa dá palco a vários profissionais que se mantêm em atividade para que o país não pare. Profissionais de saúde, forças de segurança, jornalistas, operadores de supermercado, trabalhadores da área dos resíduos, carteiros, professores, assistentes sociais, transportadores, entre tantos outros

Projeto de cidadania tem como objetivo reforçar o sentido comunitário, mas também sensibilizar para a necessidade de contenção que nos é pedida, como forma de respeito por todos aqueles que têm de continuar a trabalhar

Porto, 16 de abril de 2020

No cenário de crise epidemiológica que atravessamos, causado pela propagação do novo coronavírus e da Covid-19, tornámo-nos mais conscientes da importância de determinadas categorias profissionais, tantas vezes social e economicamente desvalorizadas. Crescem as homenagens aos profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à pandemia. Mas, além deles, há uma série de outros trabalhadores que, muitas vezes com sacrifícios pessoais, continua a sair à rua para trabalhar e, assim, assegurar que a missão que cabe à maior parte de nós, ficar em casa, é alcançada. #senaofossestu jornalista, operador de supermercado, carteiro, funcionário de recolha de lixo, professor, bombeiro, assistente social, o país parava.

#senaofossestu surge assim como resposta da sociedade para reconhecer e agradecer a todos estes profissionais, mas também como forma de sensibilização para o bom cumprimento do isolamento social recomendado pela Direção-Geral de Saúde. No âmbito desta campanha, às empresas que aderirem será disponibilizado um kit gráfico, que as mesmas poderão adaptar e imprimir em cartazes, autocolantes, pins ou outros materiais. Já aos cidadãos é pedido que partilhem fotografias e respetivas histórias no Instagram, usando o hashtag #senaofossestu. Assim, será possível agregar todas as imagens, lembrando-nos que o papel da maior parte de nós só se torna possível graças a todos estes heróis anónimos. 

A iniciativa, que visa dar palco e reconhecimento a todos estes profissionais essenciais, é da agência criativa People e já conta com a adesão de entidades como a SUMA ou a Câmara Municipal de São João da Madeira, além de dezenas de pequenos comerciantes de norte a sul do país.

A campanha pretende-se reconhecer todos os profissionais que não podem ficar em casa, tais como distribuidores de correio; colaboradores de hiper e supermercados, mercearias, talhos, peixarias e mercados; agentes das forças de segurança e da proteção civil; profissionais de saúde; jornalistas; professores; trabalhadores no apoio social a populações mais fragilizadas; voluntários, farmacêuticos; empregados de restaurante a funcionar com take-away; estafetas e transportadores; trabalhadores agrícolas e fabris; técnicos de instalação ou reparação; entre outros.

“Sentimos que, enquanto membros ativos da sociedade, não podíamos ficar parados. Vivemos um momento de grande incerteza, mas em que todos passámos a dar mais importância ao outro. Isolados, percebemos que só unidos conseguiremos ultrapassar este momento. Foi por isso que decidimos abraçar o desafio de criar este movimento para sensibilizar os cidadãos a reconhecer coletivamente o esforço destes trabalhadores que estão a desempenhar um papel fundamental. Há pessoas neste momento a fazer um grande sacrifício, pessoal e até profissional, para garantir que não nos falta nada e para que possamos ficar em casa em segurança, a cumprir a nossa parte”, refere Fábio Silva, diretor criativo da People.

Convidamos todos a juntarem-se ao movimento, porque #senaofossestu, se não fosse ele, o país pararia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário