segunda-feira, 31 de maio de 2021

COSTA: Final da Champions no Porto “não correu na perfeição”

 António Costa reconhece que a organização da final da Champions no Porto não correu como o Governo queria, mas garante que sempre que houve suspeitas foram pedidos testes e dessas suspeitas só foram detetados dois casos, um britânico e outro português.

A atuação dos turistas não estava enquadrada porque entretanto as fronteiras reabriram, mas o Reino Unido tem uma das taxas de vacinação mais evoluídas da Europa. Não correu na perfeição. Todos os dias, infelizmente, há pessoas que não respeitam as regras de trânsito e não é isso que torna as regras ilegítimas", explicou o primeiro-ministro.

"Este fim de semana não pode servir de exemplo, tem de servir como lição"

Sobre a atuação da PSP, o primeiro-ministro afirmou que as forças de segurança têm privilegiado sempre a prática pedagógica à prática de intervenções mais musculadas.

"A PSP já tem o seu relatório feito, os dados que indica são um número muito limitado de pessoas detidas. É evidente que o que ocorreu este fim de semana não pode servir de exemplo, tem de servir como lição. Não gostei das imagens, mas também é preciso ter em conta que foram repetidas em loop, criando a ilusão de que eram imagens continuadas", sublinha Costa.

Costa garante que 80% dos adeptos "vieram em bolha"

Em resposta a Marcelo, que criticou o Governo por ter dito que os adeptos viriam em bolha e depois não foi o que aconteceu, Costa explicou que o que foi comunicado é que 12 mil adeptos viriam em bolha e garante que 80% vieram, mas os restantes acabaram por vir em turismo.

Também não gostei das imagens de adeptos ingleses a festejarem na praia da Oura. Há insatisfação por não haver mais turistas e satisfação por Portugal ter entrado na lista verde. Não podemos dizer que queremos turistas e depois dizer, em simultâneo, que não queremos turistas. A polícia geriu aquela situação da forma que entendeu mais adequada. Uma das primeiras lições que temos a tirar é que temos de dar mais informação aos turistas", acrescentou.

TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário