segunda-feira, 31 de maio de 2021

Leiria | “Crónica de uma deserção, retrato de um país” apresentado na Biblioteca Municipal de Leiria no dia 12 de junho


O livro “Crónica de uma deserção, retrato de um País”, da autoria de Fernando Cardeira, vai ser apresentado, dia 12 de junho, às 15 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, pelo Escritor Orlando Barros.

Nos últimos anos, refere o autor, reacendeu-se em Portugal o interesse pelos testemunhos, escritos e orais, sobre a nossa história recente, sobretudo sobre os anos negros do Fascismo e da Guerra Colonial. Raramente é dada voz aos desertores e refratários que, aos milhares, recusaram participar na criminosa Guerra Colonial que Portugal conduziu em África durante quase 14 anos.

“Quando comecei a escrever constatei que não podia resumir as minhas memórias ao importante episódio da deserção coletiva em que participei em 1970. Senti que era necessário ir mais além e deixar também um testemunho do que foi a minha vida até ao dia em que tomei a difícil decisão de deixar o país, a família e os amigos, para não ter que participar na guerra colonial”, refere.

No prefácio, Raquel Varela afirma que ao ler-se este livro “compreende-se quase tudo o que é importante para entender o século XX português”.

Fernando Mariano Cardeira nasceu em Fanhais, freguesia da Nazaré, a 11 de Outubro de 1943.

Foi um dos fundadores da Associação de Exilados Políticos Portugueses (AEP61/74) em 2015.

É atualmente Presidente da Direção da Associação Movimento Cívico Não Apaguem a Memória-NAM.

A sessão cumprirá as regras impostas pela DGS e terá limite de participantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário