segunda-feira, 31 de maio de 2021

Roteiro Imersivo deu a conhecer Concelho da Marinha Grande


O concelho da Marinha Grande recebeu este sábado, 29 de maio, o Roteiro Imersivo da Rede Cultura 2027, organizado pela Câmara Municipal.
O Roteiro teve início no Museu do Vidro, para a receção e boas-vindas ao concelho pela vice-presidente da Câmara, Célia Guerra, que fez também um breve enquadramento da história da Marinha Grande e da sua riqueza ambiental, patrimonial e cultural. Seguiu-se a visita ao Museu do Vidro, para observação da exposição permanente e da exposição temporária "Vetraria Aureliano Toso”.
Os participantes prosseguiram para São Pedro de Moel, parando junto ao centenário Farol do Penedo da Saudade, onde foram recebidos pelos Faroleiros, para breves explicações e observação da falésia e flora da zona circundante.
Tomando a Estrada Atlântica, rumaram em direção à Praia da Vieira, para contemplação do que resta do Pinhal do Rei e da restante paisagem.
Já na Praia da Vieira, visitaram a Capela de madeira e foram recebidos no Largo dos Pescadores, pelo Rancho Peixeiras da Vieira, que fez uma apresentação de algumas danças típicas da freguesia.
O programa incluiu o Roteiro de Arte Urbana, promovido pela Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, com o apoio técnico da Câmara Municipal da Marinha Grande. Trata-se de um circuito de arte urbana, que apresenta aspetos significativos da identidade deste aglomerado urbano turístico. Os temas são essencialmente ligados à arte xávega. O circuito não é dado por terminado e será alvo de uma nova pintura desta vez da iniciativa da Câmara Municipal. A arte xávega, a cultura avieira e o pinhal serão o mote para esta nova intervenção de grandes dimensões, pois foram durante décadas os meios de sustento de uma população pobre e sofrida que tinha nos recursos naturais locais, a base da sua sobrevivência familiar. Queremos que essa parede testemunhe o reconhecimento pela vida e trabalho de gerações que deram origem à Praia da Vieira tal como a conhecemos hoje.
O Roteiro Inclusivo pelo concelho da Marinha Grande, que foi guiado pela técnica da Câmara Municipal, Helena Godinho, terminou com o almoço servido num restaurante local, com ementa constituída por produtos locais.

Devido ao estado do mar, não foi possível observar a pesca da arte xávega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário