terça-feira, 23 de novembro de 2021

Marinha Grande | RASTREIO AO HIV ASSINALA DIA DA LUTA CONTRA A SIDA

A Câmara Municipal da Marinha Grande, o Centro de Saúde e os Bombeiros Voluntários, vão realizar um rastreio de HIV, no dia 2 de dezembro, das 09h00 às 18h00, na Praça Guilherme Stephens, para celebrar o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, que se assinala a 1 de dezembro.

O rastreio é rápido, gratuito e confidencial, bastando uma pequena colheita de sangue. Os testes de rastreio mais utilizados são os testes rápidos, que apenas requerem 1-3 gotas de sangue e dão uma resposta em cerca de 30 minutos.

O Dia Mundial de Luta contra a SIDA assinala-se a 1 de dezembro. Para 2021, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o tema “Acabar com as desigualdades. Acabar com a SIDA”.

 O que É o VIH / SIDA?
O VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que, depois de entrar no corpo humano, pode ficar “adormecido” durante muito tempo, sem dar sintomas. Nesse período, as pessoas infetadas designam-se seropositivas.

Quando o vírus “desperta”, desencadeia a destruição progressiva dos mecanismos de defesa, deixando a pessoa mais suscetível a contrair infeções e a desenvolver alguns cancros.

SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é a doença que aparece mais tarde, quando o VIH já degradou de tal modo o sistema imunitário que o corpo não consegue travar o aparecimento de doenças oportunistas, que afetam vários órgãos.

Como se transmite o HIV?
O VIH encontra-se principalmente no sangue, líquido pré-ejaculatório e sémen, fluidos vaginais e também no leite materno de pessoas infetadas.

Assim, a transmissão pode ocorrer:
- Através de relações sexuais (vaginais, anais, orais) sem preservativo;
- Através da partilha de material para injeção de drogas (seringas, agulhas, algodões, caldos), objetos cortantes (lâminas de barbear) ou instrumentos perfurantes (para “piercing”, tatuagem, acupuntura);
- De mãe infetada para o filho, durante a gravidez, no momento do parto ou na amamentação.

Como NÃO SE transmite o VIH?
- Pelo aperto de mão, toque, abraço, beijo, conversa; - Pelos espirros ou pela tosse;
- Pelos alimentos ou água;
- Pelos talheres, louça, roupa;
- Pela picada de insetos;
- Nas piscinas ou casas-de-banho.

Como se PREVINE a infeção?
- Evitando contactos sexuais com parceiros desconhecidos, ocasionais, múltiplos ou com quem os tenha;
- Usando sempre o preservativo ( : externo; ou : interno) em todas as práticas sexuais (sexo anal, oral, vaginal) com quem não tenha certeza se está ou não infetado;
- Não partilhando objetos como lâminas de barbear ou outros que possam contactar com sangue (escova de dentes, material de manicure);
- Se injeção de drogas, não partilhando material usado para esse fim (seringas, agulhas, algodões, caldos);
- Evitando realizar acupunctura, tatuagens, furar orelhas ou colocar “piercings” se não tiver a certeza que os materiais foram esterilizados;
- O risco de uma mãe infetada contagiar o filho pode ser reduzido significativamente através do tratamento durante a gravidez e no parto e, depois, da evicção do aleitamento materno.

Participe neste rastreio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário