quarta-feira, 23 de março de 2022

Marinha Grande | CANDIDATURAS AOS BAIRROS COMERCIAIS DIGITAIS

Até ao dia 30 de abril de 2022, decorre o período para manifestação de interesse à candidatura ao programa “Bairros Comerciais Digitais”,  no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que foi dado a conhecer aos comerciantes da cidade, no passado dia 17 de março, no Auditório da Resinagem, pelo Município da Marinha Grande e pela Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, que informou os presentes que o Município e a ACIMG “irão concorrer em consórcio a esta medida de financiamento do PRR, para a qual é importante o contributo dos comerciantes, para podermos apresentar um projeto que possa vir a ser considerado para análise, uma vez que a sua eventual seleção poderá contribuir para a dinamização do comércio no centro tradicional”.

O presidente da ACIMG, Luís Vasco Pedroso, agradeceu a presença dos comerciantes na sessão e apelou ao seu envolvimento na fase de elaboração da candidatura.

As explicações acerca do programa “Bairros Comerciais Digitais” foram asseguradas por Catarina Morgado, da Câmara Municipal; e por Filipe cardal, da ACIMG.
O programa "Bairros Comerciais Digitais” foi criado com os objetivos de financiar projetos de valorização do comércio e serviços locais, dinamizar os centros urbanos históricos e tradicionais, potenciar as vendas do comércio e dos serviços locais e melhorar a infraestrutura digital e conetividade na zona de intervenção.

Para o referido programa, são considerados bairros os espaços urbanos contíguos com delimitação geográfica, que devem conter uma densidade relevante de atividades comerciais e de prestação de serviços com uma estratégia de gestão comum.

Tendo por base este requisito, foi definida a área geográfica que representa a maior densidade de atividade comercial e de serviços, cujo levantamento foi já efetuado, resultando em 120 estabelecimentos de comércio a retalho, 39 de restauração e similares e 70 de serviços.

A nível nacional serão apoiados 50 bairros comerciais digitais na modalidade de financiamento não reembolsável, em que cada projeto deverá ser superior a 50 mil euros, não podendo, no entanto, ultrapassar os 2 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário