quarta-feira, 23 de março de 2022

A TECNOLÓGICA NOESIS INAUGURA ESCRITÓRIO NA COVILHÃ


A Consultora tecnológica Noesis inaugurou ontem, dia 23 de março o escritório no Parkurbis- Parque de Ciência e Tecnologia, na presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
A Noesis é uma consultora tecnológica criada em 1995, tem 40% da faturação realizada fora de Portugal e está presente está presente nos Estados Unidos da América, na Irlanda, no Brasil e em Espanha, em Portugal tem escritórios em Lisboa, Porto, Coimbra, Proença Nova, Guarda e agora Covilhã.

Para Alexandre Rosa CEO da Noesis, “a empresa pretende recrutar até ao final do ano 40 funcionários e estreitar relações com a Universidade da Beira Interior e estimular a fixação de quadros nesta região”.

No entender do Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira ”um dos grandes desafios da atualidade é reter população e os talentos dos jovens licenciados e apostar nas sinergias entre as diversas instituições para permitir fixar empresas e criar emprego.”

Presente na cerimónia de inauguração da Noesis/Covilhã, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa destacou” o papel essencial das câmaras municipais na agilização de processos e no bom acolhimento empresarial, valorizando o papel do ensino superior no desenvolvimento dos territórios do interior”.

A Noesis/Covilhã tem como principal objetivo acolher e formar equipas especializadas nas áreas de Low-Code Solutions (Desenvolvimento aplicacional na tecnologia OutSystems), Quality Management (serviços de Quality Assurance e Testing) e DevOps & Automation. Não está, no entanto, excluída a contratação de outros perfis, que integrem qualquer outra área de negócio da Noesis, como por exemplo, recursos com competências nas áreas de Data Analytics, Inteligência Artificial, ou Developers em outras linguagens de programação.

A estratégia Global passa também por estabelecer parcerias com a Universidade da Beira Interior promovendo a integração profissional de jovens licenciados, “sem que estes tenham de se deslocalizar para os grandes centros urbanos”.

Durante a visita ao Parkurbis, a ministra da Coesão Territorial visitou ainda a fase final das obras do Parkurbis/Lab, um investimento que vai permitir criar um Centro de Prototipagem para todo o tipo de estruturas que ficará disponível para empresas e estudantes.

O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Parkurbis a Altice Labs e a UBI. O investimento de 350 mil euros vai ser financiado a 85% com fundos comunitários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário