quarta-feira, 23 de março de 2022

APRESENTAÇÃO DE LIVRO DEDICADO AO CENTENÁRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SILVES TERÁ LUGAR A 26 DE MARÇO. Sessão será antecedida pela inauguração da rua João José Gomes

Numa iniciativa promovida pelo Município de Silves, no âmbito das comemorações do Centenário da Escola Secundária de Silves, o dia 26 de março será marcado pelo descerramento da placa toponímica em homenagem ao professor-escultor João José Gomes, às 15h30, no lado norte do mercado municipal de Silves; e pela apresentação do livro “Escola Secundária de Silves, 100 Anos de Existência. Contributo para a sua História (1919-2019)”, da autoria de Rogélio Mena Gomes e de Manuel José de Sousa Santos (Mourinho), pelas 16h30, na Junta de Freguesia de Silves.

A atribuição toponímica em homenagem a João José Gomes deve-se ao seu grandioso percurso na Escola Industrial e Comercial João de Deus, atual Escola Secundária de Silves (ESS), entre 1933 e 1966, onde foi professor e diretor (neste ultimo caso, durante 13 anos). Muito estimado e considerado pelos colegas, funcionários e alunos, o professor João José Gomes distinguiu-se, pela introdução de métodos pedagógicos que só mais tarde vieram a ser adotados nos programas oficiais do Ensino em Portugal e pela relação de proximidade e simplicidade para com os alunos, prática, à época, pouco usual. Como Diretor evidenciou-se pelo trabalho de modernização da Escola, sobretudo com a criação dos cursos noturnos, iniciativa de enorme significado pela possibilidade de conciliação de horários de trabalho com os de estudo, permitindo, desse modo, a valorização na profissão e nos negócios de muitos trabalhadores e comerciantes estudantes do concelho.

A importância da Escola Industrial e Comercial João de Deus/ESS será, também, relembrada e celebrada com a apresentação da obra “Escola Secundária de Silves, 100 Anos de Existência. Contributo para a sua História (1919-2019)”. Será uma tarde de viagem aos acontecimentos mais significativos da história deste estabelecimento de ensino, das figuras que se destacaram ao longo da sua existência e da influência que a escola exerceu na vida cultural, social e económica da cidade e do concelho. Todos aqueles que tiverem contacto com o livro terão, ainda, oportunidade para conhecer fotos de convívio e memórias de antigos alunos e saber um pouco mais sobre a evolução do ensino em Portugal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário