quarta-feira, 23 de março de 2022

Primavera vai ser mais quente e seca do que o normal, alerta IPMA

Espera-se que este ano a primavera – que arrancou no passado dia 20 de março e termina a 21 de junho – seja mais quente e seca, de acordo com o IPMA, que prevê menos chuva e mais calor para os próximos três meses.

Contactada pela Multinews, fonte do IPMA explicou que “as previsões para um período mais alargado, como o da primavera, estão sempre a ser atualizadas, mas aquilo que temos neste momento, olhando para vários centros que fazem esta previsão, é que a precipitação continua a estar abaixo do normal para o período de abril a junho”.

O que quer dizer que se olharmos para o somatório destes três meses que temos pela frente, os valores médios de precipitação, provavelmente serão abaixo do normal”, acrescentou, adiantando que haverá genericamente menos chuva do que o habitual para esta altura do ano.

Por sua vez, em relação à temperatura, “vemos um ligeiro sinal acima do normal, algo muito ténue, mas que nos dá a entender que neste indicador, teremos um período com temperaturas ligeiramente acima” do que se costuma verificar nestes meses, sublinhou.

“Portanto, nesta previsão de larga escala teremos precipitação abaixo do normal para este período, mas a temperatura um bocadinho acima do normal”, resumiu a mesma fonte.

Ainda assim, o IPMA ressalva que “não nos podemos esquecer que estamos a incluir aqui os meses de maio e junho, que já são iminentemente de verão e normalmente com valores baixos de precipitação”.

“Não podemos, por exemplo, comparar a chuva que caiu nos últimos dias, com esta previsão para os três meses, temos que nos enquadrar com o período de referência e é isto que nos mostra, neste momento”, concluiu.

Multinews

Nenhum comentário:

Postar um comentário