segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Hora de Fecho: Eurogrupo pediu medidas e Centeno deu garantias

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O Eurogrupo pediu, oito ministros acederam, Portugal incluído, e comprometeram-se a tomar medidas adicionais quando for necessário para garantir que o orçamento cumpre as regras.
O general Loureiro dos Santos, ex-governantes do PSD, um ex-bastonário dos Médicos e um CEO do grupo Mota-Engil entre os 25 membros do Conselho Estratégico, que tem esta segunda a primeira reunião
A líder do CDS está aberta ao que vier do PSD nas autárquicas em Lisboa, mas há uma certeza: será ela a cabeça de lista. Num almoço onde esteve Portas, Cristas diz que CDS já ultrapassou 2015.
Presidente apela a que se respeitem os prazos, e a imprensa italiana já fala em nomes para substituir Renzi à frente do governo. Acompanhe aqui as reações ao referendo constitucional em Itália.
Depois de perder o referendo constitucional, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, demitiu-se. Subiram as incertezas em relação ao futuro de Itália e o euro caiu. E agora, o que pode acontecer?
O primeiro-ministro italiano demitiu-se depois do referendo e os jornais de toda a Europa destacam a nova crise política na União Europeia. "El 'Renzxit' sacode a Europa", titula o espanhol La Razón.
Esta terça-feira às 21 horas vai ser apresentado o documentário "Moura, o outro lado", no Teatro da Trindade, em Lisboa. Temos 25 convites duplos para oferecer.
Técnicos estimam que o défice nos primeiros nove meses esteja nos 2,8%, acima do previsto pelo Governo e dos compromissos com Bruxelas, e apontam dificuldades para atingir meta no final do ano.
Paulo Macedo, presidente nomeado da Caixa Geral de Depósitos, fala pela primeira vez e defende que o momento é para trabalhar e concentrar-se a pôr em prática o plano aprovado para o banco.
António Costa responde ao Presidente e ao PSD. Salários dos gestores da Caixa estão fixados. A "legislação está em vigor e não a vamos mudar". O primeiro-ministro assume: é uma "opção polítca".
Líder do PSD admite que a recapitalização da Caixa só seja feita após decisão de retirar Portugal do Procedimento de Défices Excessivos. Em conversa com o Eco, Passos Coelho mantém ataque a salários. 
Opinião

José Manuel Fernandes
Renzi perdeu o referendo, e perdeu bem: a reforma constitucional era errada e perigosa. Só a cegueira e arrogância das elites europeístas permitiu que nessa derrota se visse apenas a vitória populista

Alexandre Homem Cristo
Renzi e Cameron criaram uma tempestade perfeita para a afirmação de populismos inimigos da liberdade. É que estes encontraram nos referendos um palco de vitórias que nunca de outro modo alcançariam.

Helena Matos
Fazer uma coisa e dizer o seu contrário é aquilo em que o PCP se especializou. Faz parte da sua História e explica o seu sucesso enquanto poderoso grupo de interesses. O resto é propaganda. E da boa.

Miguel Pinheiro
Cunhal sempre defendeu a solução da "geringonça". E sempre soube que, apoiando um Governo, o PCP teria que aceitar decisões de que discorda. O atual PCP não mudou - até porque não precisava de mudar.

André Azevedo Alves
O Congresso mostrou um PCP desconfortável. Resta saber até quando as contrapartidas sectoriais e o desempenho táctico de Costa na gestão da “geringonça” serão suficientes para manter o PCP refém do PS
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário