segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O Porto está na moda, menina!

Resultado de imagem para O Porto está na moda, menina!
Há 20 anos, o centro histórico do Porto recebia o título de património mundial da UNESCO. De lá para cá, muita coisa mudou na cidade.
Já é uma frase batida, mas não deixa de ser verdade. "O Porto está na moda". E a zona histórica, declarada património mundial da Unesco há 20 anos, foi a que mais sentiu isso.
Vítor Costa já trabalhava no negócio da família "A Pérola da Índia". Tinha 33 anos e esta Rua das Flores parecia outra. Não estava fechada ao trânsito e tinha, sobretudo, armazéns.
A rua agora está limpa, arranjada, há flores nas janelas e há turistas para cima e para baixo. Antigamente, ao fim de semana "era um deserto", agora "parece S. João todos os sábados e domingos".
Vítor Costa está convencido que a viragem aconteceu na altura do Euro 2004.
Daqui a pouco, já vamos descer até à Ribeira. Para já, paramos à conversa com Arminda de Almeida. Ela chama a atenção para o facto das rendas no centro histórico estarem a ficar excessivamente caras para quem cá mora. "É só hostels", diz.
É a isto que se chama a gentrificação. Arminda pinta. Tem na rua expostas imagens de vários ex-libris do Porto. Mostra o Porto dela, diz que tem 67 anos de Porto. Com orgulho. Viu o turismo rebentar. Percebe o que isso trouxe de mau, mas também de bom.
"O Porto está mais bonito, mais limpo, as fachadas foram recuperadas", sublinha, para concluir: "O Porto está a ter outra vida".
Fonte: TSF
Vítor Costa e a mãe, proprietários da mercearia "A Pérola da Índia"Foto: TSF
__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário