segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

360º - Depois do Brexit e de Trump, um Italia exit? E agora Europa? (e um fim de semana de congresso comunista e polémicas no futebol e no cinema)

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Os italianos chumbaram a reforma constitucional proposta pelo primeiro-ministro Matteo RenziDepois do 'não' no referendo de ontem, Renzi demitiu-se (cumprido a promessa de que o faria). Agora, as eleições antecipadas podem colocar no poder a um comediante a quem talvez fosse melhor não achar graça: Beppe Grillo, o homem que lidera o Movimento Cinco Estrelas e defende a saída italiana do Euro, o Italexit. À espera do sr. “Vaffanculo!", Itália transforma-se assim (depois do Brexit) na nova grande, grande dor de cabeça da Europa

E agora Itália (e UE), che cosa fai? Eis o Explicador para perceber como aqui chegámos e, sobretudo, o que pode vir aí. E já estamos em liveblog a acompanhar o day after: primeira notícia, caso haja um governo, deve ser o atual ministro das Finanças italiano, Pier-Carlo Padoan, um defensor da UE, a chefiá-lo; segunda... as bolsas estão a derrapar.

Menos mau, o susto ficou (para já) circunscrito a Itália. Nas presidenciais da Áustria, ao contrário do que as previsões chegaram a antecipar, não venceu a extrema-direita. Alexander Van der Bellen, independente apoiado pelo partido ecologista, derrotou Norbert Hofer, do Partido da Liberdade. Podia ter sido ele o primeiro líder da extrema-direita na Europa (até às eleições francesas de maio). Mas os 46% são uma ameaça para as legislativas.

Em França, a notícia vem da esquerda. O primeiro-ministro socialista Manuel Valls vai anunciar esta tarde a sua candidatura à presidência. É a reação esperada depois da saída de cena de François Hollande. 

Por cá, Marcelo prometeu falar "logo de manhãzinha" sobre a CGD e o seu novo líder, Paulo Macedo. Mas sexta à noite, segundo o Expresso, já se referiu ao tema: num encontro com jornalistas estrangeiros, evocou a Bíblia para dizer que o "segundo vinho é o melhor". Marques Mendes também acha que ter-se optado inicialmente por Paulo Macedo teria "poupado tempo".

E depois da solução para a CGD, falta saber o que vai acontecer ao Novo Banco (o BES mau, lembra-se?). Segundo Marques Mendes, na tribuna semanal da SIC, dos interessados na compra, a proposta chinesa é a mais complexa, mas a mais atrativa financeiramente. O Público acrescenta esta manhã que a venda acontecerá até ao Natal, e que além da China Minsheng) estão ainda na corrida os norte-americanos da Lone Star.

Mário Centeno está em Bruxelas para explicar no Eurogrupo como vai Portugal cumprir as metas orçamentais.



Outra informação relevante
O XX Congresso do PCP marcou o fim de semana político. O Observador esteve sempre em direto na reunião dos comunistas em Almada, que reelegeu por unanimidade Jerónimo de Sousa como líder (pela última vez?). Jerónimo, 69 anos, vai assim para ultrapassar Carlos Carvalhas em termos de longevidade (o sucessor de Cunhal esteve 12 anos à frente do partido), deixando a marca única de ter colocado o PCP no poder (ou quase). O balanço dos três dias está nestes artigos:
Nos UEA, os telefonemas sem filtros de Donald Trump para líderes estrangeiros abriram vários incidentes diplomáticos. A última chamada foi para Taiwan e deixou a China em alvoroço. O vice, Mike Pence, já teve de vir em seu socorro. E foi conhecida uma nova, e proteccionista, medida económica. 

Em Cuba, uma semana depois da morte, Fidel Castro foi sepultado no cemitério de Santa Ifigenia depois das suas cinzas terem dado quase a volta à ilha. A parte final do funeral foi privada, de acesso restrito, e levantou muitas dúvidas. Na lápide, está escrito apenas: Fidel. 

Fidel é o tema principal do diário de Vasco Pulido Valente.

E, a propósito de ditadores, a Marta Leite Ferreira foi recordar 20 histórias pouco conhecidas sobre eles. Incluem Fidel, mas também Saddam e Hitler (e uma delas até mete George Clooney).

Em Angola, José Eduardo dos Santos pode estar mesmo de saída. No congresso do MPLA, João Lourenço foi formalizado como a escolha oficial para candidato presidencial às eleições de 2017. Mas alguém sabe o que vai mesmo acontecer na sucessão do poder angolano?

Um palavra ainda para o fim de semana do futebol, já que entramos em semana decisiva para os clubes portugueses nas competições europeias (Liga dos Campeões e Liga Europa) e em contagem decrescente para o dérbi entre Benfica e Sporting (domingo, às 17h00) que pode mudar a liderança do campeonato. Tudo porque a equipa de Rui Vitória sofreu a sua primeira derrota (sexta, frente ao Marítimo) e deixou os leões de Jorge Jesus a apenas dois pontos. (Ah, quatro jogos depois, o FC Porto, voltou a marcar um golo: mas só depois dos 90 minutos e graças a um miúdo estreante).

O futebol esteve também em destaque fora dos relvados. Uma fuga de informação em grande escala revelou enormes fraudes fiscaisRonaldo, Mourinho e Jorge Mendes foram apanhados.



Os nossos Especiais

Rui Salazar de Mello é o último (o último mesmo) dos herdeiros de SalazarO sobrinho-neto do ditador português nega que o Estado Novo tenha sido uma ditadura e que o tio-avô fosse um fascista. Ah, e diz também que a PIDE não torturava. O Tiago Palma foi ouvir estas (e muitas outras) revelações do homem que acaba de ganhar um processo à câmara de Santa Comba Dão.
Ainda dos tempos da ditadura, vem a história de Ana Silva Pais, filha única do último diretor da PIDE, Fernando Silva Pais. Na semana da morte de Fidel e de mudanças em Cuba, a Ana França (bem-vinda ao Observador) recorda as paixões de Annie (era assim que todos a conheciam) pelo 'Comandante' e pela sua ilha. Ou de como a filha do líder da polícia do regime se entregou aos ideais da revolução cubana.
Outras revoluções: esta na música portuguesa. Américo, tinha dez anos quando deixou Covas do Douro para ser padeiro em Lisboa e acabou como 'pai' de um novo estilo musical: o 'pimba'. Nesta entrevista de vida à Rita Cipriano, o homem que agora é conhecido por Emanuel conta como tudo começou — a música e o "Pimba Pimba".

"Personagens Malditas da História", um livro de André Canhoto Costa, recorda os homens mais odiados de sempre. Publicámos os capítulos de duas figuras portuguesas, D. Sebastião e o Marquês de Pombal, e duas internacionais, Nero e Karl Marx. Uma viagem pela vida de nomes sonantes, reconhecidos, influentes e inesquecíveis… pelos piores motivos.
 
 

Notícias supreendentes
Foi a notícia do fim de semana. O realizador Bernardo Bertolucci admitiu, numa entrevista dada em 2013 e só agora revelada, que uma das cenas de sexo mais conhecidas do cinema, a da violação de o Último Tango em Paris, aconteceu sem o conhecimento ou consentimento da protagonista. Maria Schneider, então com 19 anos, não sabia o que ia acontecer com Marlon Brando, então com 48. Depois disso, nunca mais perdoou nem a Brando nem a Bertolucci e até morrer com cancro viveu uma vida de depressão, drogas, internamentos psiquiátricos e tentativas de suicídio. Hollywood reagiu com indignação.

Chama-se "A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram Num Bar”, o autor é Ricardo Araújo Pereira e é um livro (claro está) de humor. O João Pedro Vala já o leu e descobriu, além do humorista, "um escritor extraordinário".

Com o Natal, e o fim do ano, quase a chegar, o Tiago Pais foi à procura das novas iguarias dos restaurantes de Lisboa. E descobriu 20 novos pratos para provar neste tempo de festas

Por falar em coisas novas no mundo da comida, o chef Kiko acaba de abrir um novo restaurante, o AsiáticoComo é que o mais novo de oito irmãos que vendia bolos quando era criança agora abre restaurantes de luxo em Lisboa? O melhor é ler a entrevista.

Já imaginou Cameron Díaz com um totó no cimo da cabeça ou um Brad Pitt bolachudo? Ora veja como eram os famosos quando eram pequenos em 40 fotos tiradas do fundo do baú.

E que tal brincar com os cartazes dos grandes filmes e torná-los muito honestos? Estes são 45 exemplos bem divertidos sobre outros títulos que podiam (deviam?) ter os maiores sucessos de bilheteira.

Hoje o dia volta a acordar com muitas dúvidas sobre o futuro da Europa. No Observador vamos tentar esclarecê-las. E esperar pelas palavras de Marcelo sobre a CGD prometidas para esta manhãzinha. E também sobre o que vai  dizer Costa na entrevista de logo à noite à RTP. Uma agenda cheia, como vê. Passe por cá para se manter informado.

 
Tenha um bom arranque de semana 
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário