quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

360º - Um acordo de concertação itinerante, um PM acusado de mentir e as contas do défice. Mais a contestação ao Sporting. E uma história fantástica


360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... O Sporting disse adeus a mais uma taça e agravou a crise. Os sportinguistas foram eliminados da Taça de Portugal, o culpado foi outra vez o Chaves (Ponck marcou o golo da vitória aos 87 minutos, o mesmo momento que valeu o empate no jogo do campeonato de sábado passado), mas mais que os resultados é o mau momento da equipa que os adeptos não perdoam. Ontem houve protestos contra jogadores, treinador e presidente à saída de Chaves e à chegada de madrugada a Alvalade. Durante o jogo, 4 momentos caricatos, incluindo choro e orações, ilustram o mau momento dos leões. 


Esta noite o Benfica joga com o Leixões o apuramento para as meias-finais da prova.


Nos EUA, em semana de troca de presidentes, Obama perdoou a pena à militar responsável pela maior fuga de informação de sempre nos EUA. Chelsea Manning, que entretanto mudou de sexo, tinha sido condenada a 35 anos por passar segredos militares e diplomáticos à Wikileaks. Devia sair da prisão em 2045. Sai em maio.



Quanto a Donald Trump, foi acusado de difamação por uma mulher que já antes o tinha acusado de assédio sexualSummer Zervos diz agora que o presidente eleito denegriu a sua imagem ao negar os abusos cometidos. 



Voltando a Portugal para outros temas, dou-lhe nota de que Vieira da Silva vai estar esta manhã no parlamento e não deve escapar à polémica da TSU (já pode seguir em direto e já lhe dou mais pormenores sobre o tema). Logo depoisMário Centeno vai  explicar a problemática da Caixa Geral de Depósitos aos deputados (acompanharemos também em liveblog as intervenções do ministro das Finanças).



Por falar em CGD, grande parte da nova administração já recebeu aprovação do BCE. O Banco Central Europeu confirmou a idoneidade de seis dos oito nomes escolhidos por Paulo Macedo, incluindo o próprio, noticiam Jornal de Negócios ePúblico





Outra informação relevante

Há muito tempo que um acordo de concertação social não gerava tanta controvérsia. António Costa garantiu no Parlamento, em resposta a Assunção Cristas, que o acordo com parceiros "estava assinado". Cristas acusou-o de mentir. E a verdade é que as assinaturas só foram fechadas ao início da noite, como conta a Rita Dinis no fact check que se impunha. Aliás, enquanto o primeiro-ministro dizia aos deputados que tudo estava fechado, o documento itinerante andava na estrada a recolher assinaturas de porta em porta e ainda teve de esperar que um parceiro chegasse de Barcelona, como conta a Rita Tavares.


O tema dominou o debate quinzenal marcado por uma geometria política estranhíssima: o PCP e o BE contra o Governo, o PSD a favor do PCP e do Bloco contra uma medida que já defendeu e o CDS a chamar mentiroso a Costa. Em causa, a polémica redução da TSU em troca do aumento do salário mínimo, que comunistas e bloquistas vão levar a votos no Parlamento e onde terão o apoio de socais democratas. É contra esse apoio que hoje Silva Peneda escreve uma carta aberta hostil contra Passos Coelho, publicada pelo DN



Com tanta polémica, o anúncio de que o défice ficará abaixo de 2,3%, o valor mais baixo em democracia, quase que passou despercebidoMas como foi este número mágico possível? O Nuno Martins explica. A UTAO e o Conselho de Finanças Públicas dizem que o valor só foi conseguido graças a uma travagem a fundo no investimento.



O italiano Antonio Tajani é o novo presidente do Parlamento Europeu, sucedendo a Martin ShulzForam precisas 11 horas, quatro rondas de votação (algo que acontece apenas pela segunda vez) e muitas negociações de bastidores para eleger este ex-jornalista e ex-porta voz de Silvio Berlusconi (tudo seguido em direto no Observador). E no fim foi mais uma derrota para os socialistas e para a esquerda europeia:com "Il presidente", o PPE ficou agora com a liderança das três grandes instituições da UE.



Ainda sobre o futuro da Europa, já se sabe que a saída do Reino Unido da União Europeia vai ser feita pelo caminho mais duro, com o adeus ao mercado único, anunciou ontem Theresa May. Mas May vai também levar o Brexit a votos no Parlamento.Estes foram os 12 pontos do discurso mais importante da primeira-ministra britânica que vai ser capa da Vogue.



Mesmo em gestão corrente, a Caixa Geral de Depósitos anunciou a subida das comissões sobre os serviços bancários em quase 150 milhões de euros. É umaumento de 37% em relação aos valores atuais.



Houve um novo motim numa prisão do Brasil. Aconteceu na mesma prisão onde no último fim de semana morreram 26 prisioneiros. Mas desta vez não houve vítimas.





A nossa Opinião




Os nossos Especiais

Foi o artigo mais lido do Observador ontem e percebe-se porquê. A Ana Pimentel contou a história fantástica de Elizabeth Holmes, a "menina querida" das startups que perdeu 8 mil milhões em 8 meses. Ela foi a mulher mais jovem a integrar oranking de milionários da Forbes e depois o rosto de um dos maiores escândalos da comunidade tecnológica.


Outro dos temas em alta no dia de ontem. A entrevista do Tiago Pais a Marco Pierre White. O chef que foi considerado "O Diabo na Cozinha" lança faíscas sempre que se fala de estrelas Michelin ou menus de degustação.“Guia Michelin?O negócio deles é vender pneus. Prefiro comer um pastel de nata no aeroporto a um menu de degustação”.





Notícias surpreendentes

'Silêncio', o filme sobre os jesuítas no Japão que Martins Scorcese queria filmar há 25 anos, chega esta quinta-feira às salas de cinema. Mas o Eurico de Barros já o viu. Dá-lhe 4 estrelas e diz que raras vezes a tortura, o martírio, o sofrimento, foram representados ao mesmo tempo de uma maneira tão bela e tão bruta. A cena inicial com o padre Ferreira (Liam Neeson), jesuíta português, é sublime.


há uma marca portuguesa de botas com 100 anos de história que ganhou nova vida. As Swain sairam da aldeia para o mundo e já são trend nos EUA. Tudo graças à terceira geração dos Mendes de São Paio de Gramaços.



O melhor restaurante português de 2016 é... o Feitoria, no hotel Altis Belém, em Lisboa. O prémio foi entregue pelo Mesa Marcada, na eleição gastronómica com o painel de jurados mais abrangente a nível nacional. Mas o melhor é ver os argumentos e conhecer os outros vencedores (sim há mais).



Já a melhor cidade do mundo é... LisboaPelo menos para a revista Wallpaper, que atribuiu à capital portuguesa o título nos Design Awards. A 'culpa' é sobretudo do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Belém, mas também da edição inaugural da feira ARCOLisboa e da Trienal de Arquitetura.



E como estamos em maré de prémios, veja quais foram os 10 anúncios mais vistos e partilhados em Portugal e na Europa em 2016.



"Scarlet Muse" é uma exposição sobre a intimidade da prostituição e sobre como ela mudou com os anosVinte fotógrafos foram a Nova Iorque mostrar os homens e as mulheres por detrás do mercado sexual. As fotos estão agora online.


Online está sempre o Observador. À distância de um clique tem toda a atualidade e informação sempre atualizada. Passe por cá


Tenha uma boa quarta-feira, feliz e produtiva (e siga estes15 conselhos para enfrentar o frio, que o país hoje vai estar abaixo de zero)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário