quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Convite: Leituras da Síria, 21 Janeiro, 16h00


A guerra na Síria diz-se em discursos diferentes. À análise do jornalista José Manuel Rosendo, que se desloca há muitos anos ao terreno, juntamos a leitura, em português e em árabe, por Michel Kabalan e Joana Gomes, de poemas de jovens poetas sírios. Estão todos convidados, a entrada é livre. Na livraria Tigre de Papel, em Lisboa.

Depois de quase seis anos de guerra, de milhares de mortos e milhões de refugiados e deslocados, a Síria continua a ser um complexo tabuleiro, quiçá o mais complicado cenário de conflito a nível internacional. Da Organização do Estado Islâmico aos grupos de oposição a Bachar Al-Assad, passando pela interferência de potências externas (Rússia, Estados Unidos, Turquia, Irão), até à questão dos curdos, como perspectivar o futuro? Será que Bachar Al-Assad consegue continuar presidente? Irá a Síria manter as actuais fronteiras?

Leitura em árabe e português (com discussão) de textos de poetas sírios contemporâneos. Os autores escolhidos são jovens, mas já contam com livros publicados e traduzidos. Fazem parte de uma nova geração de poetas para quem a vivência da guerra civil síria e a experiência do exílio se tornaram temas indissociáveis da experimentação poética.


Enviado por José Rui Rabaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário