quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Hora de Fecho: Jesuítas: de pregadores venerados a “bárbaros”

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Chegados ao Japão, abriram novos mundos ao império comercial português e adotaram novas formas de evangelização. O início foi esperançoso; o fim, retratado no filme "Silêncio", abrupto e sangrento.
O ex-banqueiro Ricardo Salgado foi constituído arguido por corrupção e mais 4 crimes na Operação Marquês. A confirmação é da Procuradoria-Geral da República.
As cativações eram o principal garante da meta, mas o perdão fiscal acabou por ter mais impacto. No caminho para o défice mais baixo da jovem democracia portuguesa, houve algumas ajudas.
PSD diz que Relação "dá 98% razão à Comissão de Inquérito" ao banco público ao permitir acesso a documentos recusados ao abrigo do sigilo bancário. Acórdão aponta "relevância das informações" pedidas.
Centeno voltou a responder sobre a CGD E face à acusação de Leitão Amaro de que a Caixa está decapitada pela segunda vez, afirmou: "Desculpe, mas não faz a menor ideia do que é um banco".
A um mês de acabar 2016, o Governo ainda tinha congelados mais de mil milhões de euros de verbas dos orçamentos dos serviços públicos, mais de o dobro do que prometeu tornar definitivo.
A redução da taxa para os patrões estará em vigor apenas três dias e não chegará sequer a ter efeitos práticos. O PSD mantém que vai estar ao lado da esquerda no chumbo à medida.
Na capital georgiana, Tbilisi, há 150 famílias a viver dentro de um hospital militar em ruínas. É a luta pela sobrevivência numa nova economia, 25 anos depois da queda da União Soviética.
Há mais de 25 anos que Scorsese queria filmar o livro do autor católico japonês Shusaku Endo. É um "thriller" espiritual com muita tortura da carne e da alma. Eurico de Barros dá~lhe quatro estrelas
Duas agências científicas norte-americanas confirmaram esta quarta-feira que 2016 foi o ano mais quente desde que há registo. É o terceiro ano consecutivo que a temperatura global aumenta.
Já tinham sido realizados testes em laboratório, mas desta vez os efeitos benéficos de uma dieta pobre em calorias ficaram provados no aumento da longevidade de um grupo de primatas. 
Opinião

Guilherme d'Oliveira Martins
O tema crucial da obra de Scorcese é o da barreira cultural entre uma religião estrangeira e a cultura japonesa. O «Silêncio» é um filme tão difícil como o romance de Shusako Endo (1923-1996).

Luís Aguiar-Conraria
Há pelo menos dois legados importantes de Obama. Primeiro mostrou que as minorias podem chegar à presidência dos EUA. Depois legou um sistema de saúde que não deixa nas ruas da amargura quem necessita

Maria João Marques
Será que o PSD tem como alfa e ómega um défice orçamental baixo, obtido através de uma carga fiscal arrasadora que compromete a competitividade e o crescimento económico?

Rui Ramos
O actual governo em Portugal representa forças políticas em recuo em toda a Europa. Por isso, não se pode permitir o luxo de ter uma oposição, como se viu no esforço para "sujar" o PSD com a TSU. 

José Manuel Fernandes
O Governo impôs a subida do salário mínimo, calou os patrões com um mau acordo sobre a TSU e queria que o PSD fosse uma espécie de eunuco de guarda à concertação social. Felizmente tal não acontecerá.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário