sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Hora de Fecho: Coreia. Do milagre à miséria no Paralelo 38

e1e76ede-b93a-4379-afba-2ce610707086.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A norte do paralelo 38, o mais recluso dos regimes sobrevive há quase 70 anos debaixo de constantes prognósticos de colapso, sucessivas crises económicas e mais de 18 milhões de pessoas afetadas.
Depois de Kim Jong-un ter acusado o Presidente norte-americano de estar "perturbado", Donald Trump descreveu-o como um "doido que não se importa de matar à fome ou assassinar o seu povo".
O ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano anunciou que esta pode ser a mais poderosa de todas as detonações no Pacífico. Na quinta-feira, Kim Jong-un ameaçou Donald Trump.
Fernando Medina não concorda com o que um eleitor lhe gritou e diz que é preciso reduzir os carros na cidade. No dia em que faz campanha sobre transportes, Cristas e Leal Coelho focam-se na habitação.
A campanha eleitoral em todo o país: o candidato do PSD/CDS a Oeiras diz que "Isaltino e Vistas são farinha do mesmo saco". Em Coimbra, Manuel Machado diz que o aeroporto não é "promessa de ocasião".
Ronaldo está novamente vez entre os três nomeados para receber o prémio de Jogador do Ano da FIFA. Com ele, outros dois repetentes: Messi e Neymar.
INE revê pela segunda vez em menos de um mês a estimativa para o PIB. É a primeira vez que a economia cresce na casa dos 3% em quase 17 anos.
O défice diminuiu cerca de mil milhões de euros na primeira metade do ano e atinge os 1.9%, ainda acima da meta para o ano. Recapitalização da CGD ainda não está nas contas.
Durante o discurso desta sexta-feira, em Florença, Theresa May propôs um período de transição de dois anos depois da saída do Reino Unido da UE durante o qual se manterá o acesso aos mercados.
Estes sítios, museus e memoriais recordam as histórias mais arrepiantes de tragédia e destruição. Mas atraem a curiosidade de milhares de turistas todos anos. São os lugares do Turismo Negro. 
Opinião

Rui Ramos
Apesar do seu peso e força, a Alemanha de Merkel é uma espécie de Suíça em ponto grande. Servirá sempre mais àqueles que precisam de um fantasma do que aos que dela esperem decisão e orientação.

Pedro Vaz Patto
Para a “ideologia do género” este será uma escolha independente do sexo de nascença e não haverá modelos de família (homossexual ou heterossexual) de referência, antes, uma indistinta parentalidade.

Diana Soller
O caminho apontado por Trump na ONU corresponde a uma uma nova experiência a “desocidentalização” do mundo – e logo com a assinatura do presidente do país que liderou, historicamente, o Ocidente.

José Crespo de Carvalho
A Ryanair é a maior empresa europeia em número de passageiros mas a empresa está a enfrentar as consequências do sucesso e de um crescimento excessivo sem conseguir cumprir as premissas de base.

Helena Garrido
Os casos BES e Banif não teriam acontecido se já tivéssemos o novo modelo de supervisão bancária em discussão pública? As arquitecturas de governação não mudam as pessoas nem alteram os incentivos.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário