sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Albergaria-a-Velha vence prémio europeu na área do Empreendedorismo

O Município de Albergaria-a-Velha recebeu, ontem, em Lisboa, o 1.º Prémio Nacional na categoria “Promoção do Espírito de Empreendedorismo” dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2017.

  O prémio atribuído distingue o Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego do Município, um projeto criado em 2014 e que, em três edições, já apoiou 38 ideias de negócio no Concelho.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards – EEPA) são um projeto da Comissão Europeia, que tem como objetivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa.

 Em Portugal, e entidade responsável pela atribuição das distinções é o IAPMEI, sendo os melhores projetos avaliados por um júri constituído por figuras proeminentes da sociedade. Em 2017, o júri incluiu, entre outras personalidades, Luís Braga da Cruz, ex-Ministro da Economia e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Francisco Murteira Nabo, Economista e Presidente Não-Executivo do Conselho de Administração da Galp Energia, António Saraiva, Presidente da CIP-Confederação da Indústria Portuguesa, e Jorge Marques dos Santos, Presidente do IAPMEI.

O Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego do Município inclui a atribuição de bolsas de incentivos mensais, durante um ano, bem como um conjunto de apoios à contratação de serviços externos. No total, os empreendedores que instalem as suas empresas no Concelho de Albergaria-a-Velha podem beneficiar de 4000 euros num ano, não reembolsáveis.

  Mais do que o reconhecimento nacional e europeu de um programa da Câmara Municipal, o prémio valoriza o empenho e a dedicação dos empreendedores do Concelho, que saem da sua “zona de conforto” para criar o seu próprio negócio, bem como das entidades parceiras do projeto: a Associação de Jovens Empreendedores de Albergaria-a-Velha e a SEMA – Associação Empresarial.

Até ao final de 2016, a Autarquia apoiou o desenvolvimento de 26 empresas através do Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego, tendo estas criado 40 postos de trabalho e apresentado uma faturação superior a um milhão de euros. Este mês, a Câmara Municipal assinou mais 12 contratos com empreendedores locais, elevando para 38 o número de negócios apoiados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário