sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Fim-de-semana com temperaturas que podem chegar aos 30 graus

Nebulosidade e temperaturas quentes na chegada do Outono. Madeira com risco muito elevado de exposição à radiação UV.
Resultado de imagem para Fim-de-semana com temperaturas que podem chegar aos 30 graus
O primeiro fim-de-semana de Outono vai ser marcado em Portugal continental por alguma nebulosidade, vento fraco e temperaturas máximas a variar entre os 20 e os 30 graus Celsius, adiantou hoje o meteorologista Bruno Café.
“Para o fim-de-semana não vai haver grandes alterações. Está previsto céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade em especial nas regiões montanhosas, vento fraco no litoral oeste e moderado nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal", disse.
Segundo Bruno Café, está prevista também uma pequena subida das temperaturas mínimas nas regiões montanhosas e descida da máxima na região norte. "No domingo poderão ocorrer aguaceiros no final do dia na região norte", salientou.
De acordo com o meteorologista, durante o fim-de-semana, as temperaturas vão ser mais elevadas no Alentejo, em especial no interior, devendo chegar aos 30/31 graus Celsius e na região Vale do Tejo entre 27 e 30 graus.
No Interior Norte, as temperaturas máximas vão variar entre os 26 e os 28 e no litoral norte e centro entre 20 e 25 graus. "Não haverá grandes alterações até domingo, mas na segunda-feira devido a uma passagem de uma superfície frontal fria já vamos ter um aumento da temperatura mínima e uma descida da máxima", acrescentou.
O equinócio de Outono começa nesta sexta-feira às 21h02 em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira e às 20h02 na Região Autónoma dos Açores, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa. Esta estação prolonga-se até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro às 16h28 em Portugal continental.
Protecção ao sol
O arquipélago da Madeira apresenta hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o continente está com níveis elevados, segundo o IPMA.
De acordo com o Instituto, todas as regiões do continente estão com risco elevado, com excepção de Braga e Viana do Castelo bem como o arquipélago dos Açores, que estão com níveis moderados.
Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol. No caso de risco moderado são aconselhados óculos de Sol e protector solar.
Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
Na Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em geral fracos, em especial nas vertentes norte e nas terras altas e até ao início da manhã e vento moderado de nordeste. No Funchal as temperaturas vão variar entre 21 e 27 graus celsius.
Para os Açores prevê-se céu muito nublado, períodos de chuva, passando a aguaceiros que poderão ser fortes, possibilidade de trovoadas e vento sudoeste muito fresco a forte com rajadas até 80 quilómetros por hora.
Em Ponta Delgada (ilha de São Miguel) as temperaturas vão oscilar entre 20 e 25 graus, em Angra do Heroísmo (Terceira) entre 20 e 26 e em Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) entre 21 e 25.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário