quarta-feira, 8 de novembro de 2017

360º - A Parkinson e o Opus Dei na vida de Teixeira Pinto. E ainda: PSP interrompe velórios de vítimas de legionella e leva corpos; um ano de Trump

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
A PSP interrompeu os velórios das duas vítimas de legionella para levar os corpos. A família de Graça Ribeiro indignou-se com a forma como se pretendia transportar o corpo para o Instituto de Medicina Legal, e a polícia acabou por deslocar o caixão. A PSP admite: "Foi difícil para as famílias e é uma situação desconfortável para nós".

Perante esta situação desconcertante, o Ministério Público também se explicou de forma oficial, dizendo que, quando teve informação sobre os óbitos, os corpos já tinham sido entregues às famílias, lamentando o "sofrimento" causado.

Ontem, as autoridades de saúde anunciaram que existe mais um caso de legionella. No total, já são 35 - e cinco estão nos cuidados intensivos.

O ministro da Saúde também participou na conferência de imprensa da Direcção-Geral de Saúde e anunciou as suas conclusões, não se percebendo qual a sua base.Adalberto Campos Fernandes disse apenas isto: “Este surto não foi provocado por falta de investimento no hospital. Os equipamentos são recentes. O que aconteceu aqui foi seguramente uma falha técnica”


Mais informação importante
O homem que fala pouco, falou de tudo. Na sua biografia, que é lançada hoje, Paulo Teixeira Pinto percorre a sua vida inteira: a política, o BCP, o Opus Dei, a doença de Parkinson. O Observador faz a pré-publicação de dois capítulos do livro De que cor é o medo, escrito pela jornalista Sílvia de Oliveira: num, relata-se como o banqueiro descobriu a doença quando estava à frente do BCP e como se preparou para viver com ela; noutro, conta-se os detalhes da sua vida na Obra e da sua saída ao fim de 25 anos. Para ler aqui.

Ontem foi o segundo dia da Web Summit e aconteceu muita coisa que vale a pena conhecer (pois é, aqui no Observador não estamos enfadados com o facto de termos em Portugal algumas das pessoas mais interessantes do mundo):

Hoje há duas greves:
  • Os médicos param em todo o país e nas próximas semanas haverá greves regionais. O que querem: redução das listas de utentes por médicos de família; passagem de 18 para 12 horas semanais no serviço de urgência; reformulação dos incentivos à fixação em zonas carenciadas; revisão da carreira médica; diminuição da idade da reforma;
  • Uber, Cabify e Chofer estacionam os carros entre as 16h e as 20h. O que querem: acabar com o que dizem ser "perseguição pelas autoridades policiais", e que terá sido especialmente visível no primeiro dia da Web Summit.

O órgão consultivo do Ministério da Saúde aponta falta de verbas na Saúde e recomenda orçamentos plurianuais. Os orçamentos do sector têm estado, em regra,1,5% abaixo das necessidades reais do País.

No segundo dia do julgamento de Pedro Dias, foram ouvidos as mães de Liliane e Luís Pinto, o homem alegadamente sequestrado por Pedro Dias em Moldes e a ex-namorada do arguido, que garantiu: “O Pedro não mata um animal, respeita muito os seres vivos”.

As vítimas da agressão no Urban Beach vão apresentar uma queixa-crime. Só assim poderá ser feito um pedido de indemnização cível.

Quatro militares que foram excluídos de um dos cursos da Academia da Força Aérea foram para tribunal com o objectivo de voltarem a ser integrados. Estará em causa um erro na lista inicial de vagas.

Uma aluna filmou uma lagarta viva num prato de comida numa cantina de uma escola em Braga. As funcionárias pediram desculpa.

A CR7 Footwear, a marca de sapatos de Cristiano Ronaldo, já não é produzida em Portugal. O jogador rescindiu contrato com a empresa que tinha a licença, e que agora apresentou um Processo Especial de Revitalização e tem dívidas de milhões.

A SAD do FC Porto foi alvo de buscas por causa datransferência de Lucho González para o Marselha em 2009. A investigação começou em França. O Ministério Público também estará a investigar a transferência de Tanaka do Sporting e o facto de um intermediário ter alegadamente pedido dinheiro para Bruno de Carvalho, escreve o CM.

Donald Trump está na Ásia e teve um dia agitado: na Coreia do Sul, avisou Pyongyang que não deve "subestimar" nem "pôr à prova" os Estados Unidos e foi obrigado a cancelar uma visita à zona desmilitarizada por causa do mau tempo; nos Estados Unidos, as eleições para governadores não lhe correram bem, com os democratas a vencerem na Virgínia e em Nova Jersey. Claro, e ainda há hoje um aniversário, mas vamos a isso já a seguir.

 


Os nossos Especiais

Donald Trump foi eleito há um ano. Foram 12 meses, digamos, diferentes. Para ler e ver:

Helder Bataglia é o homem “de confiança” que tramou Ricardo Salgado e foi a peça-chave na Operação Marquês. Terá sido o pombo-correio dos 12 milhões que terão sido pagos pelo banqueiro a Sócrates e foi acusado de 10 crimes, mas livrou-se do pior: corrupção.

A nossa Opinião

Maria João Marques escreve "Liga dos amigos dos predadores sexuais": "Da minha experiência e das minhas amigas, apalpões a despropósito não costuma ser via bem-sucedida de engate ou sedução. Não vislumbro como deixar de haver grunhos apalpadores leva à abstinência".

Luís Aguiar-Conraria escreve "Coladas ao chão com um tecto de vidro": "A desigualdade salarial média em Portugal anda na casa dos 20%. Por um lado, menos mulheres acedem a profissões bem pagas; por outro, mesmo dentro da mesma profissão, as mulheres têm salários menores".

José Milhazes escreve "O PCP e a Revolução de Outubro: hoje não é o dia das mentiras": "O líder do PCP deve desconhecer a velha anedota soviética: Qual a diferença entre o capitalismo e o socialismo? O capitalismo é a exploração do homem pelo homem; o socialismo é exactamente o contrário".

Diana Soller escreve "Um ano com Trump":"Transformações desta natureza, que radicam na forma como o Presidente Trump lê o mundo e as novas regras que usa para interagir com os estados tendem a ter um impacto mais profundo e duradouro".

José Manuel Fernandes fala sobre "o problema de termos como ministro da Educação um Mário Nogueira de barba". Veja a opinião em vídeo aqui.


Notícias surpreendentes

Vasco Rosa escreve sobre "A Imagem Paradoxal", livro que recupera fotografias da autoria de Francisco Afonso Chaves, um dos nomes mais talentosos dos Açores. Dá-lhe quatro estrelas.

Já são conhecidos os logótipo e slogan do Festival da Eurovisão 2018, que se realiza em Portugal daqui a seis meses. A inspiração é o mar.

Chuck Norris vai abandonar a carreira no cinema para cuidar da mulher, que diz ter sido “envenenada” durante um exame médico. O ator diz que a sua vida “está concentrada em mantê-la viva”.

O champô do Super Mario, a cama de design português  para os gatinhos, o resultado da colaboração entre a Louis Vuitton e Jeff Koons, a nova coleção da Pura Cal. Tudo coisas que vimos e de que gostámos.

E uma coisa que vamos ver e de que vamos gostar de certeza: a Sala do Trono do Palácio de Mafra abre hoje ao público após o primeiro restauro em 200 anos.

E de certeza que também vai gostar de estar com o Observadorao longo do dia.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário