segunda-feira, 15 de maio de 2017

360º - 20 anos de Meia Culpa: o maior massacre de sempre pelos olhos das vítimas, dos atacantes e da polícia. (E Salvador, o tetra e a visita do Papa)

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... começo a escrever esta newsletter sem saber se a consigo enviar daqui a pouco. A Europol lançou ontem o alerta de que um novo ciberataque pode fazer esta segunda-feira mais vítimas em todo o mundo. A Microsoft sublinha que se tratou de uma chamada de atenção e avisa para os perigos das redes do Estado. Sexta-feira foram afectados 150 países e as maiores empresas mundiais. Pode ler aqui o que se passou, como se propagou e quem o travou (um herói que por dez euros evitou mal maiores e de quem já se conhece o nome).

Na Alemanha, Merkel voltou a ganhar e Schultz a perder. Foi a terceira derrota regional do SPD (e num feudo social democrata, a Renânia do Norte-Vestefália). E um último teste favorável à CDU da chanceler antes das legislativas de 24 de setembro.

Vêm aí boas notícias para a economia portuguesa, anunciou Marques MendesO crescimento terá sido de 2,4% no primeiro trimestre, o maior registado nos últimos sete anos, segundo os números que o INE vai revelar hoje (daqui a pouco já lhe confirmaremos as novidades). 

O governo quer permitir conciliar trabalho parcial com a reforma. A ideia é que as empresas libertem massa salarial sem aumentar custos, para contratarem jovens desempregados. A notícia é do Público.

Há duas universidades portuguesas entre as melhores do mundoAs faculdades de economia da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Nova de Lisboa estão no top 50 do ranking  do 'Financial Times'.

Num fim de semana eufórico marcado pela visita do Papa Francisco a Fátima, pelo tetra inédito do Benfica e pela vitória também inédita na Eurovisão, toda a restante atualidade parece ter ficado eclipsada. Se me permitem, já irei as estes três temas mais à frente, deixando-lhe sugestões para uma leitura mais pausada. Sublinho por agora apenas o regresso de Salvador Sobral a Portugal recebido no aeroporto como um herói. Ele recusou o rótulo e só pediu para poder continuar a contar por aí (do que não duvido).



Outra informação relevante

O tribunal considerou-o a mais "horrenda matança de seres humanos” em Portugal "em tempos de paz". Há 20 anos, no ataque que pegaria fogo à boite Meia Culpa em Amarante, morreram 13 pessoas. Sexta-feira ficou em liberdade condicional o autor moral. O Miguel Pinheiro e o João Francisco Gomes foram recriar a história completa do maior massacre de sempre por três pontos de vista completamente diferentes: o das vítimas, o dos atacantes e o da polícia.
Emmanuel Macron tomou ontem posse como o mais novo presidente de França. Prometeu devolver a confiança aos franceses porque o mundo e Europa "precisam de uma França forte". Ao seu lado, a mulher Brigitte, que vai ocupar o cargo de primeira-dama que os franceses não têm desde 2014, já marca pelo estilo irreverente.

Os EUA e o Japão pediram uma reunião urgente à ONUdepois do lançamento de mais um míssil pela Coreia do Norte. A nova 'provocação', com capacidade para transporte de ogivas nucleares, deixou também as aliadas China e a Rússiapreocupadas.

A China aposta num projeto milionário: as novas rotas da seda. O The Guardian fala na (re)criação de um império que pode, mesmo assim, ajudar muitos países. Foi esse também oaviso que António Guterres deixou em Pequim.

Com o segundo lugar garantido e o apuramento direto para a Liga dos Campeões também, o FC Porto ganhou ao Paços de Ferreira por 4-1 para cumprir calendário. O jogo, diz o Tiago Palma na crónica, só começou aos 30 minutos. No Sporting, a derrota com o Feirense foi o canto do cisne.
Na Liga espanhola, a uma jornada do fim está tudo por decidir. Real Madrid e Barcelona golearam (com um novo recorde para Ronaldo e um golo de génio) e mantêm-se empatados na frente a uma jornada do fim. Mas o Real tem um jogo em atraso.

Em Espanha também é a notícia a semana decisiva para o PSOE espanhol, que vai a votos no domingo. Esta noite há debate (aqui antecipado pelo El Español) entre os três candidatos. O El País diz que Susana Díaz, Pedro Sánchez e Patxi López vão recolocar o partido à esquerda.



Os nossos especiais

Como prometido, deixo-o agora com as sugestões de leitura mais pausada dos temas que marcaram o fim-de-semana e que mereceram dezenas de textos (talvez esteja a pecar por defeito) do Observador. Eis como tratámos os três F (Fátima, futebol e festival...):

Começo pela vitória de Salvador Sobral na Eurovisão, o primeiro triunfo português em 49 anos de festival:

Sigo para o tetra (também) inédito do Benfica e festejado ao mesmo tempo que a vitória de Salvador:
O Papa Francisco esteve em Portugal durante pouco mais de 23 horas, mas deixou mensagens  fortes em terrano ar. E muitos trabalhos sobre o Centenário das Aparições:


A nossa opinião



Notícias surpreendentes

Houve ou não o grupo do café Gelo? Depois de Costa e Buíça de lá terem saído para matar o rei D. Carlos, o Gelo voltou a ser um café normal. Mas também uma lenda das enigmáticas noites da Lisboa salazarista: reuniam-se à volta das suas mesas jovens pintores e poetas ou não?
O Indie teve um vencedor bolivianoFoi Kiro Russo, com o filme "Viejo Calavera", quem venceu o Grande Prémio de Longa-Metragem.

O brinquedo da moda vai chegar a Portugal depois de ter sido banido nos EUA e no Reino Unido. Chama-se Fidjet Spinner e é a nova loucura nos pátios das escolas (sim, a versão chinesa já anda por aí há muito). E também tem uma história.

Eu sei que já falei de futebol. Mas este penálti é tão, tão insólito, que teve de vir para esta categoria das notícias mais surpreendentesFoi marcado contra o Sporting B e por causa da mão de um suplente.


Já vai longa esta newsletter depois de um fim de semana avassalador. Mas no Observador as notícias não vão parar. Passe por cá e confirme

Bom arranque de semana, feliz e produtivo (e com muito calor)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário