segunda-feira, 15 de maio de 2017

A festa continua// Cuidado com o ciberataque// Venha a reforma parcial

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
A Coreia do Norte explicou o míssil disparado no sábado como um teste para transportar uma ogiva nuclear. O Conselho de Segurança já anunciou uma reunião de emergência para amanhã.
Merkel conseguiu uma vitória surpresa num bastião social-democrata. A última eleição regional na Alemanha antes das legislativas foi um balde de água fria para Martin Schulz.
A chanceler recebe hoje o novo Presidente francês. Empossado ontem,Macron garantiu que “não cederá” nos compromissos assumidos, conta o Jorge Almeida Fernandes.
Em França, Leonardo Jardim tem o título na mãoo Mónaco ultrapassou a barreira dos 100 golos e já só uma catástrofe lhe tirará o campeonato. Mas há mais campeões a registar pela Europa do futebol.
Por cá, o FC Porto salvou a honra do conventoteve direito a um susto, mas acabou a golear o Paços de Ferreira.  

Notícias do dia

Atenção ao ciberataque. A Europol diz que o Wannacry já atingiu 150 países e fez 200 mil vítimas. E teme que esta segunda-feira faça muitas mais. As notícias vindas da Ásia mostram que o risco é real - e até por cá a administração pública está avisada para ter cuidado com os emails, conta o DN. O líder da Microsoft ontem disse que isto é "um aviso aos governos".
Na nossa manchete está uma promessa: o Governo quer permitir conciliar trabalho parcial com reforma. A ideia é simples, garante a São José Almeida:libertar verbas para as empresas contratarem jovens desempregados.
Esta promessa veio a incompleta: hoje há novas regras para as cartas de condução, mas a criação dos centros para avaliação de condutores está atrasada. O Samuel Silva conta a história e acrescenta umas perguntas e respostas sobre o que já mudou.
Muda o tema, mantém-se o problema: há dezenas de projectos esquecidos nas gavetas do Portugal 2020. Os promotores queixam-se do silêncio dos serviços, a quem acusam de desrespeito. Há projectos que aguardam resposta a contestação, entregues há mais de um ano. Os organismos de gestão atribuem a dimensão do problema à escassez de recursos. A Luísa Pinto conta-nos o que se passa e dá exemplos.
E também há comboios esquecidosA CP "encostou-os" para poupar na manutenção.
Mais dois problemas: um que tem asaso Estado foi condenado a pagar 12 milhões de euros a aviários, ainda por causa da crise dos nitrofuranos (lembra-se?);e outro bem mais sério, envolvendo crianças à guarda do Estadosem documentos e com “a vida em suspenso”, conta a Joana Gorjão Henriques.
Na política, passe pela entrevista ao candidato do PSD à Câmara do Porto. Álvaro Almeida diz que Rui Moreira “não fez nada”, que deixou agravar as condições económicas da cidade e que pecou por “falta de transparência”. Para ler aqui, com perguntas do Manuel Carvalho e Margarida Gomes.
Virando para as boas notíciasa economia portuguesa terá acelerado para máximos de 7 anos, segundo antecipou o comentador Marques Mendes, ontem na SIC. A semana pode ser de dividendos gordos, antecipa hoje o Negócios.
E ainda há prémiosa Católica voltou a estar em destaque no ranking das escolas de negócios (mesmo descendo duas posições); e Portugal ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas da Ciência da UE
A propósito de boas notícias e de prémios justos, vamos falar do....

Fim-de-semana louco

O Inimigo Público chamou-lhe antes "fim-de-semana místico", no liveblog que lhes ficará na memória (e que ainda nos faz rir à gargalhada). Fora dele, ficou tudo isto para nos encher a alma: festival, futebol e Fátima
1. O Salvador amou por nós todos - e trouxe a Eurovisão. Não lhe vou fazer um guia completo para tudo o que aqui escrevemos, porque também nos entusiasmámos com a vitória e escrevemos mais do que conseguimos contar. Mas há textos que não há como evitar. Como aquele sobre a chegada a Lisboa, onde se fala sobre como a nossa língua também já ganha festivais; outro sobre a Luísa Sobral, a grande compositora atrás de Amar pelos dois; a crónica do Vítor Belanciano, que viu o festival na companhia de dois britânicos; também a do MEC, com muitos, muitos !!! A verdade é que  a Europa se rendeu ao Salvador depois de uma noite mágica - e com isso a RTP ganhou um cabo dos trabalhos, que agora vai começar a preparar. A pergunta que se segue é só esta: o que vale uma vitória no festival, Joana?
2. O Benfica chegou ao tetra. Foi um espectáculo para acompanhar a festa, que acabou madrugada fora num Marquês que se vê a 360º. Foi a temporada da estrutura de Vieira e da consagração para Rui Vitória, o homem a quem já pedem o penta (“Estou com a criança nos braços e já me pedem para fazer outro filho?”, pergunta ele). Acontece que Porto e Sporting falharam tanto quanto o Benfica acertou - falharam em seguir a lição do V. Setúbal, o único que não perdeu com o Benfica. Para a história, ficam quatro momentos para um título, os relatos que fizeram vibrar os fãs (aqui em versão interactiva). E ficou também um 11 para o tetra. Virá ainda a dobradinha?
3. E Fátima, que recebeu Francisco. Do Papa peregrino para os peregrinos do mundo ficaram algumas mensagens marcantes, cheias de esperança. Mas sobretudo ficou um rasto de paz, para os crentes que saíram de lá "cheios de tudo" (na descrição deliciosa dos nossos correspondentes). O registo dos nossos repórteres fotográficosmostra como Francisco faz rimar fé e fama - o que está longe de ser pecado. Para a memória futura (e para nos deixar a pensar hoje), deixo-lhe as crónicas de frei Bento Domingues ("Fátima, que futuro?"), Pacheco Pereira ("Fátima de manhã, futebol à tarde e à noite") e de Bruno Nobre, sacerdote jesuita ("uma visita que nos aqueceu o coração").
E concluia eu no Editorial de domingo: "Marque este domingo no calendário, porque não é previsível que as estrelas se alinhem duas vezes de maneira tão simétrica." A festa continua, claro que sim. Mas...

Só mais um minuto...

Acha que podemos chamar a tudo isto um fim-de-semana histórico?
E se acrescentarmos a tudo isto a descoberta de uma sepultura com 17 múmias no Egipto? E se lhe disser que só um jovem de 22 anos conseguiu ter sucesso a travar o ciberataque que fez parar meio mundo na sexta-feira? E se acrescentar que um rapaz improvável venceu a Eurovisão - levando dezenas de portugueses a mandar-nosbelíssimas lustrações dele, como se não houvesse amanhã?
Mas há. Há hoje e amanhã. E conte com o PÚBLICO para lhe contar sempre tudo em detalhe, com todo o rigor, mesmo quando é para torcer pelos nossos. Tenha um dia produtivo, tenha um dia feliz. Amando por nós todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário