Resultado de imagem para Municipio de MiraQuem conhece os Gandareses, e os Mirenses em especial, sabe que somos um povo humilde, sério e trabalhador, caraterísticas ancestrais que remontam a um passado de grande esforço e labuta, com fortíssimas ligações à Terra e ao Mar. É em nome dos nossos conterrâneos, e do futuro do nosso concelho, que não podemos ficar impávidos e serenos a observar este desnorte em que se encontra a Gestão Financeira do Municipio de Mira, camuflado por uma propaganda profissional.
É certo que estamos em ano de eleições e que estamos já bastante próximos do dia em que os Mirenses vão ser chamados a pronunciar-se sobre o futuro que desejam para o seu concelho. Contudo, é tão importante apresentar propostas para o próximo mandato autárquico como avaliar o mandato que agora finda.
Para proceder a essa avaliação, é fundamental responder a uma questão de fundo. Estamos, hoje, em melhor ou pior situação do que aquela em que o Partido Socialista deixou a Câmara Municipal, em 2013? No que à gestão financeira diz respeito, a resposta é, inequivocamente, estamos muito pior.
Convidamos todos os Mirenses a consultar o site da Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL) e a verificarem a realidade no que concerne aos valores que aqui discutimos sobre a Câmara Municipal de Mira. Infelizmente, os números não são animadores, mas não podemos dizer que sejam surpreendentes. Qualquer Mirense mais atento, certamente, já desconfiava que tantas consultadorias, pareceres, avenças, estudos, assessores políticos e outras formas de “alimentar clientela politica” não podia ter outro desfecho.
Vamos então a factos: a Câmara Municipal de Mira tem hoje uma Despesa Total superior à que tinha em 2013. No curto espaço de 3 anos viu aumentar quase todas as rubricas referentes à Despesa, como as que dizem respeito às Despesas com PessoalDespesas Correntes ou Despesas com Aquisição de bens e serviços, entre outras. Já quanto à Dívida Total do Município de Mira, esta aumentou mais de 25% entre 2013 e 2016, representando um acréscimo de mais de 865.000€ em apenas três anos.
Perante esta realidade, o que faz a máquina de propaganda do atual executivo? Anuncia que a “Câmara Municipal de Mira reduz dívida em 9,4%”, e que as contas de 2016 fecharam com menos 329 mil euros de dívida total, o que representa uma diminuição de 9,4% face ao ano anterior.”
É preciso ter muito descaramento para, perante os atuais números, se vangloriar com a diminuição da divida total referente a 2015. O que esperávamos ouvir deste executivo é a justificação para um aumento da divida total, em mais de 865.000€ em apenas 3 anos. O que esperávamos ouvir deste executivo era a justificação para o Municipio de Mira ter descido 40 lugares no Índice de Transparência Municipal, da Associação Cívica Transparência e Integridade, de 2013 a 2016.
Chega de propaganda, exigimos uma Gestão Financeira da Câmara Municipal rigorosa, transparente, equilibrada e sustentável. Os Mirenses merecem muito mais!

A candidatura de Manuel Martins à Câmara Municipal de Mira