segunda-feira, 15 de maio de 2017

Monte Real: PSD propõe abertura à aviação civil

Resultado de imagem para Monte Real: PSD propõe abertura à aviação civil
Como alternativa ao aeroporto de Lisboa e para acelerar o desenvolvimento turístico e de negócios do centro litoral e interior do País, o PSD defende a conversão da Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, numa infraestrutura destinada à aviação civil.
 O PSD, como alternativa ao aeroporto de Lisboa e para acelerar o desenvolvimento turístico e de negócios do centro litoral e interior do País, defende a conversão da Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, numa infraestrutura destinada à aviação civil, avança o partido na sua newsletter. Em abril, os social-democratas dirigiram uma pergunta ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, através da qual alertaram para a importância deste projeto.
Num projeto de resolução, o PSD recomenda ao Governo que “desenvolva as ações necessárias para que a Base Aérea de Monte Real possa ser transformada num aeroporto que permita a utilização de voos civis”, nomeadamente voos de baixo custo, refere o partido liderado por Pedro Passos Coelho.
Para o PSD, “o dinamismo económico, com a proximidade ao Santuário de Fátima, onde se deslocam anualmente cerca de 4 milhões de pessoas, e as potencialidades da região Centro justificam esta solução. A utilização da base militar para fins civis iria constituir um projeto âncora que iria beneficiar os distritos de Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Santarém e Aveiro”. Os sociais democratas referem que a vinda do Papa Francisco a Portugal, com passagem pela Base Aérea de Monte Real, “constitui a demonstração mais recente de que aquela infraestrutura reúne condições para adaptar-se a fins civis e comerciais”, diz o PSD.
A criação de um aeroporto na região Centro tem sido preconizada por várias entidades.
Os deputados do PSD recordam que “a Assembleia da República, por várias vezes, mostrou a sua opinião favorável à concretização deste projeto, aprovando projetos de resolução recomendando ao Governo a abertura da Base Aérea de Monte Real (BA 5) à aviação civil”.
Na última década foram promovidas várias reuniões envolvendo autarcas, movimentos de cidadãos e empresários defensores das vantagens da abertura ao tráfego civil da base aérea de Monte Real, lembra o PSD.

Fonte: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário