segunda-feira, 15 de maio de 2017

Venezuela: Oposição organiza concentrações em pelo menos 100 localidades contra Maduro

Resultado de imagem para Venezuela: Oposição organiza concentrações em pelo menos 100 localidades contra MaduroA oposição venezuelana realizou, durante várias horas, concentrações em pelo menos 100 localidades do país, no âmbito de uma ação de protesto contra o regime do Presidente Nicolás Maduro.
Em Caracas, os manifestantes partiram de 20 pontos distintos em direção à autoestrada Francisco Fajardo, em Altamira (leste), impedindo a circulação de viaturas nos dois sentidos, numa ação que se prolongou por sete horas.
No interior do país, no Estado de Mérida (670 quilómetros a sudoeste de Caracas), a Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) reprimiu, com gás lacrimogéneo uma concentração de opositores na Avenida 16 de Setembro e, segundo o presidente da câmara de Mérida, Carlos Garica, várias pessoas foram detidas pelas autoridades, entre elas o dirigente estudantil Carlos Ramírez, da Universidade de Los Andes.
Também em Carabobo (150 quilómetros a oeste da capital) há registo da detenção de pelo menos 14 pessoas e número indeterminado de feridos, em El Trigal, depois de a polícia atacar os manifestantes com gás lacrimogéneo, apesar de ter antes chegado a um acordo com eles para manter fechada somente uma faixa de rodagem.
Em Táchira, 850 quilómetros a sudoeste da capital, os produtores de gado uniram-se ao protesto da oposição e levaram vacas para a estrada, ofereceram leite e queijo fresco aos manifestantes e participaram depois na confeção de um cozido.
Fontes não oficiais dão conta de que pelo 95% dos estabelecimentos comerciais de Coloncito não abriram hoje as portas e que o transporte público de passageiros esteve paralisado.
Em Barquisimeto, no Estado de Lara, 380 quilómetros a oeste da capital, os manifestantes bloquearam a estrada principal de Cardenalito, apesar de tentativas das forças de segurança para dispersar o protesto.
A nordeste da Venezuela, na Ilha de Margarita, centenas de pessoas concentraram-se na avenida Juan Bautista Arismenti, tendo a ação sido reprimida com disparos de balas de borracha e gás lacrimogéneo pela Guarda Nacional Bolivariana.
As manifestações contra e a favor do Presidente Nicolás Maduro intensificaram-se desde o passado dia 01 de abril, depois de o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) ter divulgado duas sentenças que limitavam a imunidade parlamentar e em que aquele organismo assumia as funções do parlamento.
Os protestos da oposição visam ainda a convocação de uma Assembleia Constituinte, feita a 01 de maio por Nicolás Maduro.
Dados oficiais dão conta de que pelo menos 38 pessoas já morreram nestas ações.
Todavia, segundo o Observatório Venezuelano de Conflituosidade Social, entre 01 de abril e 07 de maio, pelo menos 44 pessoas morreram em ações relacionadas com os protestos.

Fonte: MadreMedia com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário